Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA JÁ VACINOU 138 MIL PESSOAS, MAS OS VELHINHOS NORMAIS AINDA NÃO

Nesta quinta feira a Bahia registra + 35 óbitos número ainda alto
28/01/2021 às 21:17
1. Com 137.732 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas desta quinta-feira (28), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. Dos 417 municípios, 27 já aplicaram mais de 90% das vacinas distribuídas. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

  2. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.645 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.343 recuperados (+0,6%). Dos 577.707 casos confirmados desde o início da pandemia, 556.354 já são considerados recuperados e 11.366 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  3. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  4. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,97%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (11.579,15), Itororó (9.807,67), Itabuna (9.041,24), Muniz Ferreira (9.013,74) e Conceição do Coite (8.858,76).

  5. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 965.752 casos descartados e 136.527 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (28).

  6. Na Bahia, 39.706 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  7. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 35 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
                                                    ******
  8. Os candidatos convocados para as funções temporárias de Sanitarista (40h), Enfermeiro (40h) e Técnico em Enfermagem (40h) têm até as 23h59 desta quinta-feira (28), para enviar a documentação através do site redacoronaviruscontratos. salvador. ba. gov. br . Os profissionais foram selecionados através do Recrutamento para Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público – Edital nº 01/ 2020. A lista da nova convocação está publicada no Diário Oficial do Município (DOM) da terça-feira (26).

  9. A apresentação dos documentos pelo site leva em consideração as medidas para o enfrentamento da Covid-19. O candidato que não acessar o site e no prazo estabelecidos para envio da documentação será considerado desistente, implicando sua desclassificação definitiva e a convocação do candidato subsequente imediatamente classificado, conforme edital.

  10. Começou nesta quinta-feira (28), a imunização dos profissionais do Hospital Municipal Jorge Novis, em Lauro de Freitas. A vacinação vai contemplar 250 funcionários, desde os profissionais de saúde aos profissionais de serviços gerais e administrativos. O Jorge Novis foi beneficiado pela remessa das 1.320 doses produzida pela Oxford/AstraZeneca, que o município recebeu no último domingo (24).

  11. Recém-formada, a técnica de enfermagem Greice Marques não escondeu a satisfação de fazer parte do grupo prioritário. “Sensação maravilhosa. Estava esperando por esse momento. Graças a Deus fomos agraciados com essa benção”. Já a copeira da unidade, Maria Jacira, não esperava ser imunizada logo. “Só tenho que agradecer a Deus e pedir que haja logo vacina pra todo muno”.

  12. Acompanhada do diretor médico do hospital, Rogério Medrado, e do secretário de Saúde, Augusto César Pereira, a prefeita Moema Gramacho agradeceu a todos os profissionais da rede de saúde do município pela garra e dedicação.

  13. “Estamos muito agradecidos ao nosso Governo do Estado porque as vacinas estão chegando na Bahia e imediatamente são distribuídas. Além disso, estão providenciando não só que as vacinas cheguem rápido, mas que outra vacina, a exemplo da Sputnik, possa ser adquirida pelo Brasil para que possamos ter mais opções para vacinar nossa população”.

  14. O Vereador André Fraga (PV) divulgou nesta quarta-feira (27/01), o resultado do processo seletivo da equipe que vai compor o gabinete. Foram selecionadas seis pessoas que vão atuar nas funções de Coordenação Jurídico-Legislativa, Assistente de Apoio Operacional, Assessoria de Governança e Planejamento, Assessoria de Desenvolvimento Comunitário, Assessoria de Conteúdo e Mídias Sociais e Assessoria de Design e Criação.

  15. “O resultado foi um sucesso já que conseguimos superar o nosso próprio compromisso de campanha que era ter, ao menos, metade do gabinete composto por mulheres e pessoas negras. Temos um time majoritariamente feminino e com pessoas pretas e pardas. Acredito que uma equipe com origens, vivências e realidades diferentes representa a pluralidade que precisamos para pensar políticas públicas para a nossa cidade”, enfatiza André Fraga. 

  16. Junto aos selecionados, 76% da equipe é formada por mulheres, 70% de pretos e pardos autodeclarados e 35% LGBTQIA+.

  17. O expediente nas repartições públicas municipais nos dias 12, 15 e 16 de fevereiro será normal, uma vez que está suspenso o Carnaval. No dia 17, Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma no calendário Cristão, a Prefeitura vai funcionar das 13h às 18h. O decreto do Governo Municipal, publicado no Diário Oficial Eletrônico nesta quinta-feira, 28, considera a situação de calamidade pública de saúde decorrente da pandemia do coronavírus.

  18. Definidos os nomes que irão compor o Grupo de Trabalho (GT) sobre o Conselho Municipal de Cultura. Eles deverão pontuar as demandas necessárias, além de tratar diversos pontos da área em Feira de Santana. A relação foi divulgada nesta quarta, 27, durante audiência pública. Na próxima quarta-feira, 03, será realizada a primeira reunião do GT. Confira abaixo os nomes que compõe o grupo e às representatividades: Jairo Carneiro Filho - Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).
Geovanny da Silva Ferreira - Chefe de Gabinete SECEL.
Lourdes Santana - Matriz Africana. 
Ludimila Barros - Espaços Culturais. 
Lorena Porto -Produção Cultural/Teatro. 
Itamar Silva.
Flay Oliveira - Circo. 
Toinho Campos - Gestão Cultural. 
Isis Dandara - Dança. 
Hely Pedreira - Música Reggae. 
Tom Browm- Música Reggae. 
José Raimundo - Comunidade Quilombola. 
Bernardo Oliveira - Artes Visuais/Artes Plásticas. 
José Guedes - Teatro. 
Bira Machado - Memória e preservação. 
Guymeo - Música. 
Antônio Erasmo - Colaborador. 
Mestre Val - Culturas Populares. 
Luciano dos Anjos - Literatura. 
Fabrício Contramestre Tatuzam - Culturas Populares. 
Jaqueline Sangalo - Áudio Visual.

  19. A Direção de Jornalismo e Divulgação da Secom / Prefeitura de Salvador passa a ser exercida pela jornalista Luciana Silva, que tratará das demandas referentes ao material de divulgação, pautas, respostas e demais solicitações da imprensa relativas à Prefeitura. 

  20. Dois casos graves envolvendo negligência, burocracia e falta de atendimento de urgência e emergência para trabalhadores terceirizados contratados por empresas da prefeitura de Salvador e pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) estão no centro das atenções do vereador Luiz Carlos Suíca e do SindilimpBA. 

  21. Um homem infartou e não conseguiu atendimento por falta de pagamento do plano ‘MedVida’ e outro trabalhador torceu o joelho e, pelo mesmo motivo, também não foi atendido corretamente. Nesta quinta-feira (28), os representantes desses profissionais cobraram do Ministério Público (MP) uma intervenção para investigar o que a Brasp, terceirizada da prefeitura, e a CS, que presta serviço para a Sesab, estão fazendo os trabalhadores passarem com a parceria de assistência do plano ‘MedVida’.

  22. Após agenda em Aporá, na manhã desta quinta-feira (28), o governador Rui Costa seguiu para o município vizinho Acajutiba. Na oportunidade foram entregues 2.600 metros de tubos e um reservatório para implantação do sistema simplificado de abastecimento de água, na localidade de Cumbe. Para esta ação, que beneficiará mais de 100 moradores da localidade, foram destinados R$ 80 mil.

   23. "Esse investimento faz parte do programa Água Para Todos, maior programa de abastecimento de água do Brasil. E como sempre digo, água é sinônimo de vida e saúde para a população. O objetivo é que a população tenha água tratada, água potável em suas casas", afirmou Rui.

  24. O governador anunciou, ainda, que irá destinar cerca de R$ 700 mil para a reforma dos boxes da feira livre um trator com implementos será entregue ao município.

  25. O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública contra as empresas It Werk Comércio e Serviços LTDA, CCS Comércio de Motos e Serviços LTDA, Sullivan Fomento Mercantil Eirelli e BV Financeira S/A – Crédito Financiamento e Investimento por conta da realização de empréstimos aos consumidores sem autorização do Banco Central. 

  26. Na ação, o MP requer que as empresas interrompam as atividades de concessão de empréstimos sem a devida autorização e em desconformidade com as normativas do mercado financeiro.

  27. “Dada a necessidade de obterem empréstimos diante de prementes necessidades, por conta do atual estado de calamidade em saúde pública gerada pela Covid-19, os consumidores lesados com as práticas arbitrárias silenciam-se e não procuram os órgãos públicos competentes. 

  28. Portanto a inexistência de prévia autorização do Banco Central do Brasil para que os acionados atuem na seara da concessão de empréstimos é suficiente  ao exercício, por parte do MP, de ingressar com a ação civil pública”, destacou a promotora de Justiça Joseane Suzart, autora do documento.

  29. O MP requer também que as empresas abstenham-se de realizar ofertas enganosas aos consumidores, seja referente ao uso de cartão de crédito com ‘simulação de compras’, causando-lhes prejuízos; garantir aos consumidores lesados pelos vícios dos serviços ofertados ilicitamente as alternativas garantidas pela Lei n.º 8.078/90, em especial a de restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizad; e, desde que seja autorizada pelo Banco Central do Brasil, que atuem em respeito ao direito dos consumidores à informação e à transparência, de forma a indicar, em suas propostas comerciais todas as especificidades dos produtos e/ou serviços disponibilizados.