Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO DOS SHOPPINGS EM SALVADOR SEGUEM FECHADAS

Brasil registra 86.442 mortos pela Covid 19 segundo dados do Ministério da Saúde. Óbitos na Bahia 3.140
25/07/2020 às 10:13
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (BRASIL): Neste sábado, o Brasil ultrapassou a marca de 86 mil mortes causadas pela Covid-19 . O país agora tem 86.442 mortos pela doença, sendo que 1.204 são das últimas 24 horas. A taxa de letalidade permanece em 3,6%.

  2. O Ministério da Saúde confirma ainda que o país registrou 51.011 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), seguindo o padrão da média alta observada durante toda a semana. O total é de 2.394.377. 

   3. A contagem de casos realizada pelas Secretarias Estaduais de Saúde inclui pessoas sintomáticas ou assintomáticas; ou seja, neste último caso são pessoas que foram ou estão infectadas, mas não apresentaram sintomas da doença.

   4. Na última quinta-feira (23), registrou o segundo recorde em número de casos da Covid-19 em 24 horas: foram 59.961. O total era de 2.287.475. Os óbitos fecharam em 84.082, com 1.311 novos registros em um dia.

  5. Na sexta-feira (24), às 20h, o consórcio divulgou o balanço com os números consolidados do dia, que contabilizou 1.178 mortes confirmadas em 24 horas pelas secretarias estaduais de saúde, elevando o total para 85.385.

   6. (BAHIA): Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.632 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,5%), 44 óbitos (+1,4%) e 4.206 curados (+3,4%). Dos 146.399 casos confirmados desde o início da pandemia, 128.739 já são considerados curados, 14.520 encontram-se ativos e 3.140 tiveram óbito confirmado de Covid-19.

  7. Os casos confirmados ocorreram em 407 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (36,13%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.428,69), Itajuípe (3.103,80), Dário Meira (2.903,83), Almadina (2.708,64) e Ipiaú (2.576,68).

  8. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 296.542 casos descartados e 81.276 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (25).

  9. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 3.140 mortes pelo novo coronavírus. Em virtude da disponibilização da base de dados relacionada aos óbitos da Covid-19, os interessados no detalhamento dos perfis podem fazer o download do arquivo completo.

  10. A primeira unidade de referência no tratamento de doenças do fígado no território baiano foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (24), no Engenho Velho de Brotas, em Salvador. Vinculada ao Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), a Unidade de Fígado recebeu R$ 1,1 milhão em investimentos e será focada no atendimento a pacientes com hepatites virais.

  11. Representando o governador Rui Costa, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, fez a entrega. “Essa unidade vai matriciar as policlínicas em todo o estado, já que gastrohepatologistas lotados nestas unidades estarão conectados a todo o tempo com esta unidade, por meio da telemedicina, contribuindo para a descentralização do atendimento das doenças hepáticas em todo o território”.

  12. Com expectativa de atender 500 pacientes por semana, a Unidade de Fígado conta com salas de procedimentos e multidisciplinar, além de ultrassonografia, farmácia e consultórios. O diretor da unidade, o hepatologista Raimundo Paraná, afirmou que “se trata de um equipamento que veio para somar, de modo a reduzir as lacunas no serviço público para atender os pacientes com doença de fígado, uma doença de extrema prevalência, que atinge milhões de brasileiros”.

  13. Além de usuários que sofrem com hepatites virais, o local receberá também pacientes com doenças hepáticas autoimunes; induzidas por drogas; nódulos; hepáticos; doenças hepáticas crônicas; e ainda fará atendimento a pacientes no pré e pós-operatório de transplante hepático. A Unidade de Fígado do Cedap fica na Rua do Travador, sem número, no Parque Solar Boa Vista.

  14. Mata de São João- O Boletim Epidemiológico divulgado na tarde de ontem (24) pela Secretaria de Saúde de Mata de São João (SESAU) mostra uma desaceleração considerável na curva de crescimento de contaminação pelo novo coronavírus, nos últimos oito dias. A quantidade de novos casos registrados pelo Município entre os dias 17 e 24 deste mês foi a menor das últimas quatro semanas.

  15. No período analisado, 40 pessoas contraíram a covid-9. Esse número representa uma queda de 39% em relação à semana de 10 a 17 deste mês, que teve 66 pessoas a mais testadas como positivo para o vírus em Mata de São João. O percentual de aumento de 13,6% nos oito últimos dias significa uma redução animadora em relação à média de 26%, registrada nas quatro semanas anteriores.

   16. O balanço das pessoas curadas também levou esperança e otimismo aos gestores públicos do Município, que têm trabalhado incansavelmente em ações de prevenção e de combate à doença. Na última semana, 35 pessoas foram curadas, perfazendo um crescimento de 24,3%, em relação à semana anterior (16%).

   17. Já a quantidade de pessoas em tratamento domiciliar caiu em 3% na semana entre 17 e 24 de julho. Das quatro semanas anteriores, a única que havia registrado queda neste quesito foi a de 26 de junho a 3 de julho, com uma redução de 6% de pacientes doentes que se curam em suas residências. A quantidade de pacientes internados manteve-se estável em sete.

   18. O Boletim Epidemiológico diário divulgado ontem registrou um total de 343 casos, 191 pacientes recuperados, 141 em tratamento domiciliar, 7 internados e 59 em monitoramento pela SESAU. Quatro pessoas morreram vitimadas pelo covid-19 em Mata de São João, que registra taxa de letalidade (proporção entre o número de infectados e de óbitos) de 1,2%. Abaixo da média do Brasil, que é de 3,6%, e da Bahia, que é de 2,1%.

  19. Na página do YouTube Educação Bahia (www.youtube.com/user/educacaobahia1), estudantes da rede estadual de ensino que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) conferiram, nesta sexta-feira (24), um aulão virtual voltado à disciplina de Biologia, ministrado pelo professor Uelem Moura. 

  20. A atividade visa auxiliar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio na preparação para o ENEM 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A iniciativa faz parte do projeto ENEM 100%, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). 

   21. O professor Uelem Moura falou dos assuntos abordados no aulão. "Nessa aula, falamos sobre núcleos e ácidos nucleicos, que são assuntos muito cobrados nas questões das provas do ENEM. Dentro desta explicação, abordamos a replicação do DNA, de como e porque é bidirecional, e os cromossomos, entre outros", destacou. Uelem ressaltou ainda a importância da atividade.

  22.  "É fundamental como fonte de aprendizagem, principalmente para os estudantes do 3º ano, devido as datas das provas já estarem definidas."    

  23. Os aulões virtuais, que ficam disponíveis para assistir após a live, acontecem todas às terças e sextas, às 16h, até o dia 18 de setembro, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o exame. No Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), o estudante ainda tem à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas. 

   24. A SEC também disponibilizou o que chamamos de 'Trilhas do ENEM' para ajudarmos os estudantes nesse planejamento e ninguém ficar navegando à toa nos livros didáticos e no ciberespaço. A ferramenta é uma sequência de temas e assuntos escolhidos por especialistas no exame, com os tópicos necessários para organizar a rotina e se dar bem nas provas. 

   25. Se forem seguidas de forma diligente e com perseverança, com certeza, ajudarão a organizar a rotina, que deve incluir, também, bons hábitos: dois litros de água por dia; algumas paradas para alongar o corpo; elaboração de sínteses e mapas mentais; e, claro, momentos de distração, tudo em doses bem equilibradas", destacou a superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito.