Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MESMO COM VACINAÇÃO NÚMERO DE INFECTADOS PELA COVID SOBE PARA 13.033

Nas últimas 72 horas foram 119 óbitos na Bahia
04/02/2021 às 19:54
1. Com 254.116 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas desta quinta-feira (4), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. Com o objetivo de iniciar a imunização dos idosos acima de 90 anos foram distribuídas durante o último final de semana 65.350 novas doses, já ultrapassando assim a casa de 351 mil vacinas entregues aos 417 municípios. 

   2. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

   3. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.295 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 2.961 recuperados (+0,5%). Dos 599.435 casos confirmados desde o início da pandemia, 576.147 já são considerados recuperados e 13.033 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  4. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  5. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,86%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (11.912,23), Itororó (10.313,02), Itabuna (9.498,98), Muniz Ferreira (9.283,21) e Conceição do Coité (9.023,90).

  6. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 983.682 casos descartados e 139.870 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (4).

  7. Na Bahia, 40.346 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  8. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 39 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
                                                            *****
  9. O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN/BA), que é a terceira maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, realizou o sequenciamento de 48 genomas do SARS-CoV-2 (Covid-19), identificando a circulação de seis linhagens diferentes de coronavírus. 

   10. Com o investimento superior a R$ 20 milhões nos últimos anos pelo Governo do Estado, a unidade agora se torna referência nacional para fazer o sequenciamento genético de amostras da Bahia e de outros cinco estados (Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte).

  11. De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “nenhuma delas refere-se aos tipos encontrados em Manaus, África do Sul ou Reino Unido, que são cepas mais contagiosas. As análises contemplam amostras dos cinco últimos meses e demonstram que a vigilância estadual está ativa, possibilitando avaliar a dispersão do vírus no estado e investigar novas linhagens. 

   12. Os seis diferentes tipos de coronavírus encontrados são subtipos do SARS-CoV-2 e não detectamos um risco aumentado para estas linhagens”, afirma Vilas-Boas.

  13. A diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, destaca que as amostras foram baseadas na representatividade de todas as regiões geográficas do estado. “Os 48 genomas sequenciados são provenientes de 25 municípios da Bahia, sendo que todos os pacientes tinham sintomas clínicos característicos, como dificuldade de respirar, cansaço, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou pneumonia, bem como eram casos suspeitos de reinfecção e óbitos”, explica a diretora geral.

  14. O secretário ressalta que novos sequenciamentos genéticos estão em curso. “Amanhã (5) teremos o resultado de 32 novas amostras, sendo 11 de pacientes que estiveram em Manaus”, destaca o titular da pasta da Saúde da Bahia.

  15. As amostras são encaminhadas ao departamento de biologia molecular do Lacen-BA, onde todo o processo de sequenciamento genômico dura cerca de uma semana. Antes de passar pelo equipamento Ion GeneStudio S5 Plus, desenvolvido com tecnologia de sequenciamento NGS, de última geração, as amostras passam pelo processo de extração e são novamente testadas pelo método RT-PCR, para identificar se a preservação do vírus é satisfatória.

  16. Uma vez validada a amostra, elas seguem para a máquina de sequenciamento. Nas últimas análises, os genomas sequenciados apresentaram cobertura superior a 95% do genoma total. Por solicitação do Ministério da Saúde, a Bahia realizará 300 sequenciamentos genéticos em quatro meses.
                                                       ******
  17. A Secretaria Municipal de Administração esclarece, aos meios de comunicação e à sociedade, que o Governo Municipal não possui dívidas junto ao Plano de Saúde Unimed.

  18. O secretário interino da pasta, José Marcondes de Carvalho, afirma que o contrato com o convênio de saúde não é feito pela Prefeitura, mas diretamente com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

   19. “O que a Prefeitura faz, apenas, é recolher os valores dos servidores e repassar para a operadora, inclusive neste mês o repasse já foi feito, mesmo com o vencimento sendo no dia 10”, explica.

  20. José Marcondes acrescenta, ainda, que o problema deve ser verificado junto à entidade sindical que firmou a contratação.

  21. “Ciente da situação descrita na matéria, mantive contato com o plano de saúde e fui informado que ele não foi suspenso, está ativo e funcionando normalmente”, pontua.

  22. Feira registra redução de 32 por cento de casos após segunda onda
Após enfrentar a segunda onda de casos da Covid-19, Feira de Santana vem registrando uma redução no número de casos confirmados da doença. O município atingiu o pico de contágio em dezembro de 2020, com 4.845 casos positivos, no mês seguinte, apresentou uma queda de 32,3%, com 3.276 casos confirmados em janeiro.

  23. Durante o mês passado, a cidade voltou a alcançar o maior percentual de pacientes recuperados desde o início da pandemia. Foram 22.110 pacientes recuperados desde o início da epidemia, índice representa 94,4% dos casos registrados, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

  24. Ainda segundo dados das secretaria e do Ministério da Saúde, Feira de Santana está entre as cidades com menor taxa de óbitos: 1,79%. Salvador está com 2,64%; a Bahia com 1,76% e o Brasil com 2,44%.

  25. Idosos acima de 90 anos devem fazer agendamento para garantir vacinação
Cuidadores, familiares ou responsáveis de um idoso acima de 90 anos devem fazer agendamento prévio para garantir a dose do imunizante contra a Covid-19 a partir desta quinta-feira, 04. O agendamento e a vacinação serão realizados nas 103 unidades básicas de saúde do município.

  26. Os responsáveis devem levar um documento de identificação com a foto do idoso e o comprovante de residência. Vale salientar que os idosos não precisam ir pessoalmente fazer o agendamento.

Idosos com dificuldade de locomoção poderão ser vacinados em domicilio. A observação poderá ser comunicada na hora do agendamento.

Confira o escalonamento da vacinação:

1- idosos de 95 anos ou mais começarão a ser vacinados amanhã (05);

2- Idosos 94 anos ou mais serão vacinados na segunda-feira;

3- Idosos de 93 anos ou mais serão vacinados na terça-feira;

4- Idosos de 92 anos ou mais serão vacinados na quarta-feira;

5- Idosos de 91 anos ou mais serão vacinados na quinta-feira;

6- Idosos de 90 anos ou mais serão vacinados na sexta-feira.

  27. Desavisados têm vacinação garantida em cadastro prévio
Profissionais de saúde, entre outros trabalhadores da área, que se deslocaram até a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na manhã desta quinta-feira, 4, para receber a vacina contra a Covid foram incluídos em um pré-cadastro. A decisão se deve a expectativa do Município em receber novas doses do imunizante.

  28. Vale ressaltar que esse o cadastro foi realizado somente nesta quinta-feira para as pessoas que se deslocaram até a SMS. Hoje (4) também não está tendo vacinação no terminal do BRT, localizado na avenida Nóide Cerqueira.

  29. As pessoas apresentaram o documento original com foto, CPF, comprovantes de residência e de vínculo de trabalho em instituição de saúde ou carteira do conselho da sua área de atuação.

  30. O secretário de Saúde, Edval Gomes, reforça que o município aguarda a chegada de novas doses para retomar a vacinação dos grupos da primeira etapa do plano de imunização, uma vez que alcançou a meta de 75% das doses em estoque destinadas ao público da primeira etapa.