Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SESAB GARANTE QUE BAHIA JÁ VACINOU 75.924 PESSOAS NESSA PRIMEIRA DOSE

Na época de ACM Neto a Secom da PMS trabalhava no final de semana
24/01/2021 às 19:53
  1. Com 75.924 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas deste domingo (24), a Bahia é um dos estados do país com o maior número de imunizados. Os números foram ajustados em relação ao último boletim devido uma inconsistência identificada na base de dados do painel de vacinação.

   2. Cabe esclarecer que o sistema oficial do Ministério da Saúde para o registro das doses vem sofrendo instabilidade, impossibilitando o lançamento em tempo real por parte dos municípios. Neste cenário, visando a transparência e o acompanhamento da vacinação em todo o estado, a Sesab realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

  3. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.854 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%). Dos 565.320 casos confirmados desde o início da pandemia, 543.991 já são considerados recuperados e 11.472 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  4. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  5. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,99%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (11.487,72), Itororó (9.709,55), Muniz Ferreira (8.892,48), Itabuna (8.875,22) e Conceição do Coité (8.804,72).

   6. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 954.812 casos descartados e 135.024 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (24).

  7. Na Bahia, 39.282 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  8. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 30 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.

  9. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                                    *******
  10. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador vacinou mais de 3,3 mil trabalhadores da atenção primária da rede municipal de saúde neste domingo (24). A ação foi realizada através de 11 unidades básicas distribuídas pela cidade. A partir de agora, esses profissionais elevam o índice de imunizados para 17.692 pessoas na capital baiana.

   11. Também foram imunizados idosos em instituições de longa permanência e indivíduos a partir de 18 anos com deficiência severa residentes em instituições inclusivas desde o início da vacinação na capital baiana, na última terça-feira (19). Os trabalhadores da saúde de UPAs e hospitais públicos e privados, e os da rede básica, formam um público de 16.244 vacinados.

   12. Nesta segunda-feira (25), a estratégia seguirá, das 8h às 17h, em 14 postos. Estão incluídas na lista as três unidades que atendem as comunidades das ilhas de Paramana, Maré e Bom Jesus dos Passos, além da continuidade da estratégia em hospitais da capital baiana.

   13. A previsão da pasta é proteger contra o vírus nesses dois dias cerca de sete mil trabalhadores da saúde. “É uma alegria ver esses profissionais vacinados, cuidando deles para que eles sigam firmes na missão de amparar os pacientes soteropolitanos. A adesão a vacinação tem sido muito boa, acredito que vamos conseguir avançar rapidamente e garantir que Salvador seja um exemplo na imunização para o país”, disse o titular da pasta, Leo Prates.

   14. Para a imunização dos trabalhadores da saúde é obrigatória a apresentação do RG, Cartão SUS, contracheque e/ou folha de registro biométrico do último mês. Também será exigida apresentação do documento que comprove o vínculo com o serviço.

   15. A estratégia dá o direto as doses a todos os profissionais da atenção básica, desde as equipe de saúde aos profissionais da higienização ou que ocupam função administrativa, bem como os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, trabalhadores que realizam os serviços de testagem rápida nas localidades com medidas de proteção à vida e o grupo de trabalho do Inquérito Epidemiológico. Os trabalhadores que estão com suspeita ou diagnóstico confirmado para Covid-19 não devem se vacinar nesse momento.


                                                 *****
  16. As 34.840 doses da vacina contra o novo coronavírus destinadas a Salvador, produzidas pela Oxford/AstraZeneca, já estão na capital baiana. O montante chegou ao aeroporto por volta das 11h deste domingo (24), e a contagem das doses foi acompanhada pelos secretários de Saúde municipal, Leo Prates, e estadual, Fábio Villas-Boas.

  17. À tarde, o material foi encaminhado para o Complexo Municipal de Vigilância à Saúde, na Avenida Vasco da Gama. Os detalhes sobre a imunização com estas doses serão divulgadas em coletiva virtual a ser realizada amanhã (25), às 10h.

   18. “Boa notícia: as doses da vacina de Oxford/AstraZeneca acabaram de chegar em Salvador! Vamos dar prosseguimento à imunização seguindo o público prioritário das fases estabelecidas no Plano Nacional de Vacinação. Quanto mais doses, mais pessoas imunizadas”, declarou o prefeito Bruno Reis, através das redes sociais.

   19. O secretário Leo Prates explicou que o objetivo é zerar o lote da CoronaVac para iniciar a imunização com a nova vacina. “Salvador está pronta para isso, é uma das capitais que mais vacina e com o cuidado máximo para evitar indesejáveis fraudes.” 

  20. O Flamengo é um time de firuleiros.