Dor de cotovelo e falta de conhecimento do Carnaval de Salvador dá nisso.
César Maia diz que juntar dois milhões de pessoas nas ruas não é Carnaval (Arq: Google)
Foto:
O jornalista político Tales Faria e o prefeito de Salvador estão utilizando a web para tirar lasquinhas e lasconas do Carnaval de Salvador. Tales que é carioca, diz que a axé música é um horror e matou o samba baianao, hoje, segundo ele confinado nos guetos da periferia de Salvador. Já o prefeito do Rio, César Maia, em comentário diz que reunir 2 milhões de pessoas nas ruas não é Carnaval e ele fez isso no reveillon do Rio de Janeiro.
Veja o comentário de Faria em seu blog postado dia 24/02/07:
"Hoje é dia do desfile das Escolas de Samba campeãs do Carnaval do Rio de Janeiro. Ontem foi o de São Paulo. E eu, apaixonado por Brasília mas carioca da gema, vou aproveitar para dizer uma coisa que está engasgada na minha garganta há algum tempo: São Paulo não é mais o túmulo do samba, como um dia, exageradamente, o poetinha Vinícius de Moraes assim classificou. As Escolas de Samba de São Paulo melhoraram muito, estão ótimas, no nível do segundo grupo das escolas do Rio. Parabéns!
Acho que devem isso à ex-prefeita Luiza Erundina (PSB). Depois que ela construiu o Sambódromo paulista, tudo melhorou. O
sampa-enredo está em plena fase de construção, como um samba-enredo eminentemente paulista -- e bonito! Houve um tremendo avanço em todo os quesitos, harmonia, evolução, alegorias e adereços, baterias... E aumentou o número de integrantes em cada escola, assim como a platéia. Enfim, tudo avançou no Carnaval paulista.
Agora, o Carnaval baiano...
Primeiro faço minhas as palavras do prefeito do Rio, César Maia, publicadas ontem na news letter eletrônica
O Ex-Blog do César Maia:
"CARNAVAL NÃO É MICARETA !
Com todo o respeito ! Mas o carnaval em cada cidade em que ocorre -aqui no Brasil ou alhures- tem como base musical o rítmo característico de cada cidade. Samba(escolas) e Marcha( blocos) no Rio, assim como Frevo em Recife,...etc..em New Orleans,.....etc...
Mas quando o som que entra é do tipo -vale tudo- desde que se anime a galera, já não é mais carnaval e sim micareta. Micareta é vale tudo sonoro que anima e ocorre fora do carnaval, no meio do ano. Carnaval é Carnaval ! Carnaval não é micareta !"Pois, é. O Carnaval da Bahia é a continuação da Micareta do ano todo. Antes, só com Axé Music. Agora com MPB, rock, tudo. MICARETA!
E a praga nasceu foi na Bahia, com essa Axé Music. Não foi à tôa que os pernambucanos, inteligentemente, proibiram a entrada desses aparatos no Carnaval de lá. Graças a isso o frevo sobreviveu e o Carnaval de Recife engordou, tomou até o lugar dos velhos carnavais de Salvador -- de alegria explosiva -- no imaginário do resto do Brasil.
Desde que apareceu essa tal de Axé Music, o samba morreu lá na Bahia. Os velhos sambistas, aqueles que fizeram no Brasil a antropofagia do batuque africano, estão massacrados no ostracismo da periferia de Salvador, esmagados pelo esquemão 2222 do Expresso Gil-Caetano-Ivete & Cia.
A Axé Music matou o samba na Bahia. E Salvador tomou de Sampa o título de Túmulo do Samba.
VEJA AGORA O COMENTÁRIO DE CÉSAR MAIA, POSTADO HOJE, 25/02/07:
Bahia, o túmulo do samba
(a resposta de César Maia)No post de ontem -- no qual eu dizia que a Axé Music matou o samba na Bahia -- citei trecho da news Letter eletrônica
O Ex-Blog do César Maia, no qual o prefeito do Rio afirma que "micareta não é Carnaval".
No argumento de César Maia, o Carnaval caracteriza-se pela festa em torno de um estilo popular (o samba, o frevo) eminentemente regional, como ocorre no Rio de Janeiro, no Recife, em Nova Orleans, etc.
As micaretas que tomam o Carnaval baiano, observa César Maia, são apenas um show para a multidão, com ritmos misturados, não uma festa de Carnaval.
Pois bem, recebi uma enxurrada de comentários dos internautas caindo de pau no blogueiro e no prefeito, de quem discordo em vários momentos, mas, neste caso específico, concordo plenamente.
E Recebi de César Maia o email abaixo:
"Eles pensam que Carnaval é juntar gente. Se colocarem os Rolling Stones num caminhão daqueles vão juntar muito mais. Nós juntamos no revéillon, assistindo um show, 2 milhões de pessoas. Isso não é carnaval."Em outras palavras: dar beijinho no Fat Boy Slim, cantar MPB, rock com Bonno Vox e até partido alto com a Beth Carvalho em cima de caminhão é show, uma boa micareta. Mas não é Carnaval.
COMENTÁRIO DO BAHIA JÁ
Tales Faria é um jornalista conhecido na Bahia por suas brigas com o senador ACM. Tem uma ojeriza da Bahia, em todos os sentidos. Além do que, sendo carioca, puxa a brasa para sua sardinha, descaradamente.
Já o prefeito do Rio, César Maia, faz seu papel em defender sua cidade, embora, não tenha direito de ofender a cidade dos outros. Deveria ter um pouco mais de simancômetro, até porque, se João Henrique desfilou montado num cavalo no Campo Grande, César Maia apareceu várias vezes na Marquês de Sapucai saracoteando entre as sambustas e até no meio de baterias das escolas de samba. Fez tudo para aparecer no Carnaval.