Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA REGISTRA + 3.057 NOVOS CASOS DA COVID-19 E 20 ÓBITOS HOJE SEFAZ

SEFAZ anuncia que vai antecipar o ICMS para os 417 municípios do estado
18/12/2020 às 10:18
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.057 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 3.550 recuperados (+0,8%). Dos 464.083 casos confirmados desde o início da pandemia, 443.137 já são considerados recuperados,12.198 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,99%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.005,22), Muniz Ferreira (7.868,50), Conceição do Coité (7.849,94), Jucuruçu (7.801,88), Pintadas (7.732,11).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 858.883 casos descartados e 124.282 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (18/12).

  5, Na Bahia, 35.054 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                                 *****
  8. A deputada estadual Neusa Cadore (PT), presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, defendeu nesta sexta-feira (18) a prorrogação do auxílio emergencial, previsto para encerrar neste mês de dezembro. O pagamento já tinha sido reduzido pelo governo, de R$ 600 para R$ 300 em setembro, e beneficiou mais de 60 milhões de pessoas, reduzindo os impactos econômicos durante este período de pandemia.

  9. “O auxílio contribuiu para que 15 milhões de pessoas deixassem a pobreza. Ele precisa ser prorrogado para garantir proteção para essa população mais vulnerável, além de injetar mais recursos para a economia girar até o país retomar um nível melhor de empregos. Infelizmente o governo federal não tem nenhum planejamento e o descaso do presidente Bolsonaro aumentará a pobreza e a desigualdade no Brasil”, disse Neusa. 

  10. A Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), vai antecipar aos 417 municípios baianos, no próximo dia 30 de dezembro, as respectivas cotas do ICMS a ser arrecadado nos dias 28 e 29, que, de acordo com o calendário das transferências constitucionais, seriam apenas repassados em janeiro. A antecipação atende a pedido encaminhado ao governador e à Secretaria da Fazenda pela União dos Municípios da Bahia (UPB).

  11. O cronograma de repasses para os próximos dias, definido após entendimento do Estado com o Banco do Brasil, prevê ainda que o imposto arrecadado entre os próximos dias 21 e 25 estará nas contas dos municípios no dia 29 de dezembro. A arrecadação relativa à movimentação econômica do dia 30, último antes do tradicional feriado bancário do dia 31, será repassada em 5 de janeiro.

  12. “Num ano atípico como 2020, em que todos os entes federativos sofreram com os impactos da pandemia e ainda arcam com as despesas exigidas pela área de saúde, a antecipação é um alívio no caixa dos municípios”, avalia o governador.

  13. O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, ressalta que, mesmo com as pesadas perdas do início da pandemia, o Estado conseguiu aos poucos retomar o ritmo da arrecadação, que não deve superar a de 2019, mas conseguiu alcançar patamar similar ao do ano passado, o que se reflete nas transferências aos municípios.

  14. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realizaram a distribuição de 4.500 máscaras reutilizáveis de tecido no Centro de Abastecimento do Estado (Ceasa) e no Mercado do Ogunjá, nesta sexta-feira (18). A ação, coordenada pelas secretarias do Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Econômico (SDE) e Desenvolvimento Rural (SDR), teve como objetivo ampliar a proteção dos frequentadores dos locais contra o coronavírus. As máscaras foram adquiridas pelo Governo do Estado junto a 603 associações, cooperativas e empresas habilitadas para a produção de mais de 12 milhões de unidades.

  15. “Estamos continuamente fazendo a distribuição de máscaras em toda a Bahia, ampliando a proteção e alertando a população sobre a importância do uso deste item essencial para evitar a propagação do coronavirus. 

  16. Estamos vivendo um crescimento desta pandemia em todo o país. Por isso, estamos alertando que o uso de máscaras, assim como a prática do distanciamento social, uso do álcool e a lavagem constante das mãos são essenciais para a proteção das pessoas. Vale destacar, ainda, que a produção destas máscaras está gerando renda para milhares de baianos”, ressalta o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

  17. “A pandemia não acabou. O uso de máscara no Ceasa e Mercados do Estado é obrigatório. A utilização deste item é importante e contribui para a redução da curva de contágio. A ação dos bombeiros ajuda a incentivar e conscientizar a população”, destaca o vice-governador João Leão, titular da SDE.

  18. “Estamos percebendo que as pessoas, até pelo tempo de duração desta pandemia, estão relaxando com os cuidados, contribuindo com que a doença volte de forma mais intensa. Então o nosso objetivo é relembrar a importância do uso das máscaras e alertar que a doença não foi embora, reacendendo o sinal de alerta, para a sociedade, de que a pandemia continua ativa”, ressaltou o coronel do Corpo de Bombeiros, Adson Marchesini, responsável pela operação.

  19. Leo Prates é um pândego. Diz que vamos ter um janeiro grave com pandemia. Ora, porque não falou isso durante a campanha política?

  20. Um empresário peixe gordo está na mira da Operação Faroeste.

  21. Com o mote voltado para a arrecadação de doações e, claro, agradecer tudo o que foi feito em 2020, a campanha de final de ano do Hospital Aristides Maltez (HAM) deixa uma mensagem para todos de que “Você pode dar os melhores presentes”. Com a personagem principal sendo uma paciente ainda em tratamento, a campanha convida cada um para visitar o site do HAM e acessar o link para doações. 
 
  22. Já com o apoio de alguns veículos de comunicação, para que a campanha tenha um maior alcance, o hospital filantrópico e 100% SUS segue buscando parcerias para a continuidade do atendimento a pacientes de toda a Bahia e para que um número cada vez maior de doadores seja alcançado.
 
  23. A paciente Sinara Goulart afirma que antes mesmo de passar pelo processo de cirurgia e tratamento contra o câncer já andava por Brotas e sentia a imensidão do HAM, só nunca tinha experienciado tamanha generosidade e competência: 

  24. “Sou absolutamente grata à essa instituição por todo carinho e profissionalismo com que eu e tantos outros pacientes somos tratados. Aceitei ser voluntária dessa campanha como gratidão a tudo que me foi e é prestado aqui dentro. Chamo familiares e amigos para serem doadores assim como eu já era e continuarei sendo. O HAM é uma potência e precisa continuar cada vez maior”, declara.  
 
  25. Para doar, basta acessar o site: www.aristidesmaltez.org.br/doacoes.