Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DO CORONAVIRUS ESTÁ ESTÁVEL NA BAHIA COM 6.858 AINDA ATIVOS

Confira os locais onde haverá testagem para alunado do segundo grau em Salvador
22/10/2020 às 19:15
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.450 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.266 recuperados (+0,4%). Dos 340.665 casos confirmados desde o início da pandemia, 326.400 já são considerados sem sintomas e 6.858 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,59%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (7.987,20), Almadina (6.551,98), Itabuna (6.406,44), Madre de Deus (6.343,34)), Apuarema (6.002,73).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 691.022 casos descartados e 80.027 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (22).

  5. Na Bahia, 28.162 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 23 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                  *****
  8. Moradores de Cruz das Almas e mais oito municípios que necessitam de Atenção Especializada em Doença Renal Crônica – Hemodiálise e Diálise Peritoneal terão assistência mais próxima de suas residências, com a inauguração da Unidade de Hemodiálise Cruz das Almas, que aconteceu nesta quinta-feira (22), com as presenças do Governador Rui Costa e da subsecretária da Saúde do Estado, Tereza Paim.

  9. O novo serviço, que prestará atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), possui capacidade instalada de 35 pontos de hemodiálise, com previsão de funcionamento nos três turnos, suficiente para atendimento à 210 pacientes, residentes em sua área de abrangência, que compreende, além de Cruz das Almas, os municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição de Feira, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, São Félix e Sapeaçu. Antes, os moradores destes municípios tinham que se deslocar para Santo Antônio de Jesus.

  19. Atualmente, na Bahia, 9.009 pessoas fazem hemodiálise ou diálise peritonial. Desse total, 7.949 (88,2%) são assistidos pelo SUS.

  11. O Governador explicou que, embora o investimento para a abertura da unidade tenha sido aprovado, o paciente será assistido graças aos recursos públicos. “É um investimento indireto do Estado. O atendimento à população será gratuito, através do SUS”, afirmou. Ele ainda destacou a regionalização da saúde que vem sendo feita na Bahia. “Estamos levando o serviço para mais perto de quem precisa”, pontuou.

  12. De acordo com Tereza Paim, a nova unidade vai trazer um maior conforto e segurança para os pacientes nefropatas. “Muitas vezes, por conta de intercorrências, o paciente acaba não tendo uma adesão adequada ao tratamento. Essa unidade traz uma nova realidade”, disse.
                                                     *****
  13. Dando início às comemorações de 15 anos da Prima Empreendimentos, a incorporadora firmou parceria com as Obras Sociais Irmã Dulce para o Viva Dulce. O evento beneficente, que será realizado de 23 a 25 de outubro, está em sua terceira edição e acontecerá em formato de live, devido à necessidade de distanciamento social por conta da pandemia. A mistura de música e solidariedade promete novos e belos frutos, reunindo grandes nomes do cenário musical.

   14. A programação conta com shows online de Adelmário Coelho, com participação de Carlinhos Brown (23/10, às 19h30); Waldonys (24/10, às 19h30); e do maestro Roberto Laborda e a OSBA - Orquestra Sinfônica da Bahia (25/10, às 17h30). Todas as lives do Viva Dulce serão transmitidas pelo YouTube das Obras Sociais Irmã Dulce (www.youtube.com/ObrasSociaisIrmaDulce) e do Santuário Santa Dulce dos Pobres (www.youtube.com/SantuarioSantaDulceDosPobres).

   15. Este ano, o Viva Dulce tem como objetivo arrecadar recursos para a aquisição de novos equipamentos para o Hospital da Criança (HC), unidade da OSID onde anualmente são internados mais de 5 mil pacientes, proporcionando assim um atendimento ainda mais humanizado aos pequenos. 

  16. A campanha visa à aquisição de um venoscópio e um aparelho de ultrassonografia portátil, equipamentos orçados em cerca de R$ 100 mil, que permitem a localização de vasos com precisão, o que em uma unidade de atendimento pediátrica torna o procedimento de punção venosa mais ágil, seguro e menos traumático para os pacientes.

   17. As doações poderão ser feitas durante as lives, através de um QR Code que será exibido na tela no decorrer das apresentações. Quem quiser antecipar as contribuições à campanha, também pode doar agora mesmo através de depósito bancário, a partir dos seguintes dados:

  18. O Governo do Estado continua realizando o processo de testagem para o novo Coronavírus nas escolas estaduais localizadas no bairro da Liberdade e região. Nesta quinta-feira (22), o atendimento ocorreu no Colégio Estadual Duque de Caxias, escola-polo do bairro da Liberdade, que recebeu as comunidades escolares dos colégios estaduais Tereza Conceição Menezes e Pierre Verger. 

  19. Já o Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, escola-polo do bairro da Caixa D’ Água, atendeu as comunidades escolares da Escola Estadual Classe VI - Anísio Teixeira e do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Classe IV.

   20. No total, serão 18 escolas estaduais, com atendimento até o dia 28 de outubro, localizadas nos bairros Liberdade, Caixa D´Água, Queimadinho, IAPI, Pero Vaz, Pau Miúdo, Cidade Nova, Curuzu, Soledade, Barbalho e Nazaré, em Salvador.  A testagem será disponibilizada para 19.617 pessoas, sendo 18.285 estudantes, 859 professores e 473 funcionários, das 8h às 17h.

   21. O coordenador de Articulação de Projetos para a Educação, Helder Amorim, falou do alcance da testagem. “Este atendimento à comunidade escolar dos bairros de Caixa D’Água e Liberdade é muito importante e ficamos felizes em saber que estamos conseguindo chegar próximo dos estudantes, professores e funcionários com esta ação, cumprindo todos os protocolos”.

   22. A estudante Doralice da Silva, 73, que faz o curso de jardinagem, foi uma das primeiras a fazer o teste no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque. “Este teste é de suma importância para nós, estudantes, principalmente os que já são da terceira idade, como eu. Fiquei muito satisfeita com o atendimento”. 

  23. Já a estudante Monique Vitória, 15, que estuda no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Classe IV, afirmou que a testagem foi tranquila. “Esta testagem é essencial para a gente se proteger e, também, para não passar o vírus para outras pessoas, caso alguém esteja infectado. O teste é simples e rápido”.

   24. O diretor do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, Gedean Ribeiro, ressaltou a importância da testagem nas escolas. “O Estado está oportunizando este teste para que os estudantes possam proteger as suas próprias famílias. Trata-se de um ato humano e muito importante”.

   25. - Na sexta-feira (23), na Liberdade, o Colégio Estadual Duque de Caxias, escola-polo do bairro, recebe a comunidade escolar do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo - Luiz Navarro de Britto;

   26. - Na Caixa D’Água, também no dia 23, escola-polo do bairro, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, atende o público do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Classe I e do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Classe II;

   27. - No dia 26, no Barbalho, o Centro de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação -  Isaías Alves (ICEIA), escola-polo do bairro, atende sua própria comunidade escolar e a do Centro Estadual de Educação Profissional em Música;

   28. Na mesma data, 26 de outubro, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, escola-polo do bairro Caixa D’ Água, realiza as testagens das comunidades escolares do Centro Educacional Carneiro Ribeiro -  Classe III, da Escola Estadual Classe VII – Candolina e dos colégios estaduais Marquês de Maricá e Princesa Izabel;

   29.  - Já no dia 27, os testes acontecem no Centro de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação -  Isaías Alves (ICEIA), escola-polo do bairro Barbalho, que atende a comunidade escolar da Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas;

   30. - Ainda no dia 27 de outubro, o Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães, escola-polo do bairro IAPI, atende a própria comunidade escolar;

   31. - No dia 28, em Nazaré, o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão - Severino Vieira, escola-polo do bairro, atende a própria comunidade escolar e a da Escola Estadual Severino Vieira.