Shows

Banda da Pituba quer ser a Banda de Ipanema do Carnaval de Salvador

Desfile será no sábado, dia 30, na rua Minas Gerais
NM , Salvador | 26/01/2016 às 15:49
Dia 30 na rua Minas Gerais
Foto:
O carnaval da Bahia começa uma semana antes na Pituba, com a Banda da Pituba, que desfila no sábado, 30 de Janeiro, a partir das 14h, na passarela dos botecos da Rua Minas Gerais. “Não tem nada de saudosismo, mas não deixa de ser um resgate da folia no bairro, que era muito forte na Lavagem da Pituba e no carnaval do extinto Clube Português”, conta o engenheiro Alberto Oliveira, um dos idealizadores da festa, que já entrou no calendário oficial do Carnaval de Salvador, contando com o apoio oficial da Saltur. 

Oliveira diz que a Banda da Pituba é uma mistura dos grandes carnavais brasileiros: Salvador, Rio e Olinda. Serão quarenta músicos com instrumentos de percussão e sopro, andando no asfalto, além de um mini-trio que irá homenagear os Novos Baianos, especialmente na figura de Paulinho Boca-de-Cantor. Abrindo o cortejo, a rainha da Banda irá desfilar aboletada em um Cadilac. 

“A Banda de Ipanema é realmente a nossa inspiração, mas teremos também cinco bonecos gigantes de Olinda, assim como o trio elétrico – um mini-trio – que é invenção genuína dos baianos e que mudou a concepção carnavalesca em todo o Brasil. E os Novos Baianos foram fundamentais pra isso.
A ideia é fazer uma geléia geral, como nos ensinaram os nossos tropicalistas”, explica.
  
  A Banda da Pituba estreou no Carnaval em 2012 e volta, segundo Oliveira, com um objetivo mais
consolidado: valorizar a criatividade de cada um. A Banda não tem cordas, nem abadás, nem adereços. E todos podem participar da festa. 

  “Vamos ter camisas porque o dinheiro das vendas é que vai sustentar as atrações, mas queremos as fantasias mais loucas. E tem que ter um mínimo de organização, porque a gente quer reunir famílias, crianças, jovens e idosos, mas apostamos na espontaneidade, na individualidade da criação, se não
fica um carnaval muito chapado, como uma linha de produção em série”, diz Oliveira.

   As crianças terão um espaço exclusivo com uma pequena corda (exceção, por questão de segurança),no início do cortejo, acompanhadas por animadores profissionais. As fantasias infantis receberão ainda o incentivo e a ajuda de maquiadores e figurinistas que estarão a postos no início do desfile, na concentração.

CIRCUITO
DE 900 m

A Banda da Pituba se concentra no início da Rua Minas Gerais e desfila até o seu final. Sai do largo onde ficava o célebre  bar O Popular e segue em evolução até onde se situa o Banco do Brasil, em um percurso de, aproximadamente, 900 metros. Duas paradas “técnicas” estão previstas: nas esquinas das ruas Sergipe e Piauí, onde há grande confluência de botecos.

A Rua Minas Gerais possui dezenas de variados estabelecimentos comerciais, tais como bares, restaurantes, hotéis, livrarias, shoppings, supermercados, salões de beleza, casas de loterias, serviço automotivo e loja de departamentos  Segundo Alberto Oliveira, a Prefeitura liberou o circuito da Minas
Gerais porque ele não deverá interferir diretamente no trânsito das avenidas Manoel Dias da Silva e Otávio Mangabeira. “Tradicionalmente, a tarde de sábado já é da boemia na Pituba, seja para um chope e uma dúzia de caranguejo
ou lambreta”, diz.