Shows

ILÊ AIYÊ desfila no Afródomo abrindo circuito dos afros no centro

vide
Cia de Comunicação , da redação em Salvador | 02/03/2014 às 13:37
Revoada de pombos na saída do Ilê Aiyê, no Curuzu, ontem, à noite
Foto: Valter Pontes
O Ilê Aiyê realiza um desfile especial nesta segunda-feira de Carnaval, dia 3 de março, a partir das 18h30min, sendo o primeiro a estrear no Afródromo, no Centro da cidade. Em destaque está a reverência à sua própria trajetória, que está completando 40 anos em 2014, a partir do tema “Do Ilê Axé Jitolu para o mundo: Ah, se não fosse o Ilë Aiyê “. A ideia do bloco é fazer uma retrospectiva dos principais acontecimentos nessas quatro décadas, mostrando desde suas origens, no Terreiro Ilê Axé Jitolu, no bairro da Liberdade, até os dias atuais, quando é (re)conhecido no Brasil e no mundo.
 
O Ilê desfila com cerca de 1.500 componentes, incluindo os percussionistas, liderados pelo maestro Mário Pam. Na bagagem musical do desfile, as músicas vencedoras deste ano durante o Festival de Música Negra, que trabalhou o tema central dos 40 anos, além do próprio e rico repertório do Pérola Negra, cheio de sucessos, executado pela Band`Aiyê.
 
Um dos destaques do desfile do bloco afro mais antigo da Bahia é a sua Deusa do Ébano, Cynthia Paixão, símbolo da beleza negra em 2014, eleita em festa na Senzala do Barro Preto (“Noite da Beleza Negra”) depois de disputar com cerca de 60 candidatas. Outro destaque é o ator Erico Brás, conhecido por seu trabalho no seriado “Tapas e Beijos”, na TV Globo, e pela participação na peça-filme “O Paí Ó”, ao lado de Lázaro Ramos e Wagner Moura.
 
Na terça, dia 4 de março, o bloco volta a desfilar no Afródromo, logo após o Cortejo Afro e o Filhos de Ghandy. A concentração, como acontece nesta segunda-feira, acontece a partir das 18 horas na rua ao lado do Sheraton Hotel (antigo Hotel da Bahia), no Campo Grande.