Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TAXA DE OCUPAÇÃO DE LEITOS COVID BA CAI PARA 79%. SEGUE TUDO FECHADO.

Em Salvador, fica mais distante a reabertura do comércio com a taxa de 79%. Só abre com - 75 por determinação de Rui e Neto.
17/07/2020 às 19:24
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (BRASIL)O Brasil registrou 1.163 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas. Com os dados atualizados pelo Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (17), o País acumula 77.851 óbitos por conta da doença sistêmica provocada pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade, que é o percentual de vítimas entre os infectados, está em 3,8%. 

   2. As secretarias estaduais de saúde também notificaram 34.177 casos da infecção, entre ontem e hoje. Segundo em número absoluto de contaminados em todo o mundo, pelo mapa da Universidade Johns Hopkins, o País contabiliza 2.046.328 doentes desde o início da pandemia. 

   3. Do total, a pasta estima que 1.321.036 pessoas já estão recuperadas —dado que mantém o Brasil em primeiro lugar em curados. Outras 647.441 ainda estão em acompanhamento (ocorrências notificadas nos últimos 14 dias e que não evoluíram para óbito).

   4. (BAHIA) A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibiliza para acesso público, a base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus (Covid-19). Para fazer o download, é simples: basta acessar o link bi.saude.ba.gov.br/transparencia/ e clicar no ícone localizado no topo da página.

   5. A iniciativa amplia transparência e possibilita que qualquer cidadão, em qualquer lugar do mundo, possa acompanhar e analisar a evolução da pandemia na Bahia. Progressivamente novas funcionalidades e filtros serão implementados.

   6. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.284 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,0%), 45 óbitos (+1,7%) e 3.827 curados (+4,2%). Dos 118.657 casos confirmados desde o início da pandemia, 94.923 já são considerados curados, 20.996 encontram-se ativos e 2.738 tiveram óbito confirmado de Covid-19.

  7. Os casos confirmados ocorreram em 403 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (39,25%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.999,72), Itajuípe (2.523,06), Ipiaú (2.062,22), Lauro de Freitas (1.861,52) e Madre de Deus (1.853,70).

   8. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 256.770 casos descartados e 75.978 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (17).

   9. Na Bahia, 12.097 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  10. Óbitos: A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 2.738 mortes pelo novo coronavírus. Em virtude da disponibilização da base de dados relacionada aos óbitos da Covid-19, os interessados no detalhamento dos perfis podem fazer o download do arquivo completo.
                                                        *****
   11. O Hospital Geral de Vitória da Conquista, unidade da rede da Secretaria da Saúde do Estado, contará com mais 20 leitos de terapia intensiva adulto (UTI) para assistência a pacientes com Covid-19, na região sudoeste do Estado. 

  12. Deste total, 10 serão abertos na noite desta sexta-feira (17) e os demais começarão a receber pacientes até a próxima sexta-feira (24). Com estes novos leitos, o HGVC chegará a 40 vagas de UTI adulto destinadas ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

  13. Com esta ampliação da rede de assistência em Vitória da Conquista, o município totalizará 70 leitos de Terapia Intensiva adulto voltados para pacientes com diagnóstico de coronavírus. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destaca que esta ação mostra o compromisso do Governo do Estado com o município de Vitória da Conquista e toda a região sudoeste. “Não faltarão leitos ou respiradores para atender a população de Vitória da Conquista”, afirma Vilas-Boas.

   14. 9. A Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), realizará novo sorteio do programa federal Minha Casa, Minha Vida no próximo dia 30. O objetivo da seleção é apenas complementar as vagas do cadastro reserva para os empreendimentos habitacionais Sol Nascente I, II e III, em Barro Duro; Franco Gilbert, em Boca da Mata; e Vivendas do Mar, em São Tomé de Paripe. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (17).

    15. Para participar do sorteio eletrônico é necessário que o candidato esteja com o cadastro atualizado nos últimos dois anos. Esse procedimento ou a inscrição podem ser efetuados até às 23h59 do próximo dia 29 ou através do site do programa, no endereço eletrônico www. casavida. salvador. ba. gov. br .

    16. No site também está disponível o edital completo, com mais detalhes sobre a documentação necessária, critérios, número de vagas, condições de realização do sorteio por conta da pandemia do coronavírus, dentre outras informações.

   17. Uma iniciativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do município de Ruy Barbosa tem gerado excelentes resultados, sobretudo em tempos de distanciamento social, e vai poder inspirar Apaes de toda a Bahia. Os jogos pedagógicos produzidos em grande parte com material reciclado possuem um baixo custo e podem proporcionar uma aprendizagem de alta relevância. Afinal, aliam ludicidade ao conhecimento para aprimorar habilidades.

    18. “Há jogos direcionados a percepção visual, coordenação motora, a identificação de gravuras, letras e números, como também ao tato como a caixa mágica. Tudo conforme a necessidade do reforço da aprendizagem, uma forma de não esquecer o que já foi construído e de uma forma divertida, como já fazemos na instituição”, afirma a coordenadora pedagógica da Apae de Ruy Barbosa, Ana Lúcia Lopes Damasceno.

   19. Papelão, caixa de ovos, tampinha de garrafa pet, entre outros materiais recicláveis, fazem parte do acervo para construir novas ferramentas de ensino e diversão. Os professores confeccionam os jogos conforme a habilidade que o aluno já desenvolveu durante o período das aulas. “São abordagens sobre o que eles já têm conhecimento. 

   20. Por exemplo, um jogo que vá trabalhar cores, tem que ser com cores que eles já conhecem, porque em casa quem vai orientar este aluno, na maioria das vezes, não tem a metodologia e conhecimento pedagógico como os nossos profissionais, podendo prejudicar o que o aluno já tem construído”, alerta a coordenadora.

    21. Policiais militares da Base Comunitária de Segurança (BCS) de Itinga e moradores da comunidade inauguraram o projeto Geladeira Solidária para atender aqueles que mais precisam, especialmente neste período de pandemia.

  22. O eletrodoméstico, doado por uma moradora do bairro, foi instalado ontem (16) em frente às instalações físicas da BCS, e servirá como um ponto para coleta e doação dos alimentos.

  23. A geladeira é mais um instrumento de solidariedade e reforça a campanha de arrecadação e doação de alimentos iniciada pelo Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH) da Polícia Militar. A geladeira ficará no local por tempo indeterminado.

 20.