Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ACM NETO FALA NA QUARTA SOBRE NOVOS ANÚNCIOS RELACIONADOS À COVID

ACM Neto fará novos anúncios relacionados ao enfrentamento da Covid-19 e estará à disposição da imprensa.
25/08/2020 às 10:47
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Brasil registrou mais 1.271  mortes causadas pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) nas últimas 24 horas, fazendo o total subir para 116.580, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (25) pelo Ministério da Saúde. A alta corresponde a um crescimento de 1,1%.

  2. De acordo com a pasta, os novos casos confirmados de Covid-19 são 47.134, totalizando 3.669.995. O aumento foi de 1,3%. Já a taxa de letalidade ficou em 3,2%.

  3. As informações do Ministério da Saúde são coletadas diretamente com as Secretarias Estaduais de Saúde. Os dados incluem pessoas sintomáticas e assintomáticas, o que significa dizer que, nesse último caso, são pacientes que foram ou estão infectadas, mas não apresentaram sintomas da doença.

  4. Na segunda-feira (24), o número de óbitos era 115.309, enquanto o de pessoas com a doença era de 3.622.861.

   5. (BAHIA): Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.731 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,6%) e 4.095 curados (+1,9%). Dos 240.939 casos confirmados desde o início da pandemia, 224.036 já são considerados curados e 11.852 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

   6. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  7. Os casos confirmados ocorreram em 414 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (30,88%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Almadina (4.941,43), Dário Meira (4.547,15), Salinas da Margarida (4.257,36), Itapé (4.189,02) e Ibirataia (4.120,95).

   8. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 446.294 casos descartados e 85.077 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (25).

   9. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 70 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.
                                                     *****
  10. As inscrições para o Curso Preparatório ao Ensino Superior, promovido pela Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso), prosseguem até o próximo domingo, 30. Os interessados devem se cadastrar através do site oficial (www.feiradesantana.ba.gov.br), no link do Qualifica Feira.

  11. Estão sendo oferecidas 1500 vagas e são destinadas aos estudantes cadastrados no CADÚnico e concluintes do ensino médio em escola pública. O acesso ao curso é totalmente gratuito e conta com materiais de sites confiáveis, com vídeo aulas, simulados on-line, textos da atualidade, correções das redações e muito mais.

  12. Este ano, em função do coronavírus e por força de decretos municipais para conter a proliferação da Covid-19, as aulas presenciais do curso foram substituídas pela modalidade digital, através da Plataforma EAD. Desta forma, o Governo Municipal garante a continuidade da preparação dos alunos para o Enem e vestibulares, mesmo durante o período da pandemia.

  13. Nesta versão EAD, o curso preparatório para ingressar no ensino superior conta também com as parcerias da Faculdade Multivix, Uninassau, Fael e Unimar, que ofertam conteúdos especiais direcionados para a boa preparação e o aprendizado dos alunos.

   14. Os interessados podem clicar também no link da inscrição: http://www.seadmdmi.feiradesantana.ba.gov.br/inscricao/inscricao/inscricao.faces?evento_id=4

  15. O prefeito ACM Neto inicia nesta quarta-feira (26), às 10h, as obras de requalificação do Terminal da Barroquinha. O projeto, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), prevê a implantação de praça com academia de ginástica e quadra poliesportiva, nova iluminação em LED, ordenamento dos ambulantes, reorganização das paradas de ônibus e nova pavimentação em concreto, além de estacionamento. 

  15. Salvador é, pelo segundo ano consecutivo, a capital do país mais eficiente no que se refere à execução dos pagamentos de seus compromissos, segundo o Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais de 2020, divulgado hoje (25) pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia.

  16. A publicação analisa a gestão fiscal dos estados e dos municípios no ano de 2019, e Salvador obteve o índice de 0,1%, sendo a capital que exibe a melhor qualidade no planejamento de suas despesas. Este índice de eficiência baseia-se no exame da quantidade de despesas reconhecidas e liquidadas que foram transferidas como restos a pagar para o exercício seguinte ou que foram quitadas no próprio exercício.

  17. "O índice de 0,1% significa que, para cada R$1.000 de despesa reconhecida, o município quitou R$ 999 no próprio exercício. Mais ainda: além de exibir o menor índice, no ano de 2019 Salvador superou em 28 vezes a média dos percentuais de todas as capitais, que ficou em 2,8%, garantindo aos nossos fornecedores a tranquilidade e a certeza de que os valores correspondentes aos bens e serviços adquiridos lhes serão pagos pronta e tempestivamente", avaliou o secretário municipal da Fazenda, Paulo Souto.

   18. Um projeto de lei, em trâmite na Câmara de Vereadores de Salvador, visa incentivar a implementação de políticas públicas para a inclusão da população surda de Salvador nos órgãos da Administração Municipal que promovem atendimento direto ao público.

  19. O objetivo é capacitar os servidores para atender os portadores de deficiência auditiva, por meio de palestras de conscientização e treinamentos da Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS. A proposta prevê também o estabelecimento de convênios com entidades ou associações para agregar tradutores e intérpretes nos órgãos da administração pública do município, empresas concessionárias e permissionárias.

  20. O autor do projeto e vereador, Joceval Rodrigues (Cidadania), afirma que o mesmo visa oportunizar que a cidade se torne referência em libras de forma presente na vida social, política e econômica dos cidadãos. 

  21. “Atualmente muitas discussões são feitas a respeito da inclusão social de pessoas surdas, dentre outras questões ligadas ao tema da acessibilidade e do direito à igualdade, por isso, dentro desta nova dinâmica estrutural que estamos vivenciando, o reconhecimento do uso da língua de sinais tem se tornado fator primordial, para que a construção de conhecimentos por parte dos surdos se efetive, levando em consideração os aspetos linguísticos, históricos e sociais”.