Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA REDUZ FESTA FOLCLÓRICA DO 2 DE FEVEREIRO A ENTREGA PRESENTES

A festa de Iemanjá do Rio Vermelho, uma das mais bonitas de Salvador pelo visual, pelo sincretismo, será bem limitada
01/02/2021 às 18:57
  1. Com 192.437 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas deste domingo (31), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. Neste final de semana (30 e 31) a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está distribuindo 65 mil vacinas para atender a um público-alvo de aproximadamente 58 mil idosos com mais de 90 anos.

  2. A secretaria realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

  3. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.148 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.995 recuperados (+0,4%). Dos 588.106 casos confirmados desde o início da pandemia, 565.171 já são considerados recuperados e 12.838 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  4. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  5. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,90%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (11.859,98), Itororó (10.102,05), Itabuna (9.250,41), Muniz Ferreira (9.135,00) e Conceição do Coité (8.956,34).

  6. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 974.194 casos descartados e 135.877 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (31).

  7. Na Bahia, 40.015 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 38 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
                                                      *******
   8. A Parceria Público Privada (PPP) entre a Rede Brasileira de Diagnósticos (RBD Imagem) e o Governo do Estado da Bahia (PPP de Diagnóstico por Imagem) completa seis anos no próximo dia 2 de fevereiro, contabilizando quase 2 milhões de exames realizados, exclusivamente em pacientes do SUS. Somente em 2020, foram realizados mais de 130 mil exames de Tomografia Computadorizada, método extremante importante no apoio ao diagnóstico da COVID-19.

  9. “Trata-se da primeira PPP de Diagnóstico por Imagem do país, referência no Brasil, que tem trazido excelentes resultados junto às estratégias de melhoria da saúde pública do Estado da Bahia”, afirmou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, acrescentando que entre obras, equipamentos e infraestrutura, foram investidos cerca R$ 120 milhões ao longo desses seis anos, com destaque para o parque de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, incluídos no rol dos equipamentos mais modernos do país.

  10. A PPP contempla 11 hospitais, atendendo a mais de 100 municípios, e os exames são entregues em até 1 hora através da Central Remota de Laudos localizada em Salvador, que funciona 24h, em todos os 365 dias do ano. Somente no ano passado, através da PPP, foram realizados 279 mil exames, sendo 121 mil Raios X, 130 mil tomografias, 9 mil mamografias e 17 mil ressonâncias magnéticas.

                                                    *******
   11. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai adotar o sistema drive-thru para a vacinação contra a Covid-19, a partir desta terça-feira, 2. Além disso, vai disponibilizar o imunizante em unidades de saúde e equipes volantes. Nesta etapa estão sendo vacinados apenas profissionais e trabalhadores de saúde.

   12. Haverá um ponto de vacinação em drive-thru, no Terminal do BRT, na avenida Nóide Cerqueira, onde essas pessoas poderão ser vacinadas dentro do veículo, das 8h às 17h. Já os pontos fixos serão no Centro de Saúde Especializado (CSE), na rua Professor Geminiano Costa,  e no auditório da SMS.

  13. A decisão é para intensificar o processo de imunização e evitar aglomerações. É necessário apresentar documento de identidade original com foto, CPF, comprovante de vínculo de trabalho em instituição de saúde ou carteira do conselho da sua área de atuação.

  14. O secretário de Saúde, Edval Gomes, ressalta que o município já utilizou aproximadamente 60% do quantitativo das doses que recebeu. Após concluir 75% da vacinação dos profissionais e trabalhadores de saúde, ampliará a vacinação para os idosos. Em Feira de Santana, 9.858 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante.

  15. Grupo 1 (Profissionais de saúde): Médicos, odontólogos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e de imagem, e assistente social.

  16. Grupo 2 (Trabalhadores de saúde): Portaria, recepção serviços gerais,  motoristas e administrativo.
15. A Prefeitura iniciou, nesta segunda-feira (1º), o bloqueio dos acessos às praias do Rio Vermelho, palco da tradicional homenagem à Iemanjá no dia 2 de fevereiro. A medida, assim como a suspensão dos festejos no entorno da Colônia de Pescadores Z1, tem como intuito seguir as recomendações sanitárias para evitar aglomerações e a transmissão do novo coronavírus, e segue no local até a quarta-feira (3).

   17. Desde o meio-dia de hoje, 40 agentes da Guarda Civil Municipal já atuam no bloqueio das praias do bairro. Os acessos foram devidamente tapumados pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), desde a praia do Buracão até a Praia da Paciência.  Apenas os líderes da colônia de pescadores e coordenação responsável pela entrega da imagem têm acesso à praia.

   18. O diretor geral de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, recomenda às pessoas que se dirijam a outras praias da orla marítima da capital baiana para prestar as homenagens. O cidadão deve estar atento, apenas, aos protocolos sanitários adotados a cada uma delas.

   19. A partir da 0h desta terça-feira (2), está proibido o funcionamento de toda e qualquer atividade econômica formal, exceto serviços essenciais a exemplo de padarias, farmácias e agências bancárias no bairro do Rio Vermelho. A iniciativa foi tomada para evitar aglomerações no bairro, onde se celebra o dia de Iemanjá.

   20. Já à noite, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) darão apoio à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) na verificação do cumprimento do decreto nº 33.466/2021, que dispõe de restrições no bairro que, anualmente, recebe as homenagens à rainha do mar.

   21. Os agentes da GCM permanecerão com seis pontos fixos no bairro, desde a Praia da Paciência, no entorno da Colônia de Pescadores, até o Mercado do Peixe. No acesso da Colônia e também no Mercado do Peixe, membros da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) estarão presentes para interagir com lideranças religiosas e curiosos que, porventura, queiram acessar a faixa de areia.