Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO INFECTADOS PELA COVID NA BAHIA SOBE PARA 10.755 E 5.471 NOVOS

Bahia organiza fluxograma da vacina contra Covid já tem as seringas e o pessoal, mas falta a vacina
15/01/2021 às 19:18
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.471 casos de Covid-19, segundo maior número desde o início da pandemia. Isto é reflexo, sobretudo, das festas e aglomerações ocorridas no final do ano e da retomada das notificações por parte de alguns municípios que tiveram as equipes de vigilância reestruturadas devido às novas gestões. O recorde do número de casos, dentro de 24 horas, ocorreu em 22 de julho, quando foram contabilizados 6.401 casos.

  2. Dos 528.539 casos confirmados desde o início da pandemia, 508.189 já são considerados recuperados e 10.775 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  3. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  4. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,59%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.625,65), Muniz Ferreira (8.703,85), Conceição do Coité (8.593,05), Itabuna (8.272,56), Jucuruçu (8.174,45).

  5. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 932.654 casos descartados e 130.560 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (15).

  6. Na Bahia, 38.408 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  7. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 32 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.

  8. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                     *******
  9. O plano estadual de vacinação contra a Covid-19 prevê a imunização de 5,08 milhões de baianos nas quatro primeiras fases, que são os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, até maio. 

  10. Esta é a previsão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tendo como premissa o recebimento das vacinas do Ministério da Saúde ainda em janeiro, em quantitativo suficiente. Estão previstas 5.114 salas de vacina em todo o estado e serão necessárias 10,16 milhões de seringas e agulhas, considerando que os imunobiológicos possuem duas doses.

  11. De acordo com a Sesab, é possível que os idosos com mobilidade limitada ou que estejam acamados sejam vacinados em casa. Nos centros urbanos, o drive-thru será estimulado e no caso dos profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, a vacinação ocorrerá nas próprias unidades. 

  12. Para executar esta operação, serão envolvidos mais de 50 mil profissionais de saúde, conforme anunciou o governador Rui Costa, por meio das redes sociais, nesta sexta-feira (15). “A Bahia trabalha para salvar vidas. Só falta a vacina chegar para iniciarmos a vacinação nos 417 municípios”, escreveu no Twitter.

  13. “Não podemos admitir politicagem com vacina, portanto neste momento não há como definir uma data de início da vacinação sem que o Ministério da Saúde inicie a distribuição para os estados. Como alternativa à ineficiência do Governo Federal, determinei à Procuradoria Geral do Estado que ingresse com uma ação no STF para que a Bahia possa efetivar a comprar da vacina russa Sputnik V. Não vamos assistir passivamente baianos e brasileiros morrendo diante da incapacidade do Governo Federal”, afirmou o governador Rui Costa.

  14. O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esclarece que o estado possui 234 câmaras frias e 70 freezers, possibilitando armazenar simultaneamente 3,5 milhões de doses. “Adicionalmente licitamos 100 ultracongeladores que chegam a temperaturas de até -86° C para as vacinas de RNA e, inicialmente, serão distribuídos 30 para as nove macrorregiões de saúde, cada um com capacidade de 368 litros”, ressalta Vilas-Boas, ao pontuar que cada fase da campanha de vacinação terá a duração de um mês.

  15. Durante a campanha de vacinação, a distribuição dos imunobiológicos ocorrerá utilizando 243 veículos entre caminhões e furgões refrigerados, bem como caminhonetes e aeronaves, contemplando as nove macrorregiões de saúde. 

  16. O tempo de deslocamento será de até 48 horas, após a chegada das vacinas. Ainda no que tange a infraestrutura, a Bahia tem em estoque 10,2 milhões de seringas e agulhas e adicionalmente adquiriu 19,8 milhões, cuja entrega de 4 milhões de unidades ocorrerá nos próximos 15 dias, 4 milhões em fevereiro e o restante nos meses de abril, maio e junho.


                                                      *****
  13. (FEIRA) O secretário municipal de Saúde, Edval Gomes, deseja tornar o sistema de saúde de Feira de Santana referência no Nordeste. Segundo o novo gestor da pasta, sua administração será baseada em cinco eixos principais: governança e gestão; tecnologia e conectividade; acesso ao sistema de saúde; satisfação do usuário e ações emergenciais da Covid-19.

  14. Além da profissionalização administrativa e do aprimoramento da governança pública, o secretário tem como desafio concluir a informatização e interconectividade da rede de saúde. A medida visa facilitar a coleta de dados para o controle eficiente do uso de indicadores de qualidade e rapidez nas ações, reduzindo a fila de espera e facilitando os agendamentos e marcações de consultas e exames.

  15. A ampliação da cobertura e qualificação da atenção primária de saúde ganhará destaque, garantindo acesso da população às medidas preventivas que podem reduzir, expressivamente, o número de internações e complicações clínicas a médio e longo prazo.

  16. Outra discussão pautada pela Secretaria de Saúde (SMS) é a busca de soluções para demanda de cirurgias gerais e procedimentos ortopédicos.

  17. Sobre o enfrentamento a Covid-19, o gestor pretende apoiar suas ações em estratégias de comunicação, garantindo transparência e segurança sobre a importância das medidas preventivas, além de ofertar estrutura de suporte com leitos hospitalares e testes diagnósticos.

  18. Após o anúncio do ministro Pazuello definir a próxima quarta-feira, 20, como o início da vacinação contra o coronavírus, o secretário Edval garante que a Prefeitura está preparada para executar um programa amplo e eficiente de imunização no município.

  19. O prefeito Colbert Martins Filho empossou, nesta quinta-feira, 14, mais cinco integrantes do seu governo. Foram conduzidos aos seus respectivos cargos Edval Gomes, na titularidade da Secretaria de Saúde; Sebastião Cunha, presidente da Previdência Municipal; Saulo Figueiredo, como secretário de Transportes e Trânsito, Sérgio Carneiro, secretário de Desenvolvimento Urbano, e Cleudson Almeida, superintêndente de Trânsito. 

  20. O ato foi ocorrido no Paço Municipal Maria Quitéria, sede da Prefeitura de Feira de Santana, e contou com as presenças do secretário de Comunicação Social, Edson Borges, e do procurador do Município, Moura Pinho.

  21. As inscrições para o Prêmio IAF de Educação Fiscal continuam abertas até o dia 31 de julho. O Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF), idealizador da iniciativa, vai premiar projetos em desenvolvimento, que abranjam conceitos tributários básicos; função social dos tributos; atuação do Fisco no Estado da Bahia; combate à sonegação e corrupção fiscal; importância da Nota Fiscal Eletrônica; acompanhamento das contas públicas; controle social; transparência e qualidade dos gastos públicos; preservação do patrimônio público e combate ao vandalismo.

   22. O objetivo da proposta é valorizar, promover e incentivar a discussão sobre a importância social dos tributos e o acompanhamento da qualidade dos gastos públicos por meio de mecanismos de controle social. Para concorrer basta preencher o formulário de inscrição disponibilizado, exclusivamente, através do site www.premioiafeducacaofiscal.org.br. Os vencedores serão premiados com R$ 30 mil que serão distribuídos para as categorias escola, instituição, imprensa e tecnologia.