Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DECRETO DO GOVERNADOR ESTABELECE QUE VOLTA ÀS AULAS SÓ APÓS ELEIÇÕES

Sobe para 7.081 casos de pacientes com covid na Bahia e hoje a SESAB registrou 25 óbitos
23/10/2020 às 19:17
  1. Aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada seguem suspensas em toda a Bahia. O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto nº 19.586, que venceria neste domingo (25), e alterou de 100 para 200 o número máximo de pessoas em eventos.

  2. A prorrogação, que será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (24), vale até o dia 15 de novembro. A publicação também revoga o trabalho remoto de servidores que tenham 60 ou mais anos de idade.

  3. Conforme o decreto, estão proibidas as atividades com público superior a 200 pessoas, como shows, eventos religiosos, feiras, apresentações circenses, eventos científicos e passeatas.

                                                        *****
  4. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.861 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 1.613 recuperados (+0,5%). Dos 342.526 casos confirmados desde o início da pandemia, 328.013 já são considerados sem sintomas e 7.081 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  5. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  6. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,54%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.032,92), Almadina (6.570,28), Itabuna (6.429,42), Madre de Deus (6.352,82)), Apuarema (6.016,37).

  7. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 695.376 casos descartados e 82.456 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (23).

  8. Na Bahia, 28.267 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  9. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 25 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  10. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                       *****
  11. Responsável por monitorar os casos suspeitos e confirmados da Covid-19 em empresas e demais estabelecimentos comerciais, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) apresenta uma redução em 90% da demanda.  Foram 10 empresas em setembro e apenas uma neste mês.  

  12. A coordenadora do órgão municipal, Verena Liberal, afirma que, desde o início da pandemia, o Cerest já acompanhou 81 empresas. “Essa medida visa assegurar a saúde do trabalhador, reduzindo as chances de contaminação. Acompanhamos, principalmente, o que diz respeito ao afastamento e isolamento social (do caso suspeito ou confirmado) recomendado pela Vigilância Epidemiológica e as condutas adotadas pela empresa”, destaca.

  13. Além do monitoramento, o Cerest é responsável também em fiscalizar das empresas a fim de garantir que os estabelecimentos adotem as medidas preventivas. A fiscalização observa o que pode oferecer risco à saúde e acidente durante o processo de trabalho. 

  14. São observados o distanciamento entre funcionários, higiene dos ambientes, utilização dos equipamentos de proteção individual, entre outros. A partir disso é emitida uma notificação recomendatória, caso seja necessário realizar adaptações. As empresas possuem liberdade para criar o próprio protocolo e plano de contingência. Eles serão analisados pelo Cerest.

  15. “Em algumas empresas foram encontradas irregularidades. Todas elas receberam notificação com recomendações para adequação no que desrespeita a adoção de medidas de segurança”, pontuou Verena Liberal.

  16. O órgão atua em conjunto com a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, sendo possível acionar o serviço através do telefone (75) 3623-7552 ou presencialmente na sede do órgão, que está localizada na Avenida Presidente Dutra, s/n, Capuchinhos. A denúncia pode ser anônima.

  17. O coronavírus impactou a vida dos brasileiros de diversas formas. Nos mais variados campos – desde consumo até direito trabalhistas e de atendimento de saúde – a pandemia trouxe consigo muitas mudanças e dúvidas sobre os direitos dos cidadãos. Na segunda-feira (26), o webinar de lançamento do livro da Editora Foco “Coronavírus - Direitos dos Cidadãos e Acesso à Justiça”, que ocorre às 19h13, no Canal do YouTube da editora, vai abordar diversos temas e tirar muitas dúvidas da população sobre o assunto. 

  18. O webinar marca o lançamento do livro, que teve coordenação de Fernanda Tartuce e Luciano Souto Dias e busca preencher essa lacuna por informações, reunindo artigos de diversos juristas sobre temas variados. 

  19. A advogada Tiana Camardelli, do escritório Camardelli e da Costa Tourinho, por exemplo, participou abordando o tema “A Lei nº 14.010/2020 e a imposição de limites ao direito de arrependimento do consumidor nas compras pela internet durante a pandemia do Covid-19”. Tiana também estará presente no evento da próxima segunda-feira.

  20. O Governo do Estado encaminhou, nesta sexta-feira (23), 720 mil máscaras reutilizáveis de tecido e TNT para 64 municípios, pertencentes a seis Territórios de Identidade da Bahia. A ação tem como objetivo ampliar a segurança sanitária da população contra o coronavírus e faz parte da força tarefa coordenada pelas secretarias do Planejamento (Seplan), de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Desenvolvimento Rural (SDR).

  21. “Não vamos baixar a guarda enquanto esta pandemia continuar ativa no território baiano, por isso continuamos tomando todas as medidas necessárias para proteger a população, incluindo o envio de máscaras aos municípios”, pontua o secretario estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. As máscaras foram adquiridas junto a 603 associações, cooperativas e empresas habilitadas para a produção de mais de 12 milhões de unidades, gerando renda em toda a Bahia.

  22. No território do Vale do Jiquiriçá, 74 mil máscaras foram encaminhadas para Maracás, Amargosa, Jaguaquara, Laje, Jiquiriçá, Mutuípe, São Miguel das Matas, Milagres. Já no território do Recôncavo, os municípios que recepcionam 122 mil máscaras são: Santo Antônio de Jesus, São Félix, Nazaré, Maragogipe, Santo Amaro, São Felipe, Conceição do Almeida, Castro Alves, Cachoeira, Muritiba, Cruz das Almas.

   23. No Portal do Sertão, 104 mil máscaras foram encaminhadas para o Núcleo Regional de Saúde (NRS) de Feira de Santana, Santanópolis, Santo Estevão, Amélia Rodrigues, São Gonçalo dos Campos, Irará, Conceição do Jacuípe, Conceição da Feira, Terra Nova, Antônio Cardoso e Feira de Santana.

   24. Para o Território de Identidade Metropolitano de Salvador, foram encaminhadas 174 mil máscaras para o Núcleo Regional de Saúde (NRS) de Salvador, Lauro de Freitas, Candeias, Camaçari, Madre de Deus, Dias D’Ávila, Simões Filho, São Sebastião do Passé, Pojuca, São Francisco do Conde e Mata de São João.

   25. O território Litoral Norte e Oeste Baiano recebe 142 mil máscaras para o NRS de Alagoinhas, Inhambupe, Catu, Olindina, Rio Real, Entre Rios, Itapicuru, Cardeal da Silva, Acajutiba, Conde, Sátiro Dias, Aporá, Araçás, Jandaíra e Alagoinhas. Já no Baixo Sul, as 104 mil máscaras são para Valença, Gandu, Piraí do Norte, Cairu, Teolândia, Jaguaripe, Presidente Tancredo Neves, Ibirapitanga, Wenceslau Guimarães e Ituberá.

 

O Governo do Estado executa a distribuição das máscaras diretamente para municípios e secretarias, para uso nas unidades de saúde e para a população, sendo vedada a vinculação e utilização política na entrega.