Shows

Confira a programação dessa semana do Pelourinho Dia e Noite

Até dia 31 de janeiro, ainda será possível visitara Galeria a Céu Aberto, no Terreiro de Jesus.
FGM , Salvador | 25/01/2016 às 13:22
Caravana da Arte
Foto: DIV
Última semana do primeiro mês do ano novo! Tá bom para você? Vai ficar melhor: programação cultural do Pelourinho Dia e Noite com muita arte, cultura, música, dança, circo e diversão. Confira:

Galeria a Céu Aberto – Até dia 31 de janeiro, ainda será possível visitara Galeria a Céu Aberto, no Terreiro de Jesus. Algumas obras do artista baiano, Leonel Mattos, são apresentadas através das fotografias de Saulo Kainuma. As imagens estão expostas em tempo integral para apreciação dos baianos e turistas que circulam pelo Pelourinho.

Música nas Esquinas – Sexta-feira, 29, das 18h às 19h, o “Grupo Nó de Três” se apresenta no Cruzeiro de São Francisco, trazendo em seu repertório, versões de sambas gravados durante o séc. XX, numa roupagem mais moderna com a utilização de batidas eletrônicas como base rítmica. O grupo Nó de Três é formado por Duda Almeida - cavaquinista de Salvador (BA), ingressou no curso de graduação em Música Popular na UFBA em 2013, e lá também ensinou cavaquinho no curso de Extensão. Participou do Strawberry Festival (Burien, USA, 2014) com o Grupo Show Brazil na formação Brazilian Jazz. Ano passado, em 2014, passou a integrar o projeto RUMPILEZZINHO - Formação Musical de Jovens, dirigido pelo Maestro Letieres Leite; Jeã de Assis - percussionista, compositor, cantor e Bacharel em artes já acompanhou artistas como: Tonho Matéria, Luíz Caldas, Sarajane, Jau Peri, Margarete Menezes, Peu Meurray, Magary Lord, Negra cor, grupo Garagem no Projeto Jam no MAM e muitos outros grupos. Em 2003, participou da gravação do CD de Cheik lô, artista senegalês produzido e gravado por Carlinhos Brow no seu estúdio Ilha do Sapo, Pérolas mistas 2013/2014; e Herbert Vasconcelos, Violonista e professor, já acompanhou diversos grupos musicais, e hoje se dedica as pesquisas acadêmicas e leciona música nas escolas de rede ensino. . No sábado, dia 30, ensaio do Bloco Alvorada, com a participação do Grupo Bambeia, percorre as ruas do Pelourinho, das 19 às 20:30h. Domingo, 31, às 18h, na Cruz do Pascoal, Mestre Lourimbau apresenta o toque tradicional do berimbau misturado a outros ritmos, como o jazz e a MPB.
Poesia no Pelô – Quinta-feira, 28, das 19h às 21h, não por acaso, mas, “Nós, por acaso – um caso de poesia”, convida os ouvidos passantes a escutarem e prestigiarem suas performances de música, teatro e belas poesias, pelas ruas, bares e restaurantes do Pelourinho
Concerto nas Igrejas – Domingo, 31, das 11h às 12h, na Igreja do Rosário dos Pretos, o grupo Casa Verde une estilos como choro, forró e música instrumental brasileira. Sua formação conta com os instrumentistas Ivan Sacerdote (Clarineta e Clarone), Daniel Gomes Neto (Acordeom), Uru Pereira (Fagote), Sebastian Notini (Percussão) e Mario Soares (Violino). O repertório é composto por músicas autorais e obras de compositores como: Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Garoto, Waldir Azevedo, Luiz Gonzaga, Sivuca, Jackson do Pandeiro, Roberto Mendes, Armandinho Macêdo, Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Jurandir Santana, Hermeto Pascoal, dentre outros.
Programação Infantil – Domingo, 31, às 16h, no Cruzeiro de São Francisco, a Programação Infantil fica por conta da Caravana da Arte, sob o comando do humorista e cantor Paulo Almeida, filho do Palhaço Pinduca, o mais velho do país em atividade. O grupo traz diversão através dos personagens aparentemente sem ligação, mas que trazem em comum a marca da invisibilidade social. O objetivo é passar mensagens de valores sociais e outros questionamentos com leveza e alegria. O espetáculo interativo mescla música, circo, teatro, sempre com muito humor. Atuam também a cantora, atriz e palhaça, Joyce Belchior, e o tecladista e contrabaixista Carlos Ministro.
Personagens Vivos - Terça-feira, 26, às 10h | Quarta-feira, 27, às 15h | Sábado, 30, às 09h e às 20h. Dando vida a personagens do nosso cenário artístico-literário-político-cultural, nasceu a ideia de entreter turistas e baianos num espetáculo aberto, em forma de cortejo pelas ruas do Pelô. Assim, quando Zumbi dos Palmares, acompanhado de seus tambores, dá as boas vindas aos turistas que chegam à Roma Negra, Salvador, dá-se início um passeio inovador, irreverente, partindo da Praça Municipal, seguindo para a Praça da Cruz Caída, onde Carmem Miranda e Dorival Caymmi fazem uma pequena performance com a música “O que é que a baiana tem” e unem-se ao grupo. Na Praça da Sé, Castro Alves ganha vida, declama um poema, adentrando o movimento e seguindo o caminho. No Terreiro de Jesus. Tieta dá o ar da sua graça, conta sua história e passa a integrar a turma, indo ao encontro de Raul Seixas em uma das ruas do Pelourinho. Cantando trechos de suas músicas, Raul conduz a comitiva até a bela Gabriela cor de cravo e canela. Jorge, o Amado, em frente à sua casa – a Fundação Jorge Amado – é anunciado pelo cortejo, convida Dona Flor e seus dois maridos, onde seguem todos ao encontro de Michael Jackson na Ladeira do Pelourinho, ao som da percussão com músicas do Olodum. Todos os personagens, juntos, encerram a ação em uma grande festa musical. É nesse clima de descontração, história, poesia, música e magia que, de dezembro até fevereiro, Salvador recebe os turistas que chegam dos cruzeiros. Toda ação é registrada por um fotógrafo e disponibilizada, posteriormente, no flickr da Prefeitura de Salvador. Para facilitar a compreensão, instruir e orientar os turistas, um guia estará à disposição, acompanhando todo o trajeto.

Serviço

Ø Exposição “Galeria a Céu Aberto”
Quando: Até dia 31!
O que: Visitação aberta à exposição de obras de Leonel Mattos, fotografadas por Saulo Kainuma
Onde: Largo Terreiro de Jesus
Ø Personagens Vivos
Quando: Terça-feira, 26, às 10h | Quarta-feira, 27, às 15h | Sábado, 30, às 09h e 20h
O que: Personagens Vivos
Onde: Roteiro do Cortejo – Praça Municipal, Cruz Caída, Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Cruzeiro de São Francisco, Fundação Casa de Jorge Amado
Ø Poesia no Pelô
Quando: Quinta-feira, 28, das 19h às 21h
O que: Nós, por acaso
Onde: Ruas, bares e restaurantes do Pelourinho
Ø Música nas Esquinas
Quando: Sexta-feira, 29, das 18h às 19h
O que: Grupo Nó de Três
Onde: Cruzeiro de São Francisco
Quando: Sábado, 30, das 19h às 20h30
O que: Ensaio do Bloco Alvorada – Participação do Grupo Bambeia
Onde: Ruas do Pelourinho
Quando: Domingo, 31, das 18h às 19h
O que: Mestre Lourimbau
Onde: Cruz do Pascoal
Ø Concerto nas Igrejas
Quando: Domingo, 31, das 11h às 12h
O que: Grupo Casa Verde
Onde: Igreja do Rosário dos Pretos

Ø Programação Infantil
Quando: Domingo, 31, às 16h
ÂncoraO que: Caravana da Arte
Onde: Cruzeiro de São Francisco
Ø Roda de Samba do Santo Antônio
Quando: Sexta-feira, 29, às 20h
O que: Grupo Botequim e Convidados
Onde: Largo do Santo Antônio




Casa do Benin:
Ø Ensaio Aberto
Quando: Quarta, 27, às 19h
O que: Orquestra Afrosinfônica
Onde: Casa do Benin