Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

3º FASEAMENTO ABERTURA DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS COMEÇA DIA 24 EM SSA

Prefeito ACM Neto anuncia na quinta-feira o que vai reabrir. Há possibilidade de cinemas seguirem fechados.
19/08/2020 às 09:35
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.618 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,6%) e 3.398 curados (+1,7%). Dos 224.659 casos confirmados desde o início da pandemia, 205.555 já são considerados curados e 14.493 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (31,68%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Almadina (4.941,43), Dário Meira (4.547,15), Salinas da Margarida (4.257,36), Itapé (4.189,02) e Ibirataia (4.120,95).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 421.313 casos descartados e 85.886 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (19).

  5. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 69 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.
                                                    ****
  6. A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para tratar pacientes com a Covid-19 caiu para 54% nesta quarta-feira (19), repetindo o número de ontem (18). O percentual tem se apresentado em até 60% desde o início da fase dois da retomada, em 10 de agosto, com queda mais acentuada nos últimos dias, o que pode permitir que a cidade entre no começo da próxima semana em um novo momento de reabertura.

  7. Anteontem (17), o percentual foi de 55%. Antes disso, na semana anterior, cravou 57% no dia 10, se mantendo assim até o dia 12. Já em 13 e 14 de agosto, a taxa oscilou para 60%. Em 15 e 16, ou seja, no último final de semana, ela alcançou 57% e 56%, respectivamente.  

   8. O protocolo conjunto elaborado pela Prefeitura e governo do Estado determina que, para entrar na fase três da retomada, é preciso que a taxa de ocupação de leitos exclusivos para tratar pessoas com a Covid-19 se mantenha em até 60% por cinco dias. É necessário ainda um intervalo de 14 dias da fase dois. Entretanto, cabe ao município, em comum acordo com o Estado, essa definição final.

   9. “Podemos ter um adiamento parcial da fase três. Estamos ainda avaliando. Cinemas e clubes sociais podem continuar com as atividades suspensas, para que a gente ganhe mais tempo para analisar os números e agirmos com mais segurança. Até agora, temos tido dados positivos, apesar dos casos isolados de paredões e aglomerações que registramos no final de semana, e que foram e continuarão sendo coibidos”, disse o prefeito ACM Neto esta semana.

   10. Amanhã (20), o prefeito fará, em coletiva na Associação Comercial da Bahia, no bairro do Comércio, anúncios relacionados à fase três da retomada. Pelo protocolo, estarão aptos a funcionar parques de diversões e parques temáticos, teatros, cinemas, casas de espetáculos, clubes sociais, recreativos e esportivos, centros de eventos e de convenções.

  11. O secretário municipal de Saúde, Leo Prates, ressaltou que os índices de ocupação de leitos de UTI são animadores mesmo com a retomada de atividades econômicas, religiosas e culturais, e que há uma grande expectativa em relação a essa estabilização. “Seguiremos monitorando a circulação do vírus na cidade, bem como a variação da taxa de ocupação.

  12. O sistema de saúde tem se comportado bem mesmo com o início das duas primeiras fases de reabertura e a nossa observação permanecerá de forma criteriosa para que a gente continue o processo de retomada da economia sem gerar um colapso na nossa rede”.
                                                      *****
  13. Para homenagear o folclore brasileiro, um dos mais ricos em diversidade do mundo, o Salvador Norte Shopping e o Salvador Shopping prepararam um material especial para as crianças, em suas redes sociais (@salvadornorteshopping e @salvadorshopping). 

  14. A partir de hoje, 19/08, estarão disponíveis, tanto no Facebook, quanto no Instagram, cards interativos e a cartilha “Brincando com o Folclore em Casa”. São caça-palavras, jogos dos 7 erros, labirinto, palavra cruzada e desenhos para colorir que remetem aos personagens das lendas e mitos da nossa cultura.

  15.  A cartilha poder ser impressa ou usada no tablet. No sábado, 22/08, às 17h, os pequenos poderão acompanhar, pelo story dos shoppings, uma contação de história. A escritora Lucianna Ávila (@ovoodaxica) dará voz à lenda “A Criação da Noite”, adaptada do livro Lendas Indígenas, de Iray Galvão. A ação do Salvador Norte e Salvador Shopping é uma forma de divertir a criançada e manter viva nossas tradições culturais.

  16. O ex-presidente da Câmara Municipal de Salvador, Pedro Godinho (DEM), sugere à gestão municipal colocar o nome do cientista Elsimar Coutinho em um equipamento urbano da nossa cidade.

   17. “Elsimar Coutinho foi a minha grande inspiração na luta que sempre travei pelo planejamento familiar. É uma perda irreparável para o nosso país .O professor Elsimar Coutinho vai fazer muita falta para a ciência e deixa um legado para a humanidade”, frisou.

  18. Pedro Godinho afirma ser um grande admirador do cientista e do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (CEPARH), criado por Elsimar Coutinho. Ambos foram parceiros na luta pelo planejamento familiar. "O trabalho de Coutinho foi a inspiração para a bandeira política que sempre  travamos neste sentido", afirmou

  19. A Câmara Municipal de Salvador aprovou nesta quarta-feira (19), o projeto de indicação para que a prefeitura possa ofertar gratuitamente a aplicação de testes para detecção da Covid-19 em agentes do sistema funerário da capital baiana. 

  20. O autor da proposta e vereador, Joceval Rodrigues (Cidadania), afirma que a categoria é essencial em tempos de pandemia, já que o índice de mortalidade aumenta consideravelmente. 

  21. “A manipulação de cadáveres envolve questões sanitárias, que, no atual contexto pandêmico, ainda que sejam minuciosamente observadas, não excluem o grande risco de contaminação pelo COVID-19 a qual estão sujeitos os agentes do  sistema funerário, devido ao sepultamento de pessoas infectadas”, explicou Joceval. 

  22. O projeto seguirá para aprovação do prefeito ACM Neto. Em caso de sanção, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) ficará responsável pela organização da estratégia.