O maestro Fred Dantas sobe ao palco da Varanda do SESI Rio Vermelho no dia 13 de janeiro de 2026, às 20h, para um espetáculo especial e profundamente afetivo: “Edith Dantas 105 Anos”, uma homenagem musical aos 105 anos de vida de sua mãe, a professora Edith Meirelles Dantas, referência de educação, afeto e compromisso social na Bahia.
A apresentação reúne Fred Dantas ao trombone solo e uma constelação de músicos e convidados que fazem parte de sua trajetória artística. Participam do show os cantores Mário Bezerra e Daisy Carvalho, além dos músicos Cayo Vieira (sax alto), Isadora Hirata (sax tenor), Antônio Dácleo (sax barítono), Joédson Cézar (trompete), Carvalho (guitarra), Reinan (contrabaixo), Lucas Paulo (bateria), Luan Kleiton (percussão) e Pedro Dantas, em participação especial.
Mais do que um concerto, o espetáculo é um encontro entre memória, música e gratidão. O repertório percorre canções que dialogam com o tempo vivido por Edith Dantas e sua história de amor com o marido, o médico Dorivaldo Dantas. Entre os destaques estão “Moonlight Serenade”, de Glenn Miller, evocando o período da Segunda Guerra Mundial — quando Dorivaldo foi convocado e esteve prestes a embarcar para a Itália —, e “A Noite do Meu Bem”, de Dolores Duran, símbolo do amor que os uniu. Como tributo coletivo, também serão interpretadas “Carinhoso”, de Pixinguinha, e “Como É Grande o Meu Amor por Você”, de Roberto Carlos.
Edith Dantas nasceu em Taperoá (BA) e se alfabetizou aos 13 anos em uma fazenda de cacau em Gandu. Em Salvador, concluiu o renomado Curso da CADES, formação equivalente hoje a um mestrado. Casou-se em 1945 e seguiu com o marido para Urandi, onde ele atuava como médico na construção da estrada de ferro Norte-Sul. Na cidade, Edith teve papel fundamental na fundação do colégio local e do Clube de Mães, espaço de inclusão social para crianças e adolescentes, cujas ex-alunas até hoje a homenageiam.
Ao completar 90 anos, Edith reuniu em Urandi todos os trabalhadores que contribuíram para a história de sua família em uma celebração marcada por afeto e reconhecimento, com direito a tapete vermelho e trilha sonora da Orquestra Fred Dantas. Na ocasião, leu o texto “Gratidão”, emocionando a todos.
Durante o evento no SESI, o público receberá exemplares do livro “Edith Dantas – Uma Mestra Exemplar”, da escritora Isaura Reis Costa, discípula e biógrafa da homenageada.
Repertório
Canto ao Pescador (Jauperi-Pierre Onassis)
Na Baixa do Sapateiro (Ari Barroso)
É Doce Morrer no mar (Dorival Caymmi)
Lembranças (Roberto Carlos-Erasmo Carlos)
Fly me to the Moon (Bart Howard)
Emoções (Roberto Carlos-Erasmo Carlos)
New York (John Kandeler-Fred Ebber)
Hello Dolly (Jerry Herman-Louis Armstrong)
When the Saincts go Marching (Domínio Público)
In the Mood (Joe Garland-Glenn Miller)
Besame Mucho (Consuelo Velasquez)
Sway (Pablo Beltran-Luis Demétrio)
Ilha de Maré / Santo Amaro é uma flor (Valmir Lima)
Viver (Gonzaguinha)
Momento Dona Edith:
Moonlight Serenade (Glenn Miller)
Carinhoso (Piinguinha)
A noite do meu bem (Dolores Duran)
Como é grande o meu amor (Roberto Carlos)
Final:
Staying Alive (Bee Gees)
Dance Queen (Abba)
That´s Way ‘ Chic
Good Times (Bernard Edwards – Nile Rodgers)
La bamba (Anônimo)
Diana (Paul Anka)
Mar de Rosas (Fevers)
O show integra o Projeto Cores & Nomes, uma realização da Hessel, Casa 98 e Siri Produções, em parceria com a Doris Pinheiro Assessoria de Imprensa e o Teatro SESI Rio Vermelho/FIEB, reafirmando o compromisso com produções culturais de qualidade em Salvador.
SERVIÇO
Show: Edith Dantas 105 Anos – Maestro Fred Dantas e convidados
Data: 13 de janeiro de 2026
Horário: 20h
Local: Varanda do SESI Rio Vermelho – Salvador (BA)
Couvert artístico: R$ 30
Reserva de mesas (limitadas): WhatsApp (71) 9 9160-9140