Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DO CORONAVIRUS: BAHIA ESTABILIZA INFECTADOS NA CASA DOS 7.000

São Paulo é o estado com maior número de mortos: 35.063
26/09/2020 às 20:12
1. O Brasil registrou neste sábado 869 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 141.406, segundo dados do Ministério da Saúde. Também foram notificados 28.378 novos casos da doença provocada pelo coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país atingindo 4.717.991.

   2. O Brasil é o segundo país com maior número de mortes por Covid-19 no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em número de casos, abaixo dos EUA e da Índia.

   3. Estado brasileiro mais afetado pela Covid-19, São Paulo chegou a 970.888 casos e 35.063 mortes, mas autoridades locais afirmaram na sexta-feira que no momento não há preocupação com uma possível segunda onda da doença, como tem sido visto em alguns países da Europa.

   4. De acordo com o Ministério da Saúde, o segundo Estado com maior número de óbitos causados pela Covid-19 no Brasil é o Rio de Janeiro, que registrou até este momento 259.670 casos e 18.247 mortes.

   5. Segundo o ministério, o Brasil tem 4.050.837 pessoas recuperadas da doença e 525.748 pacientes em acompanhamento. A taxa de letalidade da Covid-19 no país é de 3,0%.
                                              ****
   6. (BAHIA) Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.128 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 1.977 curados (+0,7%). Dos 305.186 casos confirmados desde o início da pandemia, 291.362 já são considerados curados e 7.272 encontram-se ativos. 

  7. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  8. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  9. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,32%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.517,76), Almadina (6.350,66), Madre de Deus (5.940,36), Itabuna (5.917,75), São José da Vitória (5.108,71).

  10. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 604.757 casos descartados e 74.451 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (26).

  11. Na Bahia, 25.746 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  12. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 49 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
                                                   *****
  13. Um dos grandes desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência, sobretudo intelectual e múltipla, é a inclusão social e o ingresso no mercado de trabalho. Para debater o tema, a Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA) realizará no próximo dia 29, às 10h, o webinário Inclusão Social e Profissional da Pessoa com Deficiência contando com a presença de representantes do Ministério Público do Trabalho - Bahia e da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). O evento será transmitido pelo canal do Youtube da Feapaes-Ba.

   14. Para a pessoa em situação de deficiência seja ela intelectual e/ou múltipla, o trabalho lhe permite desenvolver as suas habilidades cognitivas e sociais. Além de garantir melhor qualidade de vida e autonomia. Estudos apontam também, que o trabalho é fonte de motivação, alegria e sustento para esse público e seus familiares. 

   15. “As pessoas com deficiência precisam de mais oportunidades para desenvolver todo o seu potencial. Por isso é tão importante nos empenharmos nessa luta pela inclusão, para que eles tenham condições de fazer parte da sociedade de uma forma mais efetiva e sem preconceitos”, destaca Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA.

  16. O Governo do Estado divulgou, nesta sexta-feira (25), o calendário para a aplicação dos testes do novo Coronavírus na comunidade escolar da rede estadual no bairro de Cajazeiras, em Salvador. A ação começa na próxima quarta-feira (30), no Colégio Estadual Batista Neves, escola-polo do bairro de Cajazeiras V, que vai atender a sua própria comunidade escolar, assim como a da Escola Estadual Deputado Naomar Alcântara. 

   17. No mesmo dia, o Colégio Edvaldo Brandão Correia, escola-polo do bairro de Cajazeira IV, vai atender a sua própria comunidade escolar. O atendimento acontecerá das 8h às 12h e das 13h às 17h.

  18. As testagens vão percorrer as 21 escolas localizadas na região, em Cajazeiras IV, V, VI, VII, VIII e X; Fazenda Grande II; Dom Avelar; Águas Claras; Castelo Branco e Valéria, com previsão de serem testados 20.625 estudantes, 733 professores e 524 funcionários. A iniciativa é desenvolvida pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB), com a aplicação de testes do tipo RT-PCR, realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).

  19. Ainda nesta sexta-feira (25), foram encerradas as testagens para o novo Coronavírus nas escolas da rede estadual do Subúrbio Ferroviário, no Colégio Estadual Sara Violeta de Mello Kertesz, em Alto da Terezinha. Em duas etapas, o Governo do Estado realizou a aplicação dos testes nas 28 escolas localizadas na região. 

  20. A ação foi realizada de forma centralizada nas escolas denominadas de polos, nos bairros do Lobato, São João do Cabrito, Plataforma, Itacaranha, Alto da Terezinha, São Tomé de Paripe, Paripe, Coutos, Fazenda Coutos, Alto de Coutos, Periperi, Mirantes de Periperi e Vista Alegre de Coutos. E esta é a mesma logística a ser adotada em Cajazeiras e região.

  21. A viagem do governador Rui Costa para os municípios de Santana e Coribe que aconteceria na segunda-feira (dia 28) foi remarcada para terça-feira (29). A programação terá início às 10h, em Santana, onde Rui vai entregar as obras de recuperação do Mercado Municipal, a pavimentação do acesso à Rodovia BA-172, além da ampliação e reforma do Hospital Municipal Dr. Francisco Flores.

  22. Rui também vai autorizar a celebração de três convênios no âmbito do Projeto Bahia Produtiva. Ainda em Santana, o governador participa da entrega da pavimentação da estrada da Serra da Altaneira, das ruas do povoado de Umburanas e da Rua do Alto da Santa Rita, na sede.

  23. Depois, o governador segue para Coribe. No município, às 11h30, vai entregar a requalificação da praça da localidade de Ranchinho e a reforma, ampliação e aquisição de equipamentos do Hospital Municipal Antônio Joaquim Lopes. Haverá ainda inauguração do serviço de urbanização e pavimentação do bairro Novo Horizonte e do centro da cidade. E ainda a entrega do novo Terminal Rodoviária Municipal.