Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO DE INFECTADOS PELA COVID NA BAHIA VOLTA A CRESCER E SÃO 7.415

O governador Rui Costa admite que só permitirá o Carnaval na Bahia se até lá houver a vacina contra o coronavirus.
18/11/2020 às 18:37
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.071 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 1.423 recuperados (+0,4%). Dos 377.445 casos confirmados desde o início da pandemia, 362.017 já são considerados recuperados e 7.415 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,33%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (9.019,07), Itabuna (6.756,31), Madre de Deus (6.741,57), Almadina (6.698,39), Aiquara (6.590,19).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 775.117 casos descartados e 91.757 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (18).

  5. Na Bahia, 30.255 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 24 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                       *****
  8. As usuárias do Hospital da Mulher e população em geral que vive ou trabalha na cidade baixa, poderão doar sangue na unidade de saúde durante toda a semana. Fruto da parceria com a Fundação Hemoba, os atendimentos acontecerão no ônibus de coleta da instituição, que ficará estacionado no Hospital da Mulher desta terça-feira (17) até sexta-feira (20), das 8h às 17h.

  9. A ação é parte do projeto de captação hospitalar da Hemoba, que visa acessibilizar a doação e melhorar o abastecimento de sangue nas unidades de saúde, especialmente aquelas que realizam cirurgias eletivas, tratam doenças crônicas ou atendem urgência e emergência.

   10. O diretor da Hemoba Fernando Araújo destaca que os hemóveis correspondem a até 40% da coleta em Salvador e que essas parcerias enriquecem a rede SUS. “Quando estacionamos em unidades de saúde, levamos também informação à população, mobilizamos os familiares e amigos dos pacientes e facilitamos o próprio abastecimento hospitalar. A coleta itinerante traz sempre um saldo positivo para todos”, frisa.

  11. Para atender a demanda transfusional do final do ano, um dos hemóveis terá ponto fixo na entrada do Salvador Norte Shopping até o final de dezembro. O atendimento no centro comercial segue sendo de segunda-feira a sábado, das 11h às 19h.

  12. Para segurança de funcionários e candidatos à doação, é permitida apenas a entrada de dois doadores por vez nos ônibus, respeitando as barreiras sanitárias, os atendimentos são feitos por ordem de chegada, os espaços comuns são higienizados constantemente e é obrigatório o uso de máscara de proteção por todos.

  13. Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

  14. O governador Rui Costa admite que só permitirá o Carnaval na Bahia se até lá houver a vacina contra o coronavirus.

  16. Vidas Negras Importam: Por uma nova política no Brasil é o tema da 12º Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, que acontece nesta sexta-feira, dia 20, às 8h, na Praça da Sé.

   17. A atividade, promovida pela União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro), em parceria com entidades do movimento social, será iniciada com um cortejo, esse ano bastante reduzido, por conta da pandemia da Codiv-19, que concentra a partir das 7h, na sede da Unegro, na Rua Frei Vicente, 13 - Pelourinho.

   18. Da Unegro, o cortejo, formado por baianas e acompanhado pela Banda Voz dos Tambores, segue até a estátua de Zumbi dos Palmares, onde acontece a lavagem, às 8

  19. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) deu início, nesta quarta-feira (18), ao minicurso “Mulheres negras e indígenas na pós-graduação”, dentro da programação do Novembro Negro/Dia da Consciência Negra (20 de novembro).  

  20. A ação apresenta ferramentas teóricas e metodológicas da pesquisa acadêmica para professoras da rede pública, visando potencializar o seu ingresso na formação de pós-graduação. A atividade, que prossegue até esta quinta (19), conta com a participação das professoras universitárias Tatiane Rodrigues (UFScar), Edilza Sotero (UFBA), Renailda Cazumba (UEFS) e Mighian Danae (UNILAB).

   21. A diretora de Políticas para a Educação Superior da SEC, Ivanilda Amado, destacou a importância da ação, levando-se em conta que os indicadores da Educação Superior demonstram a persistência do racismo estrutural. “Este fato dificulta o acesso e a permanência da população negra e indígena, mais especificamente, as mulheres negras e indígenas, na graduação e pós-graduação. 

  22. Considerando a necessidade de desenvolver ações para o enfrentamento dessa realidade é que a SEC está promovendo este minicurso de aprendizagens e acesso às ferramentas e técnicas de pesquisas com professoras referências em nossas universidades. É uma atividade pontual, mas de muita potência, porque estimula nossos professores a retomarem seus projetos para a continuidade da formação”, destacou a gestora, uma das mediadoras da atividade on-line.

  23. A Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter) completou dois anos utilizando o Sistema Eletrônico de Informação (SEI Bahia), alcançando a marca de 16,4 mil processos tramitados pelo software de processo digital do Estado. O uso do SEI Bahia trouxe economia, agilidade, segurança, além da otimização de recursos e de tempo. A ferramenta também reduz atividades burocráticas e permite que a Polinter concentre seus esforços nas ações finalísticas da polícia.  

   24. Unidade da Polícia Civil da Bahia, a Polinter tem como atribuição a execução de mandados de prisão, a condução coercitiva, o cumprimento de cartas precatórias e a movimentação interestadual de presos. O SEI Bahia permite que as atividades burocráticas como a entrega de mandados e intimações sejam movimentadas eletronicamente, enquanto os policiais realizam diligências e outras atividades fins. 

   25. No caso do mandado de prisão, por exemplo, a Polinter recebe a ordem judicial via ofício, em suporte papel. Assim que recebe o documento, ele é digitalizado e vira a primeira peça de um processo eletrônico no SEI Bahia.

   26. A partir desse momento, toda tramitação de documentos passa a ser pelo Sistema de Processo Eletrônico. A ordem de missão para equipe de captura, o comunicado de prisão do suspeito para a vara criminal, o pedido de exame de corpo de delito para o Instituto Médico Legal, a transferência do preso para o Sistema Prisional, dentre outros. O trâmite de forma eletrônica confere agilidade em todas as fases. 

  27. Nos dias 23 a 24, o Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), promove o VI Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas. O evento, em formato virtual, é gratuito e com certificação para os inscritos.

  28. Estarão reunidos palestrantes nacionais e internacionais para difusão de conhecimento e intercâmbio de experiências, visando à melhoria contínua da gestão pública e o aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas. A transmissão do evento online será realizada no canal do Youtube do TCE-BA.

  29. As inscrições devem ser feitas na página do Instituto Rui Barbosa (irbcontas.org.br/eventos/vi-congresso-internacional-de-politicas-publicas/), onde os interessados também podem conferir a programação completa.