Cortininha, lacinho, meia-taça, sunguete. Podem esquecer os modelos tradicionais porque, para o próximo verão, os principais estilistas de moda praia do país resolveram inovar na forma e abusaram de cortes e recortes.
O resultado são decotes, sobreposições, alças duplas e enviesadas e até maiôs-camiseta, exibidos à exaustão nas passarelas do Rio Summer, na semana passada.
NOVA MODELAGEM
Ao que tudo indica, aquelas peças que antes eram tidas como conceitual, ganharam força para invadirem as areias. Veterana no assunto, A estilista Lenny Niemeyer, dona da marca que leva seu nome, acha que a nova modelagem é mais feminina.
"São cortes sugestivos na simetria, enviesados que sugerem abertura, mas cobrem tudo", diz ela, que ensina como usar a novidade na prática.
Como usar
"Hoje, com amarrações, laços e tecidos mais maleáveis, você enrola, dá nó, ajusta o biquíni como quiser, para durante e depois da praia. A carioca sabe criar moda em cima da moda como ninguém", afirma Lenny, que indica uma boa dose de protetor solar para usar com o modelito.
"Não só por causa da saúde, mas porque marca de biquíni na parte de cima, ninguém merece", dá a dica, para evitar o risco de a mulher ficar vulgar com a marquinha aparecendo num decote fora da praia.
Arte contemporânea
Além do protetor solar, a estilista Jacqueline Di Biasi, da Salinas, viu na sobreposição uma maneira de brincar com as formas e dar uma opção àquelas que temessem o sol mais forte.
"As pessoas normalmente tem resistência, acham bonito na passarela e não conseguem traduzir na vida real. Com a sobreposição pode tirar o biquíni, colocar um sobre o outro", ensina ela, que destaca os modelos maiores como opção para quem é adepto dos esportes de praia.
Na Rosa Chá, o estilista Amir Slama se inspirou na arte contemporânea brasileira. "A influência dos anos 70 propõe recortes e novas estruturas, como uma brincadeira com as listras em calcinhas e maiôs. A mistura de cores e formas constroem a silhueta da mulher contemporânea", resume.