Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID 19: PREFEITURA SSA INTERDITA 8 BARES E BRASIL TEM + 664 MORTES

Na Bahia foram registrados mais 2.310 casos Covid com mais 28 óbitos
05/12/2020 às 19:49
   1. O Brasil registrou neste sábado 43.209 novos casos de coronavírus, o que eleva o total de infecções confirmadas no país a 6.577.177, informou o Ministério da Saúde. Foram notificadas ainda 664 novas mortes em decorrência da Covid-19, com o total de óbitos causados pela doença alcançando 176.628. Os números mostram uma nova onda de crescimento da COVID-19 no país.

  2. Nesta semana, a contagem diária de novos casos ficou abaixo da marca de 40 mil apenas no domingo e segunda-feira, dias em que tradicionalmente há notificações reduzidas em função do represamento de testes aos finais de semana.

  3. Os números diários de mortes, enquanto isso, giraram em torno de 700 no período -- novamente, com exceção de domingo e segunda, e com uma leva queda neste sábado.

  4. São Paulo continua sendo o estado campeão de casos, com 1,28 milhão acumulados, e de mortes, registrando 43 mil desde o início da epidemia. Minas Gerais é o segundo, com 438,3 mil casos acumulados e 10,3 mil mortes.

  5. O Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.
                                                                     *****
  6. (BAHIA): Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.310 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.542 recuperados (+0,9%). Dos 419.044 casos confirmados desde o início da pandemia, 399.262 já são considerados recuperados, 11.394 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  7. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  8. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (24,17%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.397,86), Aiquara (7.040,04), Itabuna (7.000,18), Almadina (6.881,41), Madre de Deus (6.879,06).

  9. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 815.619 casos descartados e 118.441 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (05/12).

  10. Na Bahia, 32.762 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  11. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.

  12. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                          *****
  12. O município de Mata de São João vai acatar e seguir o Decreto Estadual 19.586, que proíbe por tempo indeterminado a realização de shows e festas de confraternização. Também entendemos que o cuidado com a saúde pública está em primeiro lugar.

   13. Quanto aos restaurantes e bares, esses poderão manter suas apresentações de música ao vivo, desde que sigam o protocolo de afastamento social, mantendo os clientes nas suas respectivas mesas, sem aglomerações, conforme consta no Decreto Municipal n° 969/2020, em vigor.

   14. Salientamos que a Guarda Municipal estará atenta ao funcionamento dos estabelecimentos, para que sejam cumpridas todas as medidas e orientações de prevenção à proliferação do novo corona vírus em Mata de São João.

  15. A 5ª edição do Encontro Estadual de Mulheres Rurais e o I Encontro Regional Nordeste de Mulheres dos Campos, das Águas e das Florestas, irão abrir a programação técnica da 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que começa neste sábado (05), no formato virtual e gratuita, no site www.feiradaagriculturafamiliar.com.br, e com transmissão ao vivo pelo canal SDRBahia, no Youtube. 

  16. Os encontros são voltados para mulheres agricultoras familiares, organizações e movimentos sociais, organizações parceiras da assistência técnica e extensão rural (Ater), gestoras da agricultura familiar. A abertura acontecerá às 16h, deste sábado (05/12).

  17. A expectativa é que os encontros reúnam, virtualmente, cerca de 200 mulheres rurais inscritas em todos os Territórios de Identidade do estado e da região Nordeste, e até 1.000 mulheres acompanhando o evento pelo canal Youtube da SDR.  

  18. No domingo (06/12), a programação contará com a participação da engenheira agrônoma Emma Siliprandi, mestra em Sociologia, doutora em Desenvolvimento Sustentável, atualmente coordenadora da Scalingup Agroecology Initiative da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Contará também com Regina Souza, vice-governadora do Piauí.

  19. A força-tarefa da Prefeitura, liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), com apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Transalvador, Guarda Civil e Polícia militar, realizou, na sexta-feira (4), uma operação para fiscalizar os protocolos de funcionamento, evitar aglomeração e a atuação irregular de ambulantes. 

  20. Os fiscais interditaram oito estabelecimentos por não cumprirem as regras de funcionamento, sendo cinco bares, um depósito de bebidas e dois quiosques. Sete aglomerações foram dispersadas e também foram apreendidos coolers e caixas de isopor que estavam comercializando bebida de forma clandestina. 

  21. “Com o fechamento dos bares meia-noite, ambulantes irregulares passaram a vender bebidas nas ruas, o que tem contribuído na formação de aglomerações. Nosso serviço de inteligência já identificou os pontos críticos e estamos fazendo um trabalho ostensivo para evitar essas irregularidades. As ações serão intensificadas nos finais de semana”, explica o titular da Sedur, Sérgio Guanabara. 

  22. As irregularidades  foram identificadas em bairros como Pituba, Rio Vermelho, Imbuí, Sussuarana, Fazenda Grande do Retiro, Curuzu e Pau Miúdo.