Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA TEM ANO ESCOLAR PERDIDO E BR REGISTRA 15.383 NOVOS CASOS COVID

Governador Rui Costa admite o retorno das aulas presenciais no estado quando o número de mortos pela Covid no Estado esteja abaixo de 20 óbitos ao dia
19/10/2020 às 19:42
  1. O Brasil registrou nesta segunda-feira 271 novos óbitos em decorrência da covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 154.176, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O número registrado nas últimas 24 horas representa o menor do País desde o dia 20 de abril, quando 116 mortes foram notificadas. Vale lembrar que na segunda-feira passada o número foi menor (201 mortes), mas se trata de um dia atípico por conta da contagem inferior realizada nos feriados.

  2. Também foram notificados 15.383 novos casos da doença provocada pelo coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país atingindo 5.250.727. As contagens diárias tendem a ser mais baixas aos domingos e segundas, em função de um represamento de testes nos finais de semana.

   3. No último sábado, o País encerrou a 42ª semana epidemiológica do ano, a quarta consecutiva em que registrou queda nos números de casos e óbitos, ainda conforme o ministério.

  4. O Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

  5.Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 881 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 911 curados (+0,3%). Dos 336.232 casos confirmados desde o início da pandemia, 322.177 já são considerados curados e 6.713 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  6. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  7. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,78%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (7.823,93), Almadina (6.551,98), Itabuna (6.357,66), Madre de Deus (6.329,11), Apuarema (5.920,87).

   8. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 682.417 casos descartados e 77.216 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda (19).

   9. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 26 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
                                                     ******

  10. O governador Rui Costa (PT) afirmou nesta segunda-feira, 19, durante entrevista coletiva, que caso a taxa de óbitos comece a recuar para abaixo de 20 por dia, passa a “criar condições” para a retomada das aulas presenciais na Bahia. Os números que já estiveram em um patamar de 50, atualmente ficam entre 20 e 30.

  11. De acordo com o governador, os protocolos para o retorno dos estudantes às escolas já estão prontos. O estado está com aulas presenciais suspensas em todas as unidades de educação do estado, tanto públicas, como particulares, desde 18 de março.

  12. “Se reduzir abaixo de 20 [mortes por dia] a gente já se encoraja para retornar as aulas dentro do protocolo que já temos prontos. Vamos acompanhar”, concluiu o governador.

  13. A relação das propostas inscritas nas chamadas públicas para os prêmios Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, Conceição Senna de Audiovisual e Jaime Sodré de Patrimônio Cultural já pode ser consultada pelos proponentes. A listagem está disponível na publicação do Diário Oficial do Município (DOM) desta desta segunda-feira (19). 

   14. Os prêmios contemplam propostas das áreas de linguagem, audiovisual e patrimônio cultural. A iniciativa é da Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM),  que visa fomentar, promover e difundir a produção artístico-cultural no âmbito municipal. 

  15. O proponente que não localizar sua inscrição na publicação deverá entrar com um recurso solicitando averiguação até a próxima quinta-feira (22). A solicitação deve ser enviada por e-mail nos contatos premiolinguagens @ salvador. ba. gov. br, premioaudiovisual @ salvador. ba. gov. br e premiopatrimonio @ salvador. ba. gov. br. No ato da solicitação, o comprovante de inscrição deverá ser enviado como anexo. 

  16. Fomento- O Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas é voltado a contemplar propostas de teatro, dança, circo, música, artes visuais, literatura, artes integradas, jogos digitais e arte de rua. O Prêmio Conceição Senna de Audiovisual visa promover alternativas para a produção, distribuição e acesso a conteúdos audiovisuais locais e de interesse público. 

  17. Já o Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural é focado em apoiar manifestações e práticas culturais de preservação, valorização, dinamização e demais ações que contribuam para a continuidade da existência de bens culturais, além de gestões participativas e autônoma de práticas tradicionais referenciais desse segmento social.

  18. O Desafio Solidário de Regularidade, modalidade automobilística On-Road e Off-Road, arrecadou uma tonelada de alimentos, além de itens de higiene pessoal, que serão destinados a comunidades carentes de Salvador. 

  19. Nesta segunda, 19 de outubro, às 20h, no Canal Oficial da Petrobahia no Youtube, acontecerá a live de premiação simbólica dos primeiros classificados por categoria. Com o bom humor presente nas provas de regularidade as duplas mais lentas receberão o troféu Indiana Jones, como forma de incentivo para que continuem nos próximos desafios. 

  20. O evento, que é patrocinado pela distribuidora de combustíveis Petrobahia e organizado pela Kraken Rally e pelo KMZ Off Road, foi planejado para acontecer virtualmente, de modo a garantir o distanciamento social em decorrência da pandemia. O percurso On-Road foi realizado em Salvador e o Off-Road na região do Litoral Norte, de 10 a 17 de outubro.

  21. A empresa Build Your Dreams (BYD), parceira do Governo da Bahia e líder do consórcio Skyrail, que irá construir o VLT do Subúrbio Ferroviário, doou 50 mil máscaras de proteção contra a Covid-19 para serem distribuídas nas comunidades de entorno das obras. A entrega das máscaras ocorreu na manhã desta segunda-feira (19), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

  22. A ação foi vista como um ato solidário com a saúde pública. “É um gesto que demonstra cuidado com a saúde dos soteropolitanos. Decidimos que a prioridade na distribuição das máscaras será na região do Subúrbio, onde a obra será realizada. Adotamos como critério incluir parceiros comunitários de diversas entidades que participaram das audiências públicas do VLT”, disse o secretário da Sedur, Nelson Pelegrino.

  23. Ciente do atual momento e da continuidade dos cuidados necessários de prevenção, o diretor técnico da Skyrail Bahia, Alexandre Barbosa, vê a obra do como uma oportunidade de dialogar com a comunidade do Subúrbio. “O Governo da Bahia é um parceiro da BYD. Estamos aqui, fazendo o projeto do VLT, e é uma chance de contribuir com a comunidade e com os cuidados que todos temos que ter. É uma forma também de manter o alerta de que não podemos relaxar com as medidas de prevenção”.

  24. Também participaram do ato de entrega das máscaras o técnico da Skyrail Bahia Alexandre Barbosa; o secretário de Relações Institucionais, Jonival Lucas; a chefe de gabinete da Sedur, Ananda Lage; o presidente da Companhia de Transporte da Bahia (CTB), Eduardo Copello; e a gerente da Skyrail, Bianca Santos.