Saúde

A BAHIA SE DESPEDE DO PATOLOGISTA JORGE STUDART AOS 97 ANOS DE IDADE

Seu legado segue adiante com filho e neta a frente do laboratório Studart
Tasso Franco , Salvador | 27/05/2023 às 18:58
Dr Jorge Fernando Pereira Studart
Foto: REP
      Foi sepultado no cemitério do Campo Santos neste sábado, 27, o fundador do Laboratório Studart, médico patologista Jorge Fernando Pereira Studart, o qual, faleceu aos 97 anos de idade após uma longa vida dedicada a medicina e ao amor ao próximo.

   Natural de Salvador, formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1950, iniciando-se na clínica médica, porém apaixonou-se pela Anatomia Patológica no Hospital Professor Edgard Santos como médico da equipe do professor Franz Von Lichtenberg.

   Em 1955, juntamente como Anibal Silvany Filho fundaram o Laboratório Silvany Studart iniciando em 1957 os exames de anatomia patológica do Hospital Português da Bahia, parceria que permanece até hoje.

   O Lab Studard é uma referência em anatomia patológica no estado atuando com diversos hospitais e clínicas, contando com a atuação de Eduardo Studart e Ana Beatriz Studart, médicos patologistas, filho e neta de Jorge, que seguem honrando o legado dos fundadores.
  
   Jorge foi professor de patologia da Faculdade de Medicina da UFBA e médico patologista do Hospital Getúlio Vargas, tendo contribuido para a formação de várias gerações de médicos.

   Era casado do Anna Maria, casal católico praticante, uma referência no Apostolado Familiar da Aquidiuocese de Salvador onde presidiram o Movimento Familiar Cristão.

   Portanto, a Bahia perde Jorge Studart, após uma atuação durante 65 anos como patologista, de forma ética, competente e dedicada, sendo, ademais, um lider católito ministro da Eucaristia. Claro, sua obra segue adiante.