Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CAI PARA 10.633 CASOS ATIVOS DA COVID NA BAHIA E 53 MORTES EM 24H

Na Bahia, 22.676 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
31/08/2020 às 08:03
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 665 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 1.230 curados (+0,5%). Dos 256.727 casos confirmados desde o início da pandemia, 240.697 já são considerados curados e 10.633 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 415 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (30,06%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (5.727,53), Almadina (5.655,20), Itabuna (4.880,34), Dário Meira (4.845,94), Salinas da Margarida (4.685,01).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 477.174 casos descartados e 83.499 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (31).

   5. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 53 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.
                                                           *****
  6. Após meses de expectativa, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, que é também presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), fez uma reunião para anunciar os nomes do vereador Fábio Nunes (PSD) e do presidente da Câmara, Miguel Leles, do mesmo partido, como pré-candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

   7. O anúncio feito em vídeo foi divulgado nas redes sociais e mostrou que, além dos pré-candidatos, o encontro contou com participação do deputado federal Sérgio Brito (PSD). Segundo Eures, que está na segunda gestão, sendo eleito em 2012 e reeleito em 2016, a escolha dará continuidade às melhorias implementadas no período.

  8. O prefeito ACM Neto inicia nesta terça-feira (01), às 9h30, a obra de construção da ponte sobre o Rio Camarajipe, na Ligação Iguatemi-Paralela, que vai permitir maior fluidez no tráfego em um dos pontos mais movimentados da cidade.

  9. A solenidade acontece em frente à Tend Tudo, na região da Avenida Tancredo Neves. Na mesma ocasião, o prefeito oficializa a criação de novos bairros em Salvador e fala sobre as medidas contra a Covid-19, bem como a respeito da continuidade da fase três da retomada das atividades.

  10.  A Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SESAB), realizará diversas ações na Campanha do Setembro Amarelo, durante todo o mês. A abertura da campanha de prevenção ao suicídio será marcada por uma live, nesta terça-feira (1°), às 10h, através do link: http://bit.ly/abertura_setembro_amarelo

   11. A superintendente de Recursos Humanos da SEC,  Maria do Rosário Muricy, falou sobre a finalidade da campanha. "O objetivo desta iniciativa é conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, buscando a prevenção e o combate ao suicídio".

   12. As lives acontecerão semanalmente, durante todo o mês de setembro, com transmissão pelo canal do YouTube do Instituto Anísio Teixeira (IAT). Também serão promovidas  oficinas on-line de prevenção ao suicídio, com o tema “A vida é a melhor escolha! É preciso agir!, com os psicólogos  do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor da SEC. Servidores, docentes, estudantes e comunidade escolar em geral são o público-alvo das oficinas.

  13. O deputado estadual Dr. David Rios encaminhou Moção de Pesar pela morte, aos 75 anos, do escritor, geólogo e Assessor de Assuntos Culturais, por 14 anos, da Assembleia Legislativa da Bahia (Al-ba), Délio Pinheiro. Como editor, Délio Pinheiro, ao lado do jornalista Paulo Bina, foi responsável pela Coleção Gente da Bahia e Mestres da Literatura Baiana.  

  14. Para David Rios, “a cultura e, particularmente, a literatura da Bahia ficou mais pobre sem  Délio Pinheiro, um profissional que soube, como poucos, apreciar a arte, fazendo da vida uma arte e da arte uma vida”.

 
  15. A Coleção Gente da Bahia se reporta   à vida e obra de artistas e pessoas que marcaram o imaginário da baianidade, como a Dama de Roxo, o artista plástico Carybé, o mestre decapoeira Pastinha, o economista Rômulo Almeida, o radioamador Gabriel Saraiva, o chargista Lage, o poeta Damário da Cruz, o cartunista Lage e tantos outros que, em Salvador, e no interior da Bahia, contribuíram, com seu jeito peculiar, para demarcar o território simbólico do baiano de ser baiano. 

   16. Já a série Mestres da Literatura Baiana, em convênio  com a Academia de Letras da Bahia ((ALB), resgatou e patrocinou obras inéditas e até esgotadas de baianos escritores  como Florisvaldo Mattos, Ruy Espinheira Filho, Afonso Manta, João Mangabeira, João Carlos Teixeira Gomes, Hélio Pólvora, Jorge Hage e  Hildegardes Viana, dentre outros. Délio Pinheiro foi também diretor do Instituto de Geociências da Universidade Fdederal da Bahia.

   17. É com profundo pesar que a Polícia Militar da Bahia informa o falecimento do soldado PM  Albert dos Santos Oliveira,  39 anos, na manhã desta segunda-feira (31), vítima de disparos de arma de fogo, dentro do seu veículo, no Centro Administrativo da Bahia. As circunstâncias serão esclarecidas após investigação.

  18. O policial militar, que era lotado no Batalhão de Guardas da PM,integrava as fileiras da corporação há 10 anos. Deixa dois filhos.

  19. Em encontro realizado pela  Associação Cultural e  Inclusão Social (ACIS) no  Alto da Chapada do Rio Vermelho e  entorno do Nordeste de Amaralina, com presença de representantes do poder público e de mães da comunidade  que  relataram  sofrimento familiar decorrente  do ingresso dos filhos  no mundo das drogas, o  vereador Marcos Mendes (PSOL), Presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente cobrou políticas públicas estaduais e municipais nas áreas de educação, saúde, lazer, esporte, cultura e geração de emprego e renda direcionadas aos jovens do Alto da Chapada do Rio Vermelhoco .

   20. No terceiro final de semana após início da fase dois de retomada das atividades em Salvador e da reabertura de bares e restaurantes, a força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) interditou sete estabelecimentos do tipo e uma barraca, dispersando ainda seis aglomerações. Os bares foram interditados nos bairros de Sussuarana, Vila Rui Barbosa, Ribeira, Caminho de Areia e Liberdade. Também houve o fechamento de de uma barraca em Campinas de Brotas. Ao todo, foram realizadas 1.479 vistorias. 

  21. Segundo o diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão Júnior, a principal causa de interdições tem sido o desrespeito ao horário de funcionamento, que, pelo protocolo, é das 12h às 23h, sem tempo de tolerância. “Algumas pessoas já entenderam e estão cumprindo, mas alguns ainda não cumprem. Não sei se por falta de mais organização em relação à cozinha, sobre o limite de horário para fazer os pedidos, ou por achar que não será pego pela fiscalização. Mas nós estamos fiscalizando e não há tolerância para o desrespeito do horário”, diz. 

O diretor lembra que os protocolos foram estabelecidos em comum acordo com os empresários para garantir uma reabertura com segurança nesse momento de pandemia e que, portanto, o horário precisa ser seguido. “Se o decreto determina que o estabelecimento tem que estar fechado às 23h, ele precisa estar fechado às 23h, com as atividades encerradas e de portas baixadas”, salienta.