Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID:HOSPITAL FABAMED USA REALIDADE VIRTUAL PARA COMBATER ISOLAMENTO

Ibirataia é o município com maior coeficiente por incidência de coronavirus na Bahia
15/10/2020 às 12:49
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.575 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 1.434 curados (+0,5%). Dos 331.362 casos confirmados desde o início da pandemia, 317.297 já são considerados curados e 6.822 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (27,01%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (7.438,61), Almadina (6.551,98), Itabuna (6.307,01), Madre de Deus (6.239,04), Apuarema (5.716,23).

  4, O boletim epidemiológico contabiliza ainda 671.204 casos descartados e 76.967 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (15).

  5. Na Bahia, 27.489 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

   6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 29 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
                                                     *******
  7. Para combater o rebaixamento do humor e sintomas de depressão em pacientes internados com diagnóstico da Covid-19 em virtude do isolamento, o Hospital Santa Clara, que é administrado pela Fundação Fabamed, recorre a técnicas de realidade virtual, com vídeos de imersão em museus, praias e cidades, como o Louvre, Ilhas Maldivas e Nova York.

  8. Para o psicólogo Rafael Lima, a condição de isolamento imposta pelo coronavírus é devastadora para o paciente. “O contato com a família é limitado pelas videochamadas ou ligações telefônicas, bem como a mobilidade é reduzida, tendo casos que nem veem a luz do sol. A mente precisa interagir com a realidade e por isso usamos vídeos 360º que subvertem essa condição de isolamento e simulam ambientes reais”, afirma Rafael.

  9. Uma das pacientes foi Jaci Bonfim, 75 anos, que está internada na UTI da unidade e viveu essa experiência, sorrindo a cada instante e encantada com a natureza e os animais do vídeo.

  10. A diretora do hospital e da Fundação Fabamed, Cláudia Carvalho, explica que o objetivo é terapêutico. “Buscamos o bem-estar do paciente como um todo e os recursos tecnológicos permitem criar estímulos sensoriais que possibilitam às pessoas viverem experiências em um ambiente onde de fato não estão”, ressalta a diretora.

  11. A PwC Brasil anuncia hoje uma parceria com o AgTech Garage, maior hub de inovação do Agronegócio na América Latina. Sediado no Parque Tecnológico de Piracicaba (SP), o hub reúne mais de 500 startups em sua comunidade virtual e em torno de 40 empresas parceiras, promovendo a conexão entre essas organizações, produtores, investidores, instituições de ensino e outros atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo. 

  12. O objetivo é desenvolver soluções tecnológicas que aumentem a sustentabilidade e a competitividade do agronegócio brasileiro. 

  13. Nessa parceria, a PwC Brasil contribuirá com conteúdo e estudos globais relacionados à inovação do Agronegócio e desenvolvimento de novas soluções junto ao ecossistema. "Dessa forma, nossa associação ao AgTech Garage, um dos principais hubs de inovação do Agronegócio do mundo, é para nós um movimento estratégico bem-sucedido, uma jornada que iniciamos com a mente aberta e um verdadeiro propósito colaborativo", afirma Luiz Ponzoni, sócio da PwC Brasil e líder de novos negócios. 

   14. Para o CEO da AgTech Garage, José Tomé, "é uma satisfação grande ter a PwC Brasil como parceira do AgTech Garage, pela força e expertise da PwC no agro e pelo entusiasmo que o time demonstrou em poder colaborar com toda a comunidade de inovação do hub para potencializar novas soluções para um agro ainda mais competitivo"! 

  15. Salvador terá o Dia D das campanhas de vacinação contra pólio, sarampo e multivacinação neste sábado (17), das 8h às 17h. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai disponibilizar 151 pontos de imunização espalhados por toda a cidade entre 138 postos fixos e 13 volantes, além de dois thru – na Arena Fonte Nova e no Atakarejo de Fazenda Coutos – onde será possível ter acesso às doses sem a necessidade de descer dos veículos.

   16. Iniciada no último dia 5, a estratégia contra paralisia infantil já imunizou pouco mais de 3,5 mil crianças entre um e menores de cinco anos de idade. O Dia D também será mais uma oportunidade para que os pais levem os filhos, crianças e adolescentes até 15 anos, para analisar a situação vacinal e completar os esquemas, caso necessário.

   17. Entre as vacinas disponíveis estão a contra hepatite A, VIP, Meningocócica C e ACWY, rotavírus, HPV, Pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, dupla adulto, DTP e tríplice viral. Jovens e adultos de 20 a 49 anos também devem buscar os pontos de imunização para se protegerem contra o sarampo.

   18. A CCR Metrô Bahia está com seleção aberta para 17 vagas de Agente de Atendimento Operador de Trem. O cargo exige ensino médio completo e é desejável ensino superior cursando ou completo, além de noções básica de elétrica. Os selecionados receberão capacitação interna oferecida pela empresa e somente após a sua formação passa a conduzir os trens do metrô baiano.

  19. Os interessados devem efetuar as inscrições no site www.ccrmetrobahia.com.br, até o dia 21 de outubro. O salário é compatível com o mercado e os colaboradores também terão direito a outros benefícios. Informações adicionais são disponibilizadas na plataforma. 

  20. A CCR Metrô Bahia é uma empresa do Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessões em infraestrutura da América Latina. Desde 2013, a concessionária é responsável pela construção, manutenção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, por um período de 30 anos, através de uma Parceria Público-Privada (PPP).

  21. O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) vai realizar, ainda este ano, uma auditoria especial no sistema ferry boat, que faz a travessia Salvador-Itaparica, e na travessia Salvador-Mar Grande, para avaliar as causas da qualidade dos serviços prestados à população, em razão da série de denúncias e reclamações feitas por usuários. 

  22. O presidente do TCE/BA, conselheiro Gildásio Penedo Filho, determinou a realização da auditoria em atendimento a um pedido feito pelo conselheiro vice-presidente da Corte, Marcus Presídio, durante a sessão plenária do dia 13 de outubro (última terça-feira), revelando sua preocupação com a qualidade dos serviços que estão sendo prestados à população e citando os problemas que os usuários, especialmente aqueles que fazem a travessia todos os dias, estão enfrentando.

  23. O conselheiro Marcus Presídio observou que tais problemas e dificuldades têm sido relatados diariamente pelos veículos de comunicação, a exemplo das grandes filas, a pouca disponibilidade de guichês de venda, falta de passagens com hora marcada e presença ostensiva de cambistas que cobram preços extorsivos pelos bilhetes de embarque, aproveitando-se justamente das dificuldades, além de carências flagrantes existentes nas embarcações e nos terminais de embarque e desembarque. 

  24. O vice-presidente do TCE/BA ressaltou ainda a relevância do tema e a importância de uma resposta às necessidades da sociedade baiana, sempre em observância estrita às competências constitucionais do Tribunal.

  25. Além de parabenizar o conselheiro Marcus Presídio pela proposta, o conselheiro- corregedor, Inaldo Araújo, destacou a importância de que o TCE/BA esteja atento aos problemas mais concretos que afligem a sociedade, e aproveitou para citar outras questões que também demandam o acompanhamento auditorial, a exemplo das concessões de transporte rodoviário, concessões de rodovias, dos transportes marítimos de travessias a partir de Mar Grande e Morro de São Paulo, dentre outros.

  26. Bolsonaro disse recentemente que a corrupção no Brasil acabou e se vangloriava de ter acabado com a Lava Jato. Hoje, a PF flagrou um senador da República, vice-lider do governo, Chico Rodrigues (DEM-RR) com dinheiro na cueca. É o fim do mundo.