Saúde

MARGARETH DALCOLMO GANHA PRÊMIO HOSPITALAR 2023 - PERSONALIDADE DO ANO

A homenagem acontece nesta sexta-feira (26), às 11H30
Nora Ferreira , Salvador | 25/05/2023 às 14:40
Margareth Dalcolmo
Foto: Divulgação

Por disseminar informações confiáveis na pandemia, a médica Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fiocruz, será homenageada nesta sexta-feira (26), às 11H30, com um dos mais importantes prêmios na área da saúde: o prêmio Hospitalar 2023 – Personalidade do Ano.

 

Local: Arena de Engenharia Clínica, São Paulo Expo (1,5, Rod. dos Imigrantes - Vila Água Funda, São Paulo, Brasil)

 

No dia do encerramento, em 26 de maio, a 28ª Hospitalar irá homenagear com o Prêmio Hospitalar 2023 – Personalidade do Ano uma das expoentes da ciência no País: a médica pneumologista Margareth Dalcolmo, pesquisadora sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). A médica será laureada por seu papel de destaque durante a pandemia de covid-19, quando disseminou informações confiáveis aos brasileiros por meio de entrevistas e artigos nos principais veículos de comunicação, combateu fake news, esclareceu dúvidas e conscientizou a população sobre a importância das medidas preventivas, o que salvou milhões de vidas. 

 

Formada em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), Margareth Dalcolmo realizou sua residência em pneumologia na Fiocruz e, após diversas em especializações, recebeu seu diploma de doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

 

Há dois anos, recebeu o Prêmio Personalidade do Ano, concedido pelo Sistema Globo. Precursora no combate ao tabagismo, a médica passou a ocupar em 2022 a cadeira número 12 da Academia Nacional de Medicina. Neste mesmo ano, conquistou o Prêmio Jabuti, na categoria ciências, com seu livro “Um Tempo para Não Esquecer – A visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde”. 

 

Com mais de 120 artigos científicos publicados no Brasil e no Exterior, Margareth Dalcolmo integra o Grupo de Peritos para aprovação de medicamentos essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS). Também é membro do Comitê Consultivo Regional do Banco Mundial para projetos de saúde na África Subsaariana em tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais. Poliglota, já deu conferências em diversos países. 

 

O Prêmio Personalidade do Ano foi criado em 2005 para homenagear as entidades mais representativas do setor de saúde. De lá para cá já foram premiados: Dra. Mayana Zatz, Dra. Zilda Arns, Professor-doutor Chao Lung Wen, Dr. Juljan Czapsk, Dr. Adib Jatene, Professora-doutora Linamara Rizzo Battistella, Professor-doutor Jorge Kalil, Profa. Dra. Silvia Brandalise, Professor-doutor Ivo Pitanguy, Professor-doutor Drauzio Varella, Professor-doutorMiguel Srougi, Professor-doutor Paulo Niemeyer Filho, Professor-doutor Yukio Moriguchi, Professor-doutor Cesar Gomes Victora, Dra. Rosa Celia Pimentel e Dra. Eloisa Bonfá.

 

Serviço – Hospitalar 2023- “O poder das plataformas e seu potencial transformador na saúde”

Data: 23 a 26 de maio, das 11h às 20h

Local: São Paulo Expo (1,5, Rod. dos Imigrantes - Vila Água Funda, São Paulo, Brasil)

Programação: Link

Credenciamento visitantes: No Local: R70,00.