Saúde

INSTITUTO PROMOVE RODAS DE CONVERSA COM PACIENTES EM HEMODIÁLISE

Encontros mensais voltados para melhoria contínua do serviço serão realizados no INERE
Reinaldo Oliveira , Salvador | 26/05/2023 às 15:14
Roda de conversa
Foto: Divulgação

Segurança e confiabilidade são os focos das Rodas de Conversa “Cuidado do Inere com o Paciente” que começaram a ser promovidas neste mês de maio pelo Instituto de Nefrologia do Recôncavo (INERE), em Santo Amaro. Voltados para os 147 pacientes que fazem hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na unidade e seus acompanhantes, os encontros buscam esclarecer as principais dúvidas sobre o serviço, a fim de otimizar processos e resultados. A proposta da diretoria do INERE é realizar bate-papos com os pacientes uma vez por mês. “Com foco na melhoria contínua, teremos dois encontros mensais: um para atender a ‘turma’ que vem às segundas, quartas e sextas e outro para esclarecer os pacientes que fazem diálise às terças, quintas e sábados”, explicou o  nefrologista Antônio Alexandre Barbosa Santos, um dos sócios e diretor médico do INERE.

Dentre as questões abordadas nos primeiros encontros, destacam-se a ajuda do INERE na regulação de pacientes e esclarecimentos sobre os procedimentos de emergência, medicações e materiais de urgência. Além disso, pacientes e representantes do Instituto conversaram sobre a comunicação com familiares sobre intercorrências na hemodiálise, resultados de exames, boletim e prontuário médico, higienização da unidade, alimentação dos pacientes, atuação da equipe de enfermagem e humanização do atendimento. 

“Nossa intenção ao ouvir os pacientes é, de fato, melhorar nossos processos e otimizar nosso atendimento a cada dia. Recepcionamos as críticas construtivas e agradecemos o reconhecimento dos pontos fortes do INERE, pontuados por alguns participantes dos encontros”, afirmou Antônio Alexandre. “Algumas pessoas elogiaram o acompanhamento que fazemos quando há necessidade de remoção de pacientes para Unidades de Terapia Intensiva”, concluiu.

Desde 2020, o INERE oferece hemodiálise pelo SUS para moradores de Santo Amaro, Candeias, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Saubara e Madre de Deus. O instituto, localizado na Rodovia BA, Km 420, também oferece consultas particulares e por planos de saúde com nefrologistas. Infraestrutura moderna, médicos experientes, equipamentos de última geração, equipe multidisciplinar qualificada, ambiente seguro, sistema de tratamento de água com duplo passo e serviço de fisioterapia durante as sessões de hemodiálise são diferenciais da unidade. Outras informações podem ser solicitadas pelo telefone (75) 3241-0819 ou (71) 98427-0509 (whatsapp).