Shows

BLOCO dedicado aos animais vai desfilar pela primeira vez este ano

Marcell quer ainda que o governador desista de usar a cavalaria no policiamento da festa
| 24/02/2014 às 22:49
Marcell e Paulo: ligados no Carnaval
Foto: Limiro Besnosik

O Carnaval deste ano terá, pela primeira vez, um bloco dedicado ao movimento de proteção e direito dos animais. É o “Vira Lata”, com estreia marcada para esta quarta-feira, 26, na prévia da folia. A concentração está marcada para 20 horas no Farol da Barra, de onde cerca de 600 de protetores e simpatizantes da causa animal sairão em desfile, animados por uma banda de fanfarra até o Cristo.

Organizado pela ONG ambiental Grupo Ecológico Amigos da Onça (Geamo), a nova agremiação pretende usar o clima carnavalesco para despertar nas pessoas a importância dos cuidados com os bichos, combater os maus tratos e incentivar a adoção responsável.

Segundo o vereador e presidente da Geamo, Marcell Moraes (PV) “nessa época de carnaval, a sociedade está mais sensível às manifestações positivas e esse é um momento importantíssimo para mostrar que os animais também têm direitos constituídos. Além disso, vamos fazer uma campanha, munidos de placas e cartazes, para incentivar a adoção responsável de animais sem raça definida, os queridos e amáveis vira-latas”.

Os interessados em participar devem fazer a solicitação através do telefone (71) 9992-5112. A camisa tem um valor simbólico de R$ 30 (trinta reais), e todo valor arrecadado será revertido em doação de ração para protetores voluntários e ONGs da área animal.

Sem cavalos

Marcell continua cobrando do governador Jaques Wagner (PT) a não utilização da cavalaria montada na Polícia Militar no esquema de policiamento da festa. Em setembro do ano passado, o Legislativo soteropolitano aprovou seu projeto de indicação, dispensando o uso dessa divisão.

“O governo precisa investir em equipamentos e na formação dos policiais e não explorar animais que não nasceram para trabalhar”, diz o verde. Em sua opinião a própria população pode ser prejudicada ao sofrer um ataque desses animais de grande porte: “Eles são submetidos a situações de risco. Em uma situação de descontrole, provocada pelo alto nível de estresse e barulho, o animal pode ter uma reação e até machucar pessoas nas ruas”.

65 anos do Gandhy

Os 65 anos do afoxé Filhos de Gandhy foram homenageados na Câmara de Salvador por seu presidente, Paulo Câmara (PSDB), na quarta-feira, 19. Para ele “Lembrar do Carnaval em Salvador é lembrar do 'tapete branco da paz' que nos encanta, orgulha e emociona. Registro aqui nessa Casa Legislativa toda a minha alegria pelos 65 anos de existência dos nossos filhos, os Filhos de Gandhy”.

Esta ano, o bloco sairá com o tema “Tradição, Religião Fé e Respeito”. Fundado por estivadores portuários da cidade no dia 18 de fevereiro de 1949, foi inspirado nos princípios da não violência e paz do líder indiano Mahatma Gandhi.