Saúde

LIGA BAHIANA CONTRA O CÂNCER E HAM COMPLETAM 72 ANOS DIA 2 FEVEREIRO

O HAM é uma referência nacional no tratamento do cancer
Da Redação , Salvador | 30/01/2024 às 11:45
Aristiedes Maltez, médico
Foto:
  

Nesta sexta-feira, 2 de fevereiro é aniversário de inauguração do Hospital Aristides Maltez (HAM), uma referência no tratamento de câncer no país. A entidade filantrópica tem grandes serviços prestados à comunidade, comemora 72 anos. Único hospital especializado no tratamento do câncer do estado, o HAM é a principal unidade de atendimento oncológico à população carente de toda Bahia, atendendo 100% SUS. Para marcar a data será celebrada uma missa em ação de graça.

O hospital, inaugurado em 1952, foi idealizado pelo professor Aristides Maltez, que sonhava em acabar com o sofrimento da mulher baiana portadora de câncer do colo uterino.Durante toda sua existência, o HAM nunca deixou de funcionar um dia. O atendimento é 100% SUS e atende quase 4 mil pessoas diariamente. Atualmente, conta com 255 leitos e 180 profissionais médicos especializados.

Além disso tem a unidade de Oncopediatria, inaugurada há pouco mais de 10 anos, que ocupa um prédio de cinco pavimentos com mais de 5.000 m² de área construída e é considerada uma das melhores do Brasil.

Em média, são realizados 4,3 milhões de procedimentos por ano. Em seus registros, tem também pacientes de outros estados como Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás.

Único hospital especializado no tratamento do câncer do estado, o HAM é a principal unidade de atendimento oncológico à população carente de toda Bahia, atendendo 100% SUS.