Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

RUI E BRUNO VÃO A OSID ASSISTIR INICIO DA VACINAÇÃO CONTRA COVID NA BA

O virus SARS Covid 19 matou 29 pacientes no Estado da Bahia, hoje
18/01/2021 às 20:09
  1. Segundo nota da SECOM/PMS, o prefeito Bruno Reis e o governador Rui Costa iniciam nesta terça-feira (19), às 7h, no Hospital Santo Antônio das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), no Largo de Roma (Cidade Baixa), a vacinação contra a Covid-19 na capital baiana. As doses do imunizante Coronavac, produzido em parceria ente o Butantan e o laboratório chinês Sinovac, devem chegar ainda hoje (18) em Salvador, até as 18h.

  2. "Vamos começar a vacinação em Salvador pelo público prioritário. Vamos vacinar os idosos que estão nos asilos e nas unidades de permanência, e também os profissionais que estão atuando nas unidades de combate à Covid, ou seja, aqueles que estão nas UPAs e nos hospitais de campanha que montamos”, declarou Bruno Reis.

  3. O prefeito, que esteve nesta segunda (18) em Brasília em reunião com técnicos do Ministério da Saúde para tratar da distribuição das vacinas, voltou a ressaltar que a capital baiana está totalmente preparada com estrutura e profissionais para iniciar a aplicação das doses, seguindo as determinações do Plano Municipal de Imunização.

  4. O horário para a chegada das mais de 376 mil doses da vacina CoronaVac à Bahia foi novamente alterado pelo Ministério da Saúde e está previsto para as 22h desta segunda-feira, 18. A informação foi confirmada pelo Secretario de Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, por meio de sua conta nas redes sociais.

  5. “Pela terceira vez o horário de entrega das vacinas foi alterado pelo Ministério da Saúde. Estarei no aeroporto pessoalmente ao longo da noite e madrugada recebendo e despachando as vacinas, conforme compromisso do Governador”, escreveu o secretario.

  6. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.548 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.582 recuperados (+0,7%). Dos 540.320 casos confirmados desde o início da pandemia, 519.660 já são considerados recuperados e 10.993 encontram-se ativos. 

  7. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  8. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  9. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,37%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.743,21), Muniz Ferreira (8.811,64), Itororó (8.698,85), Conceição do Coité (8.624,57) e Itabuna (8.462,50).

  10. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 937.543 casos descartados e 131.297 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segundaa-feira (18).

  11. Na Bahia, 38.642 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  12. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 29 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
                                                     ******
  13. As primeiras doses da vacina Coronavac devem chegar em solo baiano por volta das 22h desta segunda-feira (18). Foram encaminhadas ao estado 376.600 doses do imunizante, que será utilizado para vacinar cerca de 180 mil pessoas. 

  14. Assim que chegarem à Bahia, as doses da vacina serão levadas para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia. O local foi escolhido como ponto de guarda do imunizante e onde foi montada, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), uma sala de refrigeração para abrigar as doses. A depender do horário da chegada, a estimativa é de que as vacinas permaneçam nesta sala por aproximadamente três horas.

  15. Após a chegada na sede do Graer será iniciado o processo de separação e distribuição para os 417 municípios baianos. Segundo a Sesab, cerca de 45 mil doses serão disponibilizadas para a capital baiana e, por motivo de segurança, a quantidade das doses que serão destinadas aos demais municípios não será divulgada.

  16. (FEIRA) A ansiedade, as expectativas e o medo da população está chegando ao fim. O feirense está cada vez mais perto para receber a vacina contra a Covid-19 - dez meses após registrar o primeiro caso da doença no estado, em 6 de março de 2020. Contudo, por enquanto, somente serão vacinados os profissionais da área de saúde e idosos acima de 60 anos, nessa primeira fase. 

  17. A aposentada Sandra Maria, de 72 anos, passou o fim de ano preocupada.  O marido foi infectado pelo novo coronavírus, em dezembro, e precisou ficar internado no Hospital de Campanha. “Ele teve 80% do pulmão comprometido pelo vírus. Aguardo ansiosamente por essa vacina para que, eu, e outras pessoas, não passem pelo que passei”, desabafa. 

  18. O Ministério da Saúde iniciou, nesta segunda-feira, 18, a distribuição das vacinas CoronaVac, produzida em parceria com o Instituto Butantan, e AstraZenec, distribuída no país pela Fiocruz, para os Estados. A partir daí serão redistribuídas aos municípios. Os imunizantes foram aprovados para uso emergencial e em caráter experimental. 

  19. Vale lembrar o papel da população de manter os cuidados, como o uso de máscara, do álcool em gel, bem como higienizar as mãos e evitar aglomeração até receber a segunda dose, quando o organismo ficará imune. 

  20. O secretário municipal de Saúde, Edval Gomes, afirma que o município está preparado para começar a vacinação e já foi montada toda a logística. As doses estarão disponíveis em 103 unidades vacinais fixas, incluindo Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), na sede e na zona rural.

  21. A rede municipal também conta com 48 câmaras frias e 44 geladeiras convencionais para o armazenamento da vacina. Além disso, para manter a temperatura adequada das vacinas e dentro dos protocolos ideais durante o deslocamento, a SMS disponibiliza veículo equipado com refrigerador para conservação de imunizantes e medicamentos que só podem ser transportados em baixa temperatura. 

  22. Até o momento, a cidade tem 22.299 casos confirmados da Covid-19; destes, 20.731 pacientes estão recuperados da doença. 

  23. Mesmo durante o período de vacinação, os exames para diagnóstico do coronavírus serão disponibilizados normalmente em todas as unidades de saúde e também no esquema drive-thru.

  24. “Hoje, 18 de Janeiro, um dia após a data consagrada ao Senhor do Bomfim, a Bahia celebra, apesar de tanta dor e tanto luto por causa da Covid-19, o aniversário do nosso governador Rui Costa, um homem de fé, do trabalho e de uma humanidade ímpar. Talvez, em toda a história da Bahia, o governante que mais pensa em gente, principalmente nos mais carentes e mais necessitados, não se esquecendo nunca de seu passado de menino pobre da Liberdade. E, por isso, é o melhor governador do Brasil. Feliz Aniversário, grande abraço, querido Rui.”