Dias 4 e 5
JMC , Salvador |
01/12/2025 às 11:32
Joca Bar no Santo Antônio Além do Carmo
Foto: Larissa Bacelar
O tradicional caruru de quiabos, prato ancestral de raízes africanas, será servido na Festa de Santa Bárbara, a orixá dos ventos Iansã, na próxima quinta-feira (04 de dezembro), e no evento Emoriô, que une música, moda, culinária e a força viva da Bahia, sábado (06 de dezembro), no Joca Mesa Bar (@jocabaremesa), no Santo Antônio Além do Carmo. As duas festas marcam o lançamento do Guia Rota Viva, no qual o restaurante do chef Jota Moraes está entre os bares, pousadas, artesanato, moda, restaurantes e galerias e outros espaços que compõem o roteiro do badalado bairro.
Quem vestir uma peça na cor vermelha na festa de Santa Bárbara, cor preferida da santa-orixá, marcada para iniciar às 12h, ganhará uma caipirinha como brinde. Usar branco na sexta-feira, uma tradição ligada principalmente às religiões de matriz africana, deve ser seguido pelos convidados da Emoriô, que acontece das 15 até às 22h, com uma programação intensa. O Joca Mesa Bar fica na Rua Direita do Santo Antônio, 90, Santo Antônio Além do Carmo.
Considerado um símbolo de resistência cultural, o caruru é preparado com quiabo, azeite de dendê, camarão seco, amendoim, castanha e cebola. O chef Jota Moraes conta que segue a receita tradicional, com um leve toque de cozinha contemporânea. Já o Bolinho de Moqueca, um dos quitutes mais pedidos no cardápio de boteco do Joca, foi escolhido para representar o restaurante no Guia Rota Viva.
EMORIÔ
Com uma programação que valoriza a cultura popular, a ancestralidade e o axé, a festa Emoriô – Música e Arte Baiana vai celebrar a força viva da Bahia com uma programação que une música, moda, culinária e a força viva da Bahia. A tarde do sábado será marcada pelo aniversário da marca Sou Dumato (@soudumato), que celebra beleza, autocuidado e ancestralidade, e pelo lançamento da nova coleção do Salclty Cria (@salcitycria). A gastronomia ficará por conta do cardápio da comida nordestina contemporânea do Joca Mesa Bar, com destaque para o tradicional Caruru de Santa Bárbara.
A música terá como fio condutor o cantor e compositor Vital (@cantavital), fundador e residente do Emoriô. Com 12 anos de trajetória, Vital traz raízes profundas nos ritmos que nascem do povo e carrega na voz e nas letras a essência da terra. Ao lado de convidados especiais, ele celebra a fé popular e os encantos da sonoridade baiana.
Programação
Emoriô
Sábado (06/12)
15h00 – Abertura da Casa
16h00 – Experiência Sensorial Dumato
17h00 – DJ Namonster
19h00 às 21h00 – Show Emoriô, com participação de Mistro e Luan Costa
21h00 às 22h00 – DJ Namonster