Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ABERTURA PARCIAL DE PRAIAS EM SALVADOR RECEBE CRITICAS E TEVE PROTESTO

Ainda há 7.348 pacientes infectados com coronavirus no estado da Bahia
18/09/2020 às 10:07
  1. A população que curte as praias de Salvador não gostou da decisão tomada pelo prefeito ACM Neto de só liberar algumas praias, de segunda a sexta para o banho de mar; outras, de terça a sexta; com o Porto da Barra, a melhor praia da cidade, seguindo fechada. Arguiu-se que o prefeito estabeleceu critérios em decreto e vem adotando medidas muito restrititas, o que não acontece em outras cidades do litoral e que tiveram situações muito mais complicada do que Salvador, casos, por exemplo, de Recife, Fortaleza e Rio de Janeiro, além de cidades do interior de São Paulo.

  2. A decisão está tomada e o prefeito alega que teme aglomerações e possível aumento de infectados, o que não aconteceu com a abertura dos shoppings e dos bares e restaurantes. Há protocolos muito rígidos e que vêem sendo seguidos pelos proprietários dos estabelecimentos e pelos baianos. Além disso, situação mais complicada para a população é o uso do transporte público por ônibus e metrô e a presença nas feiras livres. Hoje, o bolteim da SESAB dá uma taxa de ocupação de leitos pacientes em UTI adulto de 47%.

   3. Os bairros de Nordeste de Amaralina, Águas Claras e Santa Cruz terão as medidas restritivas para o enfrentamento ao coronavírus prorrogadas por mais sete dias. Com isso, as atividades econômica nesses locais continuarão funcionando com limitações. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto nesta sexta-feira (18), durante a inauguração do Parque Lagoa dos Pássaros, no Stiep. Na ocasião, o prefeito comunicou o fim das ações setorializadas em Pernambués, Mata Escura e São Cristóvão.

   4. De acordo com balanço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apenas ontem (17) foram realizados 42 testes rápidos para detecção do coronavírus no Nordeste de Amaralina, sendo que sete casos deram positivos. Em Águas Claras, dos 93 testes efetuados, 18 deram positivos para a doença. Em Santa Cruz, foram aplicados 126 testes, que resultaram em 26 casos positivos.  

   5. Esses três bairros seguem com medidas restritivas parciais. Os estabelecimentos que não prestam serviços essenciais só poderão funcionar em horário das 10h às 16h, obedecendo a todos os protocolos de segurança para conter a disseminação da Covid-19. A fiscalização é feita diariamente pela força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).

   6. Além disso, a Prefeitura também promove ações de apoio aos cidadãos, que envolvem realização de testes rápidos, distribuição de cestas básicas e máscaras de proteção, medição de temperatura e higienização de ruas.

  7. No boletim SESAB, na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.364 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 1.988 curados (+0,7%). Dos 292.019 casos confirmados desde o início da pandemia, 278.490 já são considerados curados e 7.348 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  8. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  9. Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,75%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.289,18), Almadina (6.131,04), Itabuna (5.652,77), Madre de Deus (5.461,53), Dário Meira (5.051,35).

  10. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 574.286 casos descartados e 71.596 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (18).

  11. Na Bahia, 24.568 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  12. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 49 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.
                                                                       *****
                                               
  13. Os contribuintes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) cujos veículos têm placas que terminam em 9 e 0 ainda podem quitar o imposto dentro do prazo estabelecido pelo calendário anual publicado pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba).

   14. Para as placas de final 9, o prazo se encerra no dia 30 de setembro, quando vence a cota única ou a terceira cota mensal para quem optou pelo parcelamento desde julho. Já o prazo para as placas de final 0 é o dia 1º de outubro.

   15. Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos. O pagamento também pode ser feito via aplicativos do Banco do Brasil e site do Bradesco, informando-se o número do Renavam. Todas as informações poderão ser consultadas no site da Sefaz-Ba ou por meio do call center da secretaria (0800 071 0071).

   16. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela. Os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2020. No entanto, o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes.

   17. Com a adesão do PL, a  candidatura de Jailton Santana a prefeito de Madre de Deus e Nita a vice está composta por oito partidos. São eles: PTB, Avante, PP, PCdoB, DEM, PSD, PMB e PL .

  18. "Agradecemos a confiança depositada em nós pelos dirigentes partidários, bases partidárias e comunitárias e candidatos a vereador. A responsabilidade é grande e vamos vencer. Juntos iremos construir uma Madre de Deus com oportunidades para a sua população", frisou Jailton Santana. 

   19. "Tivemos toda a liberdade e autonomia  da Executiva estadual para se fosse o caso lançarmos uma candidatura própria. Entretanto, o pré-candidato Paulo Sérgio Teiú não reuniu forças suficientes para ir à disputa, e de forma isolada foi apoiar o candidato do PSB", esclareceu Jibson Coutinho de Jesus Júnior, presidente do PL em Madre de Deus.

   20.  Segue até segunda-feira (21) a Escuta on-line para Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) do Ensino Médio A Secretaria da Educação do Estado está realizando, até segunda-feira (21), uma Escuta On-line para que os estudantes baianos possam contribuir na elaboração do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) - Etapa do Ensino Médio. 

   21. O objetivo é representar, da melhor forma possível, as expectativas, os anseios e as necessidades dos jovens por meio do subsídio da escrita e aperfeiçoamento do processo de implementação do Novo Ensino Médio no Estado da Bahia. A Escuta On-line está disponível para acesso o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). 

   22. A superintendente de Políticas para a Educação Básica (SEC), Manuelita Brito, disse que é fundamental ouvir os estudantes neste momento de transição curricular. “É a oportunidade dos estudantes apresentarem suas inquietações, nos ajudando a construir um currículo que será uma real

   23. O colunista do portal Aqui Tem Fofoca, Guilherme Beraldo, tem feito sucesso com seu canal no Youtube, que leva o mesmo nome. O instagramer, que já tem mais de 85 mil seguidores em seu perfil, completa 2 meses com o programa de comentários do universo das celebridades, entre outras variedades e celebra a marca de mais de 11 mil seguidores no canal. Em breve, o profissional expandirá para o formato televisivo, vem coisa boa por aí. 

Conheça o canal no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCiCU5RkyQu26B1jJemIr1Hw/featured?view_as=subscriber