Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SESAB JÁ VACINOU 1.5% DE TODA POPULAÇÃO DA BAHIA CONTRA A COVID 19

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) convocou mais 103 técnicos de enfermagem para atuar na vacinação contra o coronavírus em Salvador.
02/02/2021 às 11:56
 1. Com 217.680 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas desta terça-feira (2), a Bahia é um dos estados do País com razoável número de imunizados. Com o objetivo de iniciar a imunização dos idosos acima de 90 anos foram distribuídas durante o último final de semana 65.350 novas doses, já ultrapassando assim a casa de 351 mil vacinas entregues aos 417 municípios. 

  2. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

  3. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.536 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.359 recuperados (+0,6%). Dos 592.770 casos confirmados desde o início da pandemia, 570.285 já são considerados recuperados e 12.309 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  4. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  5. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,88%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (11.905,69), Itororó (10.156,02), Itabuna (9.395,80), Muniz Ferreira (9.256,27), Conceição do Coité (8.986,37).

  6. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 978.528 casos descartados e 137.199 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (2).

  7. Na Bahia, 40.139 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  8. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 40 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
                                                   *****
  9. Foi cantarolando “Deixa a vida me levar, vida leva eu”, do cantor Zeca Pagodinho, que Vanísia Leal de Araújo, de 102 anos, comemorou a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta terça-feira (2), no drive-thru do 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris. 

  10. O trecho da música faz jus à longa trajetória de vida da idosa – antes da pandemia, levava uma rotina bastante ativa e, agora, impossibilitada de se reunir com os filhos e netos e de frequentar a igreja e restaurantes, beirou à depressão.

   11. Ao saber que seria vacinada, dona Vanísia não escondeu a ansiedade. Segundo a filha, Carmem Leal, a idosa ria à toa e separou até uma roupa nova, especialmente para o momento. “Minha mãe gosta de estar sempre rodeada de pessoas. Tirar isso dela a fez quase ficar deprimida. Ela não queria sequer abrir os olhos, foram dias de horror”, contou.

   12. Carmen alerta que o momento ainda exige cautela. “Mas saber que já existe uma vacina e que minha mãe já teve acesso à primeira dose, nos alivia do peso do que antes parecia impossível acontecer”, revelou.

   13. Outra idosa bastante animada com a imunização foi dona Maria da Glória dos Santos, de 96 anos. Ela, que chegou cedo ao 5º Centro de Saúde ao lado da filha, Janete, era só felicidade ao receber a dose da vacina contra o novo coronavírus. “Tô muito emocionada e mais motivada ainda para chegar aos 100 anos”, falou baixinho.

  14. A vacinação escalonada contra a Covid-19 dos idosos a partir de 90 anos, residentes de Salvador, foi iniciada hoje e segue até o domingo (7), em quatro pontos de imunização exclusivos: os drive-thrus do 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris, e no Atacadão em Fazenda Coutos; além das salas de vacina da Unidade de Saúde da Família (USF) Plataforma e também no 5º Centro. A expectativa é imunizar cerca de 7,8 mil idosos cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS).

   15. Idosos com 90 anos ou mais, preferencialmente os acamados ou com dificuldade de locomoção, poderão solicitar a vacina domiciliar pelo site www.vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br, serviço online que já está disponível. As equipes volantes terão a capacidade de atender até 70 atendimentos domiciliares por dia, priorizando a tabela definida pelas idades.

   16. Caso o nome do idoso não esteja na lista, ele ou o responsável poderá fazer o cadastramento no 5º Centro de Saúde. É necessário levar a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Se o idoso estiver presente, já recebe de imediato a dose.

  17. O prazo para o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em cota única com desconto de 10% foi prorrogado para o dia 26. A data de vencimento se encerraria ontem (01), mas a Prefeitura ampliou o prazo, através do decreto nº 4.738, publicado nesta segunda-feira. Os contribuintes que optaram pelo parcelamento, também poderão pagar a 1ª parcela até o dia 26/02, sem a incidência de encargos.

  18. Quem já iniciou o pagamento de forma parcelada e quer aproveitar o desconto oferecido na cota única, também pode contar com o novo prazo. O contribuinte deve emitir um novo DAM (Documento de Arrecadação Municipal) no site da Secretaria da Fazenda (sefaz.laurodefreitas.ba.gov.br). Desta forma, poderá pagar o valor integral com desconto e terá garantido o crédito referente à primeira parcela já quitada.

  19. O secretário da Fazenda de Lauro de Freitas, Luiz Cláudio Guimarães, explica que a prorrogação do prazo foi uma decisão conjunta para incentivar o munícipe a quitar o IPTU, por ser uma taxa de grande importância para o município. Segundo ele, o prazo ampliado busca oferecer uma melhor flexibilidade para todos que têm compromisso com a cidade, mas ao mesmo tempo estão enfrentando uma fragilidade econômica e na saúde pública, por conta da pandemia da COVID-19.

   20. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) convocou mais 103 técnicos de enfermagem para atuar na vacinação contra o coronavírus em Salvador. A lista foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (2). Os profissionais chamados estavam no cadastro de reserva do último Processo Seletivo Simplificado da pasta.

   21. A nova contratação temporária é realizada através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). A medida está prevista no Plano Municipal de Imunização para reforçar a estratégia de vacinação.

   22. No intuito de evitar aglomeração por conta da pandemia do coronavírus, a apresentação dos convocados acontecerá de forma escalonada, na próxima segunda (8) e terça-feira (9), na sede da SMS, no bairro do Comércio. As informações sobre horários de apresentação dos candidatos estão dispostas na publicação do DOM.