Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA VACINA 180 MIL PESSOAS E NOVOS CASOS DA COVID NESTE SÁBADO 4.078

Mais 36 novos casos e duas mortes são confirmados nesta sexta-feira (29), em Feira de Santana
30/01/2021 às 11:35
  1. Com 182.083 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas deste sábado (30), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. Neste final de semana (30 e 31) a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está distribuindo 65 mil vacinas para atender a um público-alvo de aproximadamente 58 mil idosos com mais de 90 anos. 

   2. A secretaria realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/

   3. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.078 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 3.560 recuperados (+0,6%). Dos 585.958 casos confirmados desde o início da pandemia, 563.176 já são considerados recuperados e 12.723 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  4. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  5. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,94%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (11.729,36), Itororó (10.033,36), Itabuna (9.185,69), Muniz Ferreira (9.135,00), Conceição do Coité (8.935,33).

  6. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 972.964 casos descartados e 136.464 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (30).

  7. Na Bahia, 39.942 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  8. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 38 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
                                                     ******
  9. Com o objetivo de compartilhar com a sociedade o número de vidas salvas durante a pandemia de Covid-19, o Hospital Espanhol instalou um painel manual com o número de altas registradas na unidade. A estrutura, que está posicionada em uma parede de vidro, pode ser vista da Av. Sete de Setembro, Barra, onde o trânsito de carros e de pedestres é intenso.

  10. Já são mais de 1.680 altas registradas no hospital. Diariamente, no final da tarde, quando o sistema da unidade contabiliza o total de altas, o painel é atualizado. Maior Centro de Tratamento Covid-19 na Bahia, o Hospital Espanhol funciona desde 22 de abril de 2020.

  11. “Cada alta representa muitas vitórias para nós. Vitória do paciente, de seus familiares e amigos, vitória da nossa equipe de profissionais da linha de frente, vitória da Bahia, do Brasil e do mundo. Vitória da vida para a Covid-19. 

  12. Cada vida salva merece ser compartilhada com a população”, afirmou Fabiana Daltro, gerente administrativa e financeira do Hospital Espanhol e responsável pela implantação do painel. “Neste painel, a gente representa em números a excelência da assistência prestada. Além de ser um grande fator motivador para o colaborador que o confere, a cada chegada e saída do seu plantão, o fruto do seu trabalho e dedicação”, acrescentou.

  13. Para Laís Silveira, recepcionista no Hospital Espanhol e uma das responsáveis pela atualização do painel com o total de altas, poder mostrar para a população o número de vidas salvas é motivo de orgulho. 

  14. “Trabalhar num Centro de Tratamento para a Covid-19 é um desafio muito grande, cheio de emoções positivas e negativas. E a ação de mostrar para a população quantas vidas já salvamos, é motivo de alegria, orgulho e muita gratidão”, comentou.

                                                     *******
  15. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, neste sábado (30), no Diário Oficial, a abertura de licitações para a execução das obras de 52 coberturas para quadras poliesportivas, além da construção de mais 14 em unidades escolares localizadas em 46 municípios. A ação segue a proposta do Governo do Estado de requalificação do espaço escolar em todos os territórios. 

  16. O acesso aos procedimentos para uso da ferramenta pelos licitantes será feito pelo endereço eletrônico: https://comprasnet.ba.gov.br/content/sessão-virtual. Os interessados em participar devem encaminhar os envelopes de proposta e habilitação, na forma descrita no instrumento convocatório, via Correios ou outro meio similar de entrega, atentando para as datas e horários finais para recebimento dos mesmos. Outras informações e/ou o Edital e seus anexos podem ser obtidos através do endereço eletrônico http://www.comprasnet.ba.gov.br/ e http://institucional.educacao.ba.gov.br/licitacoesecontratos. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (71) 3115.1403 e/ou e-mail: mailto:copel@educacao.ba.gov.br.
15. 29/1/2021   

   17.  Prefeitura de Feira de Santana, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta sexta-feira (29) a relação atualizada do número de casos de Covid-19 por bairros e localidades. O SIM é o bairro com o maior número, com 1.398 casos confirmados.
O Tomba é o segundo nesta relação, com 1.182. As informações são da Prefeitura Municipal, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

  18. Nas localidades que apresentam maior número de pessoas contaminadas pelo vírus, a Prefeitura tem intensificado as ações.

  19.  relação de casos da Covid-19 por bairros e localidades foi elaborada pela Vigilância Epidemiológica conforme informações passadas pelos próprios pacientes, inclusive em relação a denominação das localidades. Confira no link abaixo o arquivo com os dados completos:

  20.  Nas últimas 24h, Feira de Santana registrou mais 57 pacientes recuperados da Covid-19 e atingiu a marca de 21.897 curados da doença desde o início da epidemia, índice que representa 94,6% dos casos confirmados. Enquanto isso, 157 exames foram negativos e 36 positivos. 

   21. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 48 pacientes internados no município e 816 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais duas mortes. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (29).