Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA REGISTRA 4.049 NOVOS CASOS DA COVID E JÁ SÃO 12,645 INFECTADOS

Dá forma que vai o governador do Estado deverá apertar as restrições
04/12/2020 às 19:48
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.049 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,0%) e 3.105 recuperados (+0,8%). Dos 416.734 casos confirmados desde o início da pandemia, 395.720 já são considerados recuperados e 12.654 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (24,26%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.384,80), Aiquara (7.017,54), Itabuna (6.982,36), Madre de Deus (6.879,06), Almadina (6.863,10).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 813.151 casos descartados e 116.158 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (04/12).

  5. Na Bahia, 32.694 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

   6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 24 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                     *****
  8. Foi entregue à população de Bom Jesus da Lapa, nesta sexta-feira (4) a Unidade de Hemodiálise Wilson Pinto de Oliveira, no Hospital Municipal Carmela Dutra, que terá o serviço custeado pelo Estado e atenderá moradores da região. A inauguração foi feita pelo Governador Rui Costa acompanhando do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

  9. “Fizemos um roteiro grande de visitas e entrega de obras. São obras importantes, como a do hospital de Bom Jesus da Lapa, com mais de R$ 10 milhões aplicados em obra e equipamentos. Assim como obras de infraestrutura. Estamos entregando o trecho da estrada até Ibotirama. Temos o aeroporto, que está com as obras em andamento e que ano que vem está pronto. Enfim, é um leque grande de investimentos para melhorar a vida do povo de Bom Jesus da Lapa”, disse Rui.

  10. A construção da Unidade de Hemodiálise Wilson Pinto de Oliveira vai favorecer o acesso da população à Atenção Especializada em Doença Renal Crônica com Hemodiálise e Diálise Peritoneal, por meio de 34 pontos de hemodiálise.

  11. Com previsão de funcionamento nos três turnos, garantindo atendimento a 210 pacientes por mês, a Unidade de Hemodiálise atende uma área que abrange 296.072 habitantes, referente aos municípios de Bom Jesus da Lapa, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada e Sítio do Mato, localizados na Região de Saúde de Santa Maria da Vitória.

  12. A partir da implantação da unidade, os pacientes com doença renal crônica residentes nos municípios citados, que estão em tratamento dialítico em outras unidades localizadas na macrorregião oeste, deverão ser transferidos para a nova unidade em Bom Jesus da Lapa.

  13. “Estes pacientes que já estão numa terapêutica de substituição renal não precisam mais viajar para outros municípios. Portanto, é um grande avanço pra saúde aqui da região”, afirmou o secretário da Saúde do Estado, Fabio Vilas-Boas.

  14. O governador e o secretário participaram também da inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (Caps 3).
                                                                          ******
   15. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informa que, para dar início às obras de requalificação da Avenida Tancredo Neves, duas áreas serão interditadas a partir deste sábado (5): os trechos da Avenida Magalhães Neto entre a concessionaria Honda até a passarela do Edifício TK Tower, no sentido Avenida Tancredo Neves, e o da passarela do Edifício TK Tower até o acesso à Rua Dr José Peroba.

  16. Desta forma, as linhas que circulam no local terão seus itinerários modificados, conforme informações abaixo. A linha Estação Mussurunga–Brotas (sentido Av Tancredo Neves), a partir de amanhã (5), deverá passar pela Avenida Magalhães Neto, acesso ao G Barbosa (que será sentido único para o Costa Azul), seguindo direto através do acesso novo para a Rua Arthur de Azevedo Machado, Rua Edistio Pondé, Avenida Tancredo Neves, retomando seu itinerário normal.

  17. Já a Linha 0520–Cosme de Farias-Vale dos Rios (sentido Avenida Paulo VI) seguirá pela Avenida Magalhães Neto, retornando em frente ao G Barbosa, Avenida Magalhães Neto, Rua Miguel Navarro e Canizares, seguindo, a partir daí, seu itinerário normal.

  18. As linhas 1034–Parque São Cristóvão–Barroquinha (sentido Orla), 0937–Centro de Convenções/Vale dos Rios/Stiep–Barra e a 0938-Centro de Convenções/Vale dos Rios/Stiep–Campo Grande (ambas sentido Centro de Convenções) deverão seguir pela Avenida Tancredo Neves, Avenida Magalhães Neto, acesso novo ao pontilhão que liga ao G Barbosa (que passa a ter sentido invertido), seguir direto através do acesso novo para a Rua Arthur de Azevedo Machado, Rua Edístio Pondé, Rua José Peroba, percorrendo daí seu itinerário normal.

  19. Agentes de trânsito e transporte vão estar na região orientando condutores e passageiros sobre as alterações.

  20. Com um formato totalmente inovador, será aberta oficialmente, neste sábado (05/12), às 11h, a 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, a maior feira da agricultura familiar do país. Este ano, por causa da pandemia, a feira será 100% on-line e gratuita, pelo site www.feiradaagriculturafamiliar.com.br. O público visitante contará com uma programação diversificada, com palestras, aulas de culinária, lives de artistas e uma loja virtual repleta de produtos de todo o estado.

   21. Ao navegar pelo site, o público terá acesso ao espaço Trilhas, que vai apresentar as características de cada território de identidade do estado, e às Rotas dos Sistemas Produtivos da agricultura familiar da Bahia. Além disso, serão realizados eventos com conteúdo voltado para o rural, abertos ao público. No site, também estarão disponíveis a Mostra de Turismo Comunitário e o Balcão Científico e Tecnológico.

   22. A Cozinha Show Sabores e Saberes da Agricultura Familiar terá a participação de chefs de cozinha renomados da gastronomia baiana, a exemplo de Fabrício Lemos, Lisiane Arrouca, Bruna Moreira, Lili Almeida, Andréa Albuquerque e José Morchon. Serão preparadas receitas com licuri, dendê, ostra da Baía de Todos-os-Santos, farinha de copioba, umbu, chocolate e amêndoas de cacau.

  23. Com um formato totalmente inovador, será aberta oficialmente, neste sábado (05/12), às 11h, a 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, a maior feira da agricultura familiar do país. Este ano, por causa da pandemia, a feira será 100% on-line e gratuita, pelo site www.feiradaagriculturafamiliar.com.br. O público visitante contará com uma programação diversificada, com palestras, aulas de culinária, lives de artistas e uma loja virtual repleta de produtos de todo o estado.

  24. Ao navegar pelo site, o público terá acesso ao espaço Trilhas, que vai apresentar as características de cada território de identidade do estado, e às Rotas dos Sistemas Produtivos da agricultura familiar da Bahia. Além disso, serão realizados eventos com conteúdo voltado para o rural, abertos ao público. No site, também estarão disponíveis a Mostra de Turismo Comunitário e o Balcão Científico e Tecnológico.

   25. A Cozinha Show Sabores e Saberes da Agricultura Familiar terá a participação de chefs de cozinha renomados da gastronomia baiana, a exemplo de Fabrício Lemos, Lisiane Arrouca, Bruna Moreira, Lili Almeida, Andréa Albuquerque e José Morchon. Serão preparadas receitas com licuri, dendê, ostra da Baía de Todos-os-Santos, farinha de copioba, umbu, chocolate e amêndoas de cacau.