Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA REGISTRA MAIS 3.752 NOVOS CASOS COVID E 28 ÓBITOS DE VÁRIOS DIAS

Festa religiosa de Santa Luzia terá restrições, dia 13, nas comemorações da Igreja do Pilar. Não haverá a procissão até a Basílica da Conceição
09/12/2020 às 19:20
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.752 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,9%) e 3.218 recuperados (+0,8%). Dos 431.786 casos confirmados desde o início da pandemia, 412.055 já são considerados recuperados, 11.229 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (23,83%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.698,28), Itabuna (7.079,44), Aiquara (7.040,04), Almadina (6.936,31), Madre de Deus (6.921,73).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 825.668 casos descartados e 118.255 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (09/12).

  5. Na Bahia, 33.578 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                        ******
  8. Na sua 16ª edição, o Encontro de Economia Baiana discutirá a temática Bahia e Brasil Pós-Pandemia: Desafios e Novas Tendências. Trata-se de uma iniciativa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia, do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A. (Desenbahia), com o apoio do Conselho Regional de Economia – Seccional Bahia (Corecon-BA). 

  9. Devido a uma pandemia devastadora em 2020, a humanidade mergulhou em um processo inédito, que culminou em uma profunda crise, com graves consequências econômicas, sociais e sanitárias para a população mundial, com desdobramentos nacionais e regionais. Predominam nesse cenário desolador os milhares de mortes provocadas pelo coronavírus e os milhões de contaminados, de desempregados e de famintos.

  10. Os debates a serem promovidos nesse encontro estarão centrados nas políticas públicas, econômicas e sociais – além das necessárias mudanças no âmbito do poder político propriamente dito – que podem ser adotadas para assegurar o desenvolvimento econômico que leve à superação do quadro regressivo e que apontem para uma evolução dos padrões de vida dos seres humanos, concomitantemente com a redução da concentração da riqueza e a melhoria da distribuição da renda.

  11. A Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), levará para a Festa Literária do Pelourinho (Flipelô) uma programação especial com literatura e culinária negra. As atividades vão ocorrer na Casa do Benin, na Rua Padre Agostinho Gomes, de quinta (10) a domingo (13), de forma on-line. O público poderá participar através do canal da FGM no YouTube e pelo perfil da Casa do Benin no Instagram (@casadobenin). Dentre as atividades haverá lançamentos e relançamentos de livros de escritores negros.

   12. Amanhã, às 19h, a programação terá início com o lançamento virtual do livro "Axé Aconchego", do escritor, poeta, ficcionista, dramaturgo e ensaísta Cuti (Luiz Silva), de São Paulo. Haverá um bate-papo sobre política, raça e afeto. A escritora Lívia Natália (BA) participará do diálogo.

   13. Já na sexta-feira (11), as editoras Organismo e Segundo Selo promovem um ciclo de debates e relançamentos com a participação de escritoras e escritores negros. Às 11h, acontece o relançamento da Coleção Monográficas, com a mesa “O fazer científico por novos autores baianos”. Vão participar do momento os autores Edicarla da Rocha, Paulo Marcos Barros e Sônia Soares, com mediação de Fernanda Santiago.

  14. no bairro do Comércio, em Salvador, está localizada a Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia. Ao lado do templo, há uma fonte muito procurada por fiéis que possuem algum problema na visão e que todos os anos costumam lotar a Igreja para celebrar a Festa de Santa Luzia, no dia 13 de dezembro. Mas, este ano, em virtude da pandemia, a festa da santa conhecida como protetora da visão e padroeira dos oftalmologistas acontecerá com o número reduzido de fiéis.

  15. O ano de 2021 guarda desafios ainda maiores frente ao cenário que se instalou em 2020 com a pandemia do novo coronavírus. Os gestores municipais, sejam prefeitos eleitos ou reeleitos, precisarão direcionar suas ações da área econômica para um processo de retomada e recuperação. E, nesse sentido, um ambiente de negócios favorável nos municípios pode fazer a diferença.

  16. Esse foi o debate fomentado pelo Sebrae com a realização da quarta edição do Empreender Bahia nesta quarta-feira (9). Por conta da pandemia, o evento foi realizado em formato online. Na abertura, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou a importância de trabalhar em conjunto com os entes locais de cada município, tanto na área pública, quanto na área empresarial, tendo como foco o desenvolvimento econômico sustentável.

  17. Khoury lembrou a representatividade dos micro e pequenos negócios para as economias dos municípios, reforçando a necessidade de buscar ambientes cada vez mais favoráveis ao empreendedorismo. “Temos que fazer com que nossas cidades possam empreender. Esse envolvimento entre o setor empresarial e o poder público é fundamental, pois, juntos, poderemos fazer muito mais”, disse o superintendente.

  18. O advogado Vivaldo do Amaral conversa com o vereador Téo Senna (PSDB) no encontro virtual transmitido pelo canal do Instagram @advvivadodoamaral / @teo.senna nesta quinta-feira (10), às 19 horas. A prática esportiva como instrumento de inclusão e transformação social é o tema da live promovida pelo Centro de Estudos Jurídicos Vivaldo Amaral (CEJVA).

  19. Reeleito para o quinto mandato como vereador da capital baiana, Téo Senna tem o esporte como pilar de atuação profissional e parlamentar: "Ele é convicto de que não existe cidadania sem cultura e lazer e que o esporte, assim como a educação, promove inclusão social. Por isso, dedica sua atuação a projetos que eduquem por meio do esporte" disse Vivaldo Amaral.

  20. As escolas da rede estadual de ensino têm até esta quinta-feira (10) para fazer a adesão e participar da 9ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). Para isto, é necessário preencher um formulário disponível no endereço: http://bit.ly/inscricao_feciba. A FECIBA é promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do projeto Ciência na Escola, e visa popularizar e incentivar a Ciência, por meio de apresentações de projetos desenvolvidos por estudantes e professores da rede pública. A sua próxima edição será realizada em 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

   21. No ato da adesão, são solicitadas informações básicas, como nome, telefone, e-mail da escola e do gestor. Também devem ser indicados dados referentes aos trabalhos, a exemplo da quantidade de projetos de pesquisa a serem submetidos, quais são as categorias ou áreas escolhidas, modalidade de submissão, número de professores interessados em participar, interesse da escola em realizar uma feira científica virtual e em fomentar Clubes de Ciência virtuais, entre outros.

   22. A assessora pedagógica da diretoria da Educação Integral da SEC, Patrícia Santos, falou sobre o próximo passo após a etapa de adesão. “Em breve será divulgado, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), o formulário de submissão de projetos e que deverá ser preenchido pelos professores orientadores das respectivas escolas selecionadas”.

  23. Após seis meses de apuração da Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), o órgão enviou em setembro ao Ministério Público do Estado (MPE) as informações sobre indícios de fraudes praticadas por quatro agentes públicos, acusados de remover multas do sistema de notificação em troca de propina. 

  24. Eles aproveitavam a realização de leilões, onde os veículos são liberados livres de dívidas, para inserir dados falsos no sistema e retirar multas de carros que não iriam a leilão. Os envolvidos já foram exonerados.

  25. A ação da Corregedoria do Detran-BA resultou na operação deflagrada pelo MPE, nesta quarta-feira (9), com a participação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para o cumprimento de mandados de busca e apreensão em Salvador. O departamento de trânsito continua ajudando nas investigações e esclarece que tem capacitado seu quadro de pessoal, para prevenir possíveis ilícitos em procedimentos de habilitação e veículos.