Entre as chapas concorrentes está a Chapa 2 — “HUPES em ritmo de avanço”, formada pelo professor José Valber Lima Meneses e pela enfermeira Carolina Calixto de Souza Fontes
PS , Salvador |
05/12/2025 às 19:39
HUPES fica no bairro do Canela
Foto: DIV
O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) realiza nos dias 10 e 11 de dezembro a consulta à comunidade para escolher a Direção/Superintendência que conduzirá o hospital no período 2026–2030. Podem votar docentes, técnicos administrativos em educação (TAES) e estudantes da UFBA.
Entre as chapas concorrentes está a Chapa 2 — “HUPES em ritmo de avanço”, formada pelo professor José Valber Lima Meneses e pela enfermeira Carolina Calixto de Souza Fontes, que buscam a reeleição após quase quatro anos de gestão marcada por importantes avanços na assistência, infraestrutura e organização administrativa do Complexo.
Durante o período, o HUPES consolidou-se como referência estadual em atendimentos de alta complexidade, com destaque para transplantes de córnea, cirurgias oftalmológicas pediátricas — únicas na rede pública da Bahia —, ampliação de tratamentos em saúde mental com eletroconvulsoterapia, expansão da polissonografia, implantação da necrópsia minimamente invasiva por ultrassom e fortalecimento dos centros de referência em oncohematologia, doenças raras, HIV/Aids, cardiologia de alta complexidade, transplante de medula óssea e obesidade.
A gestão também ampliou a capacidade estrutural do hospital, que hoje conta com 386 leitos hospitalares e 131 consultórios, além da abertura de 10 novos leitos de UTI. As internações cresceram de 2.684 em 2015 para 11.318 em 2024, refletindo o aumento do acesso da população aos serviços do SUS.
O orçamento do Complexo teve crescimento expressivo, alcançando R$ 144,5 milhões em 2025, com ampliação significativa dos investimentos em infraestrutura, equipamentos e tecnologia, viabilizados por meio da contratualização com a SESAB e de emendas parlamentares.
A proposta da Chapa 2 é dar continuidade ao projeto de modernização, ampliar serviços especializados e fortalecer o papel do HUPES como hospital universitário de excelência no atendimento ao SUS, na formação profissional e na produção científica.
A votação acontece presencialmente nos dias 10 e 11 de dezembro, com apuração prevista para a noite do dia 11.