Um carnaval antecipado na cidade do Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador |
14/09/2025 às 20:28
Léo Kert a eterna rainha LGBT
Foto: Clécio Mendes
Demorou pra sair, mas quando saiu reuniu muita gente no circuito carmavalesco Orlando Tapajós (Barra até o Centro Espanhol), a 22ª Parada Gay que teve como atração principal Leo Kret, ex-vereadora, cantora e ativistra LGBT.
Sob o tema “Envelhecer sem vergonha - Com orgulho!” a Para quis chamar a atenção para a velhice. Prevista para sair 12h segundo a programação do LGBT só andar às 16 e o cortejo carnavalesco só chegou no Morro do Cristo, 18h Barra, em Salvador, na tarde deste domingo (14).
A programação inclui outros oito trios elétricos, além de apresentações artísticas no Palco da Diversidade, mensagens de luta e homenagens. Com o trio estacionado para que o público pudesse dançar, Léo Kret e a banda SelaKuatro animaram a Parada com sucessos do pagodão baiano, entre eles “Vou Meter”, do grupo Kortesia, e “Liga da Justiça (Mulher Maravilha)”, da banda Levanóis.
Leo Kret, que é um dos principais símbolos de luta por direitos da comunidade LGBTQIAP+ na Bahia e no Brasil, celebrou a realização de mais uma parada. "É um marco de resistência, de visibilidade e de celebração da diversidade. Para Salvador e para Bahia, tem um peso histórico, porque reafirma realmente o compromisso do nosso estado com a democracia, com os direitos humanos e com respeito às diferenças", destacou a artista.
APOIO POLICIAL
Mais de 200 câmeras de videomonitoramento e mais de 300 profissionais da Segurança Pública foram empregados na Parada LGBT+ 2025. O movimento contou com equipes das Polícias Militar, Civil, Técnica e do Corpo de Bombeiros Militar.
Do Centro Integrado de Comunicações, equipes da Segurança Pública irão monitorar a área da Parada por meio das 245 câmeras empregadas na festa. O Sistema de Reconhecimento Facial também irá monitorar a circulação de pessoas com mandados de prisão na área.
A PM realizou o policiamento ostensivo na festa e em seu entorno com equipes do Comando de Policiamento Regional Atlântico (CPR -A).