Shows

CONFRARIA "nasce" nesta sexta no alto Beco do Fuxico, em Pré-lavagem

Foliões de Itabuna se preparam para a Lavagem Carnavalesca do Beco do Fuxico
Walmir Rosário , Itabuna | 06/03/2013 às 17:39
Beco do Fuxico, em Itabuna, local dos boêmios e carnavalescos locais
Foto: DIV
Nesta sexta-feira (8), às 18 horas, será inaugurado o Bar Confraria, localizado na travessa Ithiel Xavier, no Alto Beco do Fuxico, em Itabuna. A proposta da direção é proporcionar aos frequentadores um cardápio com uma carta de bebidas quentes bem variada – cachaças das melhores regiões produtoras do Brasil, entre outros destilados –, e tira-gostos com base na conhecida comida de boteco.

Para animar os foliões, José Sena promete muita música ao vivo, com animação do Grupo Amor a Dois, além do conjunto musical Aroldinho, Godó e Oscar, com um vasto e variado repertório. Promete José Sena, manter o Confraria como um reduto da boemia itabunense, servindo o melhor da gastronomia de boteco, consagrada em todo o Brasil, mas com um toque grapiúna.

Antes da abertura oficial do Confraria, um dos proprietários, José Sena, apresenta à imprensa e convidados o cardápio gastronômico, composto de tira-gostos de comida de boteco e a carta de bebida, que privilegia cerca de 15 tipos de cachaça dos estados de Minas Gerais, Bahia e Paraíba. “Vamos manter a tradição da Confraria do Alto Beco do Fuxico, com um serviço de primeira e de qualidade”, garante Sena.

O Beco do Fuxico

A história do Beco do Fuxico se confunde com a história de Itabuna. Nominada legalmente de travessa Adolfo Leite, ficou conhecida como Beco do Fuxico devido aos inúmeros estabelecimentos de serviços artesanais, a exemplo de alfaiataria, sapataria, ourives, restaurantes e bares. Um desses estabelecimentos, o ABC da Noite, pilotado até hoje por Alencar Pereira da Silveira, o caboclo Alencar (82 anos), foi fundado em 28 de julho de 1962, e serva e melhor batida da cidade.

Já o Alto Beco do Fuxico, local onde está implantado o Confraria, se transformou num dos redutos da boemia de Itabuna com o Bar do Ithiel, um garçom de clientela cativa que o acompanhava pelos bares onde trabalhava. Desde 28 de outubro de 1981 o Bar do Ithiel transformou o Alto Beco do Fuxico numa referência etílica, que deu origem à Confraria do Alto Beco do Fuxico formada pelos frequentadores dos bares “Artigos para Beber” e “Whiskytório”, hoje rebatizado Confraria.

Anos atrás, para facilitar a localização, o jornalista Walmir Rosário criou a denominação, Baixo Beco (onde está localizado o ABC da Noite), Médio Beco (infelizmente não existe mais nenhum bar), e Alto Beco. Desde o ano passado que a Câmara Municipal aprovou projeto de lei denominando o trecho entre as ruas Duque de Caxias e Ruffo Galvão de travessa Ithiel Pedreira Xavier, em homenagem ao dono de bar que recriou a boemia no centro da cidade