Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VOLTA ÀS AULAS SE APROXIMA E SEC TESTA ESTUDANTES DO BAIRRO LIBERDADE

O prefeito ACM Neto diz que as questões ideológicas não devem prevalecer em relação a vacina contra o coronavirus
21/10/2020 às 19:14
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.221 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.352 curados (+0,4%). Dos 339.215 casos confirmados desde o início da pandemia, 325.134 já são considerados curados e 6.697 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,66%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (7.967,61), Almadina (6.551,98), Itabuna (6.397,06), Madre de Deus (6.338,60), Apuarema (5.920,87).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 688.298 casos descartados e 78.921 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (21).

  5. Na Bahia, 28.066 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 21 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                   *****

  8. Estudantes, professores e funcionários das escolas do bairro da Liberdade e região iniciaram as testagens para o novo Coronavírus. Nesta quarta-feira (21), o atendimento ocorreu no Colégio Estadual Duque de Caxias, escola-polo do bairro da Liberdade, que recebeu a sua comunidade escolar, e no Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, escola-polo do bairro de Caixa D´Água, que recebeu a comunidade escolar do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde - Anísio Teixeira. 

  9. No total, serão 18 escolas estaduais, com atendimento até o dia 28 de outubro, localizadas nos bairros Liberdade, Caixa D´Água, Queimadinho, IAPI, Pero Vaz, Pau Miúdo, Cidade Nova, Curuzu, Soledade, Barbalho e Nazaré, em Salvador.  A testagem será  disponibilizada para 19.617 pessoas, sendo 18.285 estudantes, 859 professores e 473 funcionários, das 8h às 17h.

  10. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que esteve na abertura das testagens no Colégio Estadual Duque de Caxias, falou do impacto da iniciativa nas comunidades escolares. 

  11. "Esta é a terceira etapa em Salvador e está sendo bastante positiva a realização das testagens nas escolas. É um processo que acreditamos, em princípio, como uma forma de cuidar da saúde da nossa comunidade e, em paralelo, analisarmos os grau de contaminação da nossa rede para entendermos como nos planejarmos em relação ao calendário escolar e à proposta pedagógica, mesmo que não tenhamos uma data definida para a volta às aulas", disse.

  12. O estudante João Ricardo Félix,17, do Colégio Estadual Duque de Caxias, destacou a importância do exame. "É uma oportunidade única poder fazer este exame na escola. Vai ajudar tanto as pessoas que frequentam a escola, como a comunidade, principalmente em bairros mais populosos como a Liberdade", analisou.

  13. A professora de Matemática, Carolina da Silva, considerou a iniciativa fundamental para a comunidade escolar. "A aplicação dos testes dá condições de sabermos a situação das escolas em relação à pandemia e, também, incentiva a todos continuarem se cuidando, com o uso de máscaras e utilização do álcool em gel, afinal ainda estamos passando por um problema que merece nossa atenção", comentou.

  14. Os testes são do tipo RT-PCR e já foram aplicados nas comunidades escolares de 28 escolas do Subúrbio Ferroviário de Salvador e de 21 escolas localizadas no bairro de Cajazeiras e região. No interior, foram aplicados testes rápidos em estudantes, professores e funcionários da rede estadual nas cidades de Itajuípe, Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Uruçuca e Jequié.

  15. Por unanimidade, o Conselho Municipal da Saúde de Salvador (CMS), aprovou nesta quarta-feira (21), a prestação de contas da Secretaria da Saúde referente ao ano em exercício de 2019. A apresentação dos balanços de receitas, despesas e a produção da saúde pública do município, foi realizada na Secretaria Municipal da Saúde e contou com a presença dos conselheiros e servidores da pasta.

  16. A exposição dos dados para fiscalização e deliberação do conselho é uma obrigação da pasta determinada pela lei federal nº 141/2012. Cumprida a etapa de passar pelo Conselho Municipal, o parecer será encaminhado para o Ministério Público (MP) e outros órgãos de controle fiscal.

  17. O secretário municipal da Saúde, Leo Prates celebra o avanço e destaca transparência da gestão. “Cada vez mais seguimos firmes e responsáveis com o direcionamento dos recursos da máquina pública para beneficiar milhares de pessoas que dependem do empenho e serviço da administração. 

  18. O Conselho Municipal em sua atribuição é um espaço democrático, resultado do processo de descentralização da saúde, que visa buscar soluções e fiscalizar de forma conjunta o esforço de gestão, do trabalhador e usuário, no sentido de garantir o fluxo no sistema de saúde”, declarou.

  19. Uma reunião na manhã de hoje (21/10) serviu para acertar os últimos detalhes do debate que será promovido com os candidatos a prefeito de Salvador, no próximo dia 4, às 20h, no Centro Histórico da capital baiana. 

  20. O evento a ser realizado pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI), em parceria com a OAB-BA (Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Bahia), será a oportunidade para todos os postulantes ao Palácio Tomé de Sousa apresentarem suas propostas para a cidade. Veículos de comunicação de Salvador foram convidados para integrar um pool de retransmissão do debate.

  21. 10.O prefeito ACM Neto faz nesta quinta-feira (21), às 9h30, novos anúncios relacionados ao enfrentamento do novo coronavírus e entrega obras viárias e nova iluminação na Pituba, sobretudo na Avenida Manoel Dias da Silva, dentro do projeto Trânsito Calmo (traffic calming). A coletiva acontece na Rua Minas Gerais, na esquina com a Rua Sergipe, na região da avenida Manoel Dias da Silva.

  22. O projeto para o trânsito na Pituba consiste em uma série de medidas de engenharia viária, que envolvem mudanças buscando a redução na velocidade do tráfego de veículos com o objetivo de aumentar a segurança de pedestres e ciclistas. A Manoel Dias da Silva ganhou, inclusive, asfalto completamente novo.

  23. As intervenções, que foram coordenadas pela Transalvador, trabalham com dois grandes propósitos: melhoria na fluidez do tráfego e garantia da proteção para pedestres, condutores e ciclistas. O Trânsito Calmo já é empregado em diversos países como Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Holanda, além do Reino Unido, onde foi desenvolvido.

  24. Representando o Shopping Piedade, administrado pela Enashopp, participam do 16º Congresso Internacional de Shopping Centers, de 20 a 22 de outubro, o superintendente Claudio Marques e os gerentes de marketing, operações e controladoria, respectivamente Pablo Vieira, Mário Estevam e Isabelle Di Tullio. 

  25. Dentro da tendência, esta edição acontece no formato virtual para preservar a saúde de todos os envolvidos. Mais de 20 especialistas nacionais e internacionais vão debater os temas mais relevantes para o setor neste momento, como o panorama nos mercados europeu e asiático, as implicações político-econômicas da covid-19, o comportamento do consumidor pós-pandemia e as perspectivas e tendências para o futuro. O evento é promovido pela Abrasce - Associação Brasileira de Shopping Centers.

  26.  Foram 110 dias de comércio fechado, por conta da pandemia, e agora, após três (3) meses de retorno das atividades, o segmento volta a crescer em Itabuna e dá sinais de aquecimento da economia local. Esse cenário foi avaliado de forma positiva, nesta terça-feira, 20, em uma reunião de representantes das entidades ligadas ao setor, e que, ao longo desse período tem atuado em conjunto nas decisões que influenciam no desenvolvimento e no fortalecimento do comércio.

   27. A reabertura das lojas foi condicionada pelo Ministério Público Federal a aplicação de medidas preventivas de combate ao Covid-19 dentro dos estabelecimentos comerciais. A iniciativa logo se transformou na campanha para o comércio seguro, com a criação do selo: Empresa Protegida, articulada em conjunto com a Associação comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL de Itabuna) e o Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Município de Itabuna (Sindicom).

  28. Segundo o presidente da CDL, Carlos Leahy, as medidas têm sido levadas a sério pelos lojistas, e o comércio tem se recuperado gradativamente, com ampliação de lojas para atender melhor os seus clientes e a instalação de novos empreendimentos nos locais onde foram fechados. “No entanto, chamo a atenção dos lojistas para que possam ter maior participação e envolvimento na defesa dos interesses do comércio. Estar associado é fundamental para que as coisas aconteçam e fortaleçam a classe empresarial”, reforçou.

  29. O prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, afirmou nesta quarta-feira que a questões ideológicas não devem influenciar as discussões sobre a compra de vacinas contra a covid-19. "Seria um crime inaceitável com o brasileiro colocar disputas políticas e ideológicas acima da saúde pública", declarou.