Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA AINDA TEM 6.875 INFECTADOS PELA COVID; DORIA QUER VACINA URGENTE

A novela da vacina contra Covid entra em novos capitulos
10/01/2021 às 12:17
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.649 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 1.570 recuperados (+0,3%). Dos 512.841 casos confirmados desde o início da pandemia, 496.542 já são considerados recuperados e 6.875 encontram-se ativos . A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,37%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.514,63), Muniz Ferreira (8.636,49), Conceição do Coité (8.533,00), Jucuruçu (8.163,49) e Pintadas (8.096,20).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 902.102 casos descartados e 121.681 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (10).

  5. Na Bahia, 37.642 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 32 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                    ******
  6. Um dia depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmar que faltam documentos para avaliar o pedido de uso emergencial da Coronavac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantã em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, o governo de São Paulo João Doria (PSDB) cobrou "senso de urgência" do órgão.

  7. Nessa semana, a gestão Doria divulgou que a Coronavac, feita com o vírus atenuado, teria eficácia de 78% contra casos leves do novo coronavírus e de 100% para quadros graves. Logo após o resultado se tornar público, o Butantã solicitou a autorização de uso emergencial da vacina. 

  8. Na ocasião, a agência salientou que estimava levar 10 dias para avaliar a solicitação, "descontando eventual tempo que o processo possa ficar pendente de informações, a serem apresentadas pelo laboratório".
                                                     *******
  9. A Secretaria da Educação do Estado (SEC), em publicação da Portaria Nº34/021, no Diário Oficial (DO), neste sábado (9), instituiu comissão especial para a elaboração do anteprojeto de lei que criará o Sistema Estadual de Educação. Com participação de representantes do Estado, municípios e sociedade civil, a ação tem o objetivo de aprimorar a cooperação federativa e o regime de colaboração existentes entre o Estado e os municípios da Bahia para melhor promoção das políticas educacionais em benefício da população baiana.

  10. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, afirmou que esta iniciativa segue a proposta do Estado em fortalecer a educação baiana por meio de uma trabalho conjunto. 

  11. "O diálogo com os municípios, entidades educacionais e sociedade civil, sempre foi o caminho adotado pela SEC para buscarmos a melhoria da educação, sendo na área pedagógica, de infraestrutura ou formação dos profissionais. E com a comissão poderemos concretizar essa proposta do Sistema Estadual de Educação".

  12. Para o subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que coordenará a comissão, o Sistema Estadual de Educação será fundamental na articulação com os municípios. "É  um passo decisivo do Governo do Estado para a construção de uma política de educação sistêmica e articulada com todos os municípios baianos."

  13. As más condições das estradas do Litoral Norte baiano têm causado transtorno para quem trafega na região. Diante disso, o deputado estadual, Alex Lima (PSB) usou novamente as redes sociais para cobrar melhorias, pedindo recuperação asfáltica e operação tapa-buraco. 

  14. A BA 396, que liga Rio Real a Loreto e Jandaíra à Linha Verde; a BA 233, trecho de Esplanada ao Conde; a BA 400 que liga Entre Rios a Cardeal da Silva e Cardeal da Silva à Linha Verde; e a BA 506, mais conhecida como Estrada do Imbé, em Massarandupió, são apontadas como as rodovias com estados mais críticos.

   15. De acordo com o deputado, as más condições das estradas têm causado danos aos motoristas e prejudicado, inclusive, o escoamento agrícola da região. 

  16. “A BA 233 liga Esplanada ao Conde e ambas as cidades à Linha Verde, mas a quantidade de buracos, principalmente nas curvas, dificulta o tráfego no local. Já na BA 396, que liga Rio Real a Loreto e Jandaíra à Linha Verde, a situação é ainda mais crítica. Esta rodovia é de fundamental importância para toda a região, sobretudo, para o escoamento agrícola, mas precisa urgente de uma recuperação asfáltica. Assim como necessitamos também de investimentos na Estrada do Imbé e na BA 400, trecho que liga Entre Rios a Cardeal da Silva e Cardeal da Silva à Linha Verde”, afirmou.

   17. Ainda de acordo com Lima, garantir em boas estradas é garantir segurança aos baianos e turistas e desenvolvimento econômico e turístico. "O Litoral Norte é uma região de grande potencial e precisa de acesso rápido e fácil. Além de segurança, boas estradas fomentam o turismo, a economia local e garante desenvolvimento de modo geral. Sem boas estradas não há desenvolvimento ", finalizou.

   18. A mais jovem vereadora eleita na Bahia, Talyta Oliveira (PT), foi recebida em Salvador, nesta sexta-feira (8), por experientes parlamentares petistas para traçar estratégias políticas e incrementar sua atuação legislativa no município de Várzea da Roça, na Chapada Diamantina. 

   19. Talyta de ‘Si de Neca’, como é popularmente conhecida, tem 18 anos e viajou até a capital baiana para uma reunião com o vereador soteropolitano Luiz Carlos Suíca (PT) e com o deputado federal Jorge Solla (PT-BA). O trio quer mais políticas sociais para as mulheres, comunidade negra e para famílias mais vulneráveis socialmente.

   20. “Um encontro importante com o futuro do Partido dos Trabalhadores. Talyta é jovem, mas muito bem articulada. Ela defende a atuação feminina na sociedade e é um quadro fundamental para o processo de renovação dentro do partido na Bahia. Traçamos ideias que podem elevar seu nome na região chapadeira, além de ter estudado todo o regulamento da Casa Legislativa e já está dominando o processo de legislar. Ela quer apresentar projetos que atenda mulheres da sede e da zona rural de Várzea da Roça. 

   21. O deputado Jorge Solla se reuniu com ela pela primeira vez e já conseguimos pautar emendas para o município”, detalha o vereador Suíca, que apoiou Talyta no pleito de 15 de novembro de 2020.

  22. O primeiro Hospital Público Veterinário de Salvador tem previsão de início de atendimentos logo no início de 2022, para a cidade dar mais um passo importante na assistência e bem-estar animal na capital. O projeto para construção do equipamento já está em fase de conclusão e será instalado no bairro de Canabrava - próximo ao estádio Barradão – numa área de mais de 1.200 m².

  23. A unidade deve atender prioritariamente os animais domésticos de propriedade da população mais pobre e que não possui recursos financeiros para pagar atendimento e serviços de um veterinário particular.

  24. 20. O ano vai começar mais tranquilo para os motoristas de transporte escolar que atuam na cidade. Isto porque uma centena de profissionais já foram contemplados com o programa municipal Salvador por Todos. O benefício, no valor de R$270, faz parte do pacote de medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da Covid-19.