Saúde

NOVEMBRO AZUL: PEDAL DO BEM ACONTECE DIA 19 DO FAROL DE ITAPUA A BARRA

Essa v não pode perder
Tasso Franco , Salvador | 17/11/2023 às 15:53
Pedal do Bem
Foto: BJÁ

As ruas da capital baiana recebem centenas de ciclistas em um pedal solidário em apoio à Campanha Novembro Azul, neste domingo (19). O 3° Pedal do Bem - Novembro Azul terá concentração no Farol de Itapuã, às 7h, com destino ao Farol da Barra. O passeio tem ponto de parada para hidratação marcado na Clínica AMO, no Rio Vermelho. O pedal ainda conta com distribuição de brindes e suporte para segurança no trânsito durante todo o percurso.

A ação tem realização da Prefeitura de Salvador, através do Movimento Salvador Vai de Bike e da Empresa Salvador Turismo (Saltur), da AMO e do Hospital da Bahia, ambas pertencentes à rede Dasa, além do apoio do Ética Pesquisa e Ensino e da S2 Bike Shop.

A ação chama a atenção para a campanha nacional dedicada à conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina e a importância da realização de exames preventivos para detecção precoce do câncer de próstata. Para participar, basta contribuir com a doação de 1kg de alimento e um pacote de leite em pó, ou 2kg de alimentos. A inscrição por ser feita por meio do link https://bit.ly/pedalnovembroazul2023.

“Queremos chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas, sobretudo falar sobre a importância do cuidado com a saúde masculina. Nosso objetivo é promover saúde, e com o pedal conseguimos dar visibilidade a um número expressivo de pessoas”, afirma o coordenador de urologia do Hospital da Bahia, Juarez Andrade.

O oncologista da AMO, Augusto Mota, alerta que a atividade física é indispensável para manutenção da saúde, mas ressalta que o cuidado com a saúde masculina, inclusive, com a próstata, deve fazer parte da rotina. “Se o paciente não tiver histórico familiar de câncer de próstata, o cuidado deve ser iniciado aos 50 anos. Já os homens negros, que têm mais chances de desenvolver esse tipo de câncer, e aqueles com histórico familiar, devem iniciar o rastreamento entre os 40 e 45 anos”, conclui.

“As causas ligadas a conscientização da saúde e também questões sociais estão sempre pairando sobre as ações que fazemos junto aos grupos de bike da cidade. Fomentar o uso das bicicletas em nossa cidade, apoiando, ao mesmo tempo, temas importantes são prioridades dentro dos projetos do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB). Estamos felizes em realizar essa ação e na parceria criada com a Dasa”, ressalta o presidente da Saltur e idealizador do MSVB, Isaac Edington.