Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CAI PARA 7.695 CASOS ATIVOS COVID NA BAHIA; PRAIAS SSA SEGUEM FECHADAS

Educação (SEC) e da Saúde (SESAB), foi lançada, uma cartilha sobre o tema suicidio
11/09/2020 às 09:30
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.239 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 2.330 curados (+0,9%). Dos 277.327 casos confirmados desde o início da pandemia, 263.814 já são considerados curados e 7.695 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (29,29%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.093,26), Almadina (5.911,42), Itabuna (5.305,71), Dário Meira (4.976,66), Salinas da Margarida (4.793,52).

   4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 523.864 casos descartados e 85.558 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (10).

   5. Na Bahia, 24.204 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 44 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
                                                   ******
  7. tilizar os recursos da telemedicina para o acompanhamento de atenção básica voltado ao combate ao coronavírus e demais patologias. Esse é o objetivo do Salvador Protege, programa implantado pela Prefeitura de Salvador como forma de implementar de maneira qualitativa os serviços de prevenção e monitoramento no âmbito da saúde primária do município.

   8. Implantado em junho passado, o programa ganhou destaque nacional e será apresentado nesta sexta-feira (11), a partir das 17 horas, pelo titular da pasta soteropolitana, Leo Prates, aos gestores de todo o país durante o Debate Virtual do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS.

  9. “Nosso intuito com essa implementação foi proteger e cuidar das pessoas, famílias e comunidades impactadas pela pandemia da Covid-19. O projeto permitiu envolver o trabalho das Unidades Básicas de Saúde (UBS), em complemento às atividades já realizadas pelos agentes de saúde e de combate às endemias. 

  10. Além disso, conseguimos rastrear as pessoas contactadas, no intuito de bloquear transmissão, assim como acompanha os casos do novo coronavírus ao longo do tempo, fato que nos auxiliou na contenção da disseminação da Covid-19 e, consequentemente, no sucesso das fases de retomada da economia”, afirmou Prates.

  11. Mais de 60 mil animais já foram imunizados contra a raiva em Salvador durante a Campanha de Vacinação iniciada no dia 17 de julho. A partir desta sexta-feira (11) até o próximo domingo (13), a estratégia será retomada pelo terceiro final de semana consecutivo nos drives-thru e no Med Móvel.

  12. Os drives estão disponíveis na Arena Fonte Nova e na Praça do Sol, no bairro de Periperi, das 09h às 16h. Os animais são vacinados exclusivamente dentro do carro, para facilitar o acesso as doses nesse sistema.

   13. Já o Med Móvel estará com uma equipe também, das 09h às 16h, na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula. A meta é vacinar, pelo menos, 180 mil animais na cidade, portanto, os tutores dos bichos devem estar atentos ao calendário vacinal.

   14. Além das ações itinerantes, a Campanha segue de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h em mais de 92 postos de saúde espalhados pela cidade. Neste período de Campanha, os agentes de combate às endemias percorrerão as ruas dos bairros do município com a aplicação da vacina em pontos volantes.

   15. O oitavo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo a agosto, projetou a produção baiana de cereais, oleaginosas e leguminosas, em torno de 9,7 milhões de toneladas, para este ano, o que representa uma expansão de 17,2% na comparação com 2019. 

  16. Em julho, o levantamento apontava uma safra anual de 9,5 milhões de toneladas. Em relação à área, o IBGE projeta uma ligeira retração de 0,4% tanto na plantada quanto na colhida na comparação anual, registrando, em ambos os casos, uma extensão aproximada de 3,1 milhões de hectares. A produtividade média estimada é de 3,1 ton/ha, cerca de 17,7 % superior à do ano passado. 

   17. As informações, divulgadas nesta quinta-feira (10), foram sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

   18. “Este é um resultado que comprova as políticas acertadas do Governo da Bahia de estímulo à produção agrícola. Importante salientar que, mesmo em meio à pandemia do coronavírus, este é o melhor resultado da série histórica da produção baiana de cereais, oleaginosas e leguminosas”, ressaltou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

   19. A lavoura de soja, cuja colheita está finalizada, ficou estimada em seis milhões de toneladas, a segunda maior da série histórica do levantamento – inferior apenas à de 2018 (6,2 milhões de toneladas). Com isso, houve expansão de 13,5% em relação ao volume produzido em 2019. A área colhida de 1,6 milhão de hectares superou em 2,6% a safra anterior.

   20. Dentro da programação da campanha Setembro Amarelo, desenvolvida em parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB), foi lançada, nesta quinta-feira (10), no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, uma cartilha sobre o tema e o gibi "Azidea! Conversando sobre a vida", direcionados a professores e estudantes da rede estadual. Produzido pelo Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor,  desenvolvido pela SEC, o material tem o objetivo de orientar e estimular a reflexão sobre o tema na comunidade escolar.

   21.  “A família e os desafios em tempos de pandemia” é o tema da webinar que a Apae Salvador realiza nesta quinta-feira (10.09), às 19h, com a participação especial da psicóloga e pedagoga Fernanda Burgos, sócia fundadora da Desenvolver Bahia. O encontro virtual vai servir para reunir profissionais e famílias de assistidos da instituição para discutir e analisar como tem se dado o processo de inclusão escolar no último semestre. 

  22. “Sabemos que a pandemia criou obstáculos, mas nosso trabalho se manteve ativo. Conseguimos, através de ações virtuais, continuar nosso contato com as famílias, que se adaptaram ao momento”, disse a coordenadora pedagógica da Apae Salvador, Itana Lima. A webinar será transmitida pelo canal da Apae Salvador no Youtube. 

  23. A ação faz parte do Programa de Apoio de Inclusão Escolar da Apae Salvador, que ocorre sempre presencialmente. “Precisamos reformular tudo, mas o importante é que conseguimos continuar”, disse Lima. A webinar vai contar com a presença de mães de assistidos, que irão compartilhar suas vivências diárias durante a pandemia. A importância da parceria da família no estímulo à inclusão também será abordada pela psicóloga Fernanda Burgos.