Saúde

HOSPITALAR 2023 ESPERA RECEBER 50 MIL VISITANTES NO SÃO PAULO EXPO

O principal encontro de líderes e profissionais de saúde da América Latina colocará em pauta temas como metaverso, segurança da informação, economia digital, política e maturidade digital.
Jéssica Oliveira , Salvador | 23/05/2023 às 14:02
São Paulo Expo
Foto: Divulgação

 

Ao chegar aos 30 anos de atividades, a Hospitalar reunirá de 23 a 26 de maio as principais lideranças da cadeia de saúde para avançar nas discussões sobre a digitalização da saúde. A 28ª edição do principal evento de saúde e principal plataforma de geração de negócios e networking do setor na América Latina será realizada no São Paulo Expo. Sob o temaO poder das plataformas e seu potencial transformador na saúde”, a Hospitalar promoverá congressos, fóruns, arenas, cursos e exposições.

 

A expectativa é de receber cerca de 50 mil visitas profissionais ( gestores hospitalares, distribuidores, médicos, enfermeiros, fornecedores, entre outros) durante os quatro dias de fóruns, arenas, cursos e exposições, que apresentarão as principais inovações e discussões sobre toda a cadeia do setor de saúde. Em cerca de 100 mil m2 serão expostos produtos e serviços de mais de mil marcas, vindas de 30 países, além de 30 eventos simultâneos.

 

“Nessas três décadas, a Hospitalar se fez presente no setor da saúde criando oportunidades de bons negócios, conectando o mercado e compartilhando conteúdo e discussões que movem o setor. Temos milhões de experiências dentro da nossa história”, comenta Dra. Waleska Santos, Presidente da Hospitalar.

 

Abertura

 

O governador Tarcísio de Freitas irá presidir a cerimônia de abertura, no dia 23, da 28ª edição da Hospitalar Feira e Fórum, que contará com a presença de mais 20 autoridades, entre eles o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, e o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco. Representantes de agências reguladoras e das principais entidades de classe do setor de saúde também participarão da cerimônia. Todos serão recepcionados pela médica Waleska Santos, presidente e fundadora da Hospitalar Feira e Fórum e por Marco Basso, presidente da Informa Markets Latam, promotora do evento.

 

À tarde, o 4º Fórum 4º Fórum de Inovação da ANBIOTEC Brasil vai reunir importantes lideranças de instituições e empresas dos setores de biotecnologia, políticas públicas, agências regulatórias e entidades de pesquisa e fomento como FIOCRUZ, ANVISA, EMBRAPII, INMETRO, FINEP, APEX BRASIL, BNDES e ENRICH para discutir questões importantes do mercado de biotecnologia, que movimenta hoje mais de 3 bilhões de reais, entregando soluções inovadoras desenvolvidas e fabricadas no Brasil.


Premiações


No dia 26, a médica pneumologista Margareth Dalcolmo será agraciada com  o Prêmio Hospitalar 2023 – Personalidade do Ano. Pesquisadora sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) ela será laureada por seu papel de destaque durante a pandemia de covid-19, quando disseminou informações confiáveis aos brasileiros por meio de entrevistas e artigos nos principais veículos de comunicação, combateu fake news, esclareceu dúvidas e conscientizou a população sobre a importância das medidas preventivas, o que salvou milhões de vidas.

 

A Informa Markets, organizadora e promotora da Hospitalar, este ano instituiu o Prêmio Estande Sustentável 2023, para valorizar estandes mais sustentáveis – aqueles construídos com materiais reutilizáveis e/ou recicláveis, que consomem menos energia e geram menor quantidade de resíduos na montagem e desmontagem. A premiação integra o programa global de sustentabilidade do Grupo Informa, que busca reduzir em 50% os resíduos gerados em seus eventos até 2025.

 

 

Temas que vão impactar a saúde nos próximos anos

 

Ao longo de quatro dias, a Hospitalar tratará vários temas do setor como a tendência mundial de os sistemas de saúde do mundo se transformarem em plataformas; o papel estratégico dessas estruturas no compartilhamento de dados e no engajamento dos pacientes; os desafios para a padronização e interoperabilidade de dados; os princípios éticos por trás da construção e operação das plataformas do setor de saúde; a importância da proteção dos dados dos pacientes; o potencial do uso de inteligência artificial no setor de saúde (incluindo o Chat GPT); como as plataformas digitais podem ajudar a rede pública a aumenta o acesso à saúde; o crescimento de startups no setor de saúde; a questão da sustentabilidade nas instituições de saúde; monitoramento remoto de sinais biológicos de pacientes crônicos, modelos disruptivos de hospitais; a qualidade do ar em ambientes hospitalares; 10 anos da Lei Anticorrupção; desafios da reabilitação digital, prós e contras a inclusão do atendimento domiciliar no rol da Agência Nacional de Saúde (ANS).

 

Congressos


Dentre os congressos que ocorrerão dentro da programação destacam-se o CISS (Congresso Internacional de Serviços de Saúde), o H&F Congresso de Hotelaria e Facilities (equipamentos, soluções e serviços para manutenção da infraestrutura hospitalar),  o Congresso HIMSS@Hospitalar Fórum 2023 (tecnologia e inovação com big data, analytics, telemedicina entre outros) e CAD (Congresso de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição).

 

CISS

 

O Congresso Internacional de Serviços de Saúde vai analisar os problemas, soluções e desafios das plataformas digitais. Sob o tema "O poder transformador das plataformas e seus impactos nos Sistemas e nas Organizações de Saúde ", mais de 20 especialistas vão debater os princípios éticos por trás da construção e operação das plataformas do setor de saúde, a importância da proteção dos dados dos pacientes, o papel da padronização de dados e dos dispositivos digitais para solucionar a fragmentação de informações do setor. A pauta irá abranger ainda novas aplicações de tecnologias como a inteligência artificial, o chatgpt, o metaverso e a robótica.

 

O coordenador científico do congresso, o médico Fábio Gastal, acredita ser oportuno colocar as plataformas em discussão porque boa parte delas funciona como verdadeiros conglomerados digitais, que oferecem num mesmo dispositivo uma série de serviços. "Da mesma forma que, no século 20, tivemos o capitalismo da indústria petrolífera e os grandes conglomerados de petróleo, no século 21, temos os grandes conglomerados digitais, que obtêm parte de seus lucros com a venda dos dados das pessoas", complementa. Como o setor trabalha com informações sensíveis, ele acha importante se discutir se os conglomerados seguem princípios éticos adequados à área de saúde.

 

Facilities

 

O Congresso de Hotelaria e Facilities contará com a apresentação de cases nacionais e internacionais para demostrar como a crescente conexão de sistemas e processos impacta nesta área, exigindo dos líderes novas competências. Entre os cases está o do The Christie Cancer Center, maior hospital de câncer da Europa, cujo diretor médico, Chris Harrison, contará como a entidade está realizando ações sustentáveis como a redução das pegadas de carbono.

 

O coordenador científico do congresso, Marcelo Boeger, abrirá espaço para a apresentação de modelos disruptivos de ambientes hospitalares. “A ideia é um repensar sobre os hospitais e o jeito que eles sempre foram concebidos: recepção, cadastro, sala de espera até o atendimento propriamente dito”, afirma.

 

O encontro abordará a importância da manutenção da qualidade do ar dos diferentes locais dos hospitais e a criação de uma sala de controle do hospital. Por fim a Organização Nacional de Acreditação (ONA) apresentará o novo selo de qualificação para as áreas de higiene hospitalar, lavanderia hospitalar, segurança patrimonial e manutenção

 

 

HIMSS@Hospitalar

 

Sob o tema “Future of Digital Health -- Antecipando 2030”, o Congresso HIMSS@Hospitalar Fórum 2023 vai debater as principais matrizes tecnológicas que irão chegar à saúde, tanto da rede pública e privada, nos próximos anos. As sessões do fórum serão orientadas para quatro grandes temas: a desfragmentação dos dados, a expansão das plataformas digitais na cadeia de saúde, a prática da medicina a distância -- da telemedicina ao monitoramento remoto dos pacientes e a intensificação do uso da inteligência artificial na saúde.

 

“Dentro desses eixos gravita boa parte das transformações digitais em curso, não só no Sistema Nacional de Saúde como em boa parte dos países do G20”, afirma Guilherme Hummel, coordenador científico do congresso. “A velocidade das transformação requer estudo, investigação e preparação para aferirmos o seu impacto sobre o ecossistema nacional e da América Latina”, complementa.

 

 

Atenção Domiciliar

 

A atenção domiciliar e os cuidados de transição serão amplamente discutidos na Hospitalar. Não poderia ser diferente já que é uma das áreas da saúde que mais cresce no País e apresenta um faturamento anual de aproximadamente R 12 bilhões. “No congresso falaremos sobre a verticalização, regulamentação e judicialização no setor. Além de debater fusão, mercado, investimento e tecnologia”, explica Claudia Pedrosa, presidente do Encosad (Encontro Nacional de Serviços de Atenção Domiciliar). Paralelamente, uma arena temática abordará a parte assistencial, com debates e simulações de atendimentos e procedimentos domiciliares.

 

O encontro mostrará como o atendimento domiciliar é realizado no Exterior, a regulamentação da atividade no Brasil – o processo de judicialização e os prós e contra a inclusão do home care no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – e como os investidores estrangeiros enxergam o mercado nacional.

 

 

7 Arenas de Conteúdo Gratuito


Além disso, o público vai poder conhecer todo o conteúdo das Arenas de Conteúdo gratuito na Hospitalar 2023. Temas como as tendências e os desafios do setor da saúde nas áreas de Tecnologia, Facilities, Reabilitação, Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição, Engenharia Clínica e Distribuidores e Enfermagem serão debatidos. Ao todo, serão sete arenas distribuídas no pavilhão de exposições, que irão tratar dos assuntos, todos os dias, a partir das 14h. Veja a programação completa aqui: Link

 

Novidades pela feira

 

Duas vezes por dia, haverá dois desfiles por dia de uniformes feitos com tecidos inteligentes. Confeccionados com tecnologia têxtil e nanotecnologia, o tecido é bactericida, tem forte resistência a manchas e dificilmente desbota. O desfile será realizado sobre um tapete vermelho e contará com um mestre de cerimônias, modelos e um camarim.

 

O público poderá visitar o Hospital Experience, um espaço que  vai reproduzir um ambiente hospitalar com as novidades do setor. Com 60m2, ele abrigará diversas áreas como recepção, posto de enfermagem e sala de internação com banheiro e área técnica (engenharia clínica, TI e instalações prediais), onde serão expostos os produtos e suas soluções. Os visitantes poderão optar por fazer um tour utilizando óculos de realidade virtual para conhecer as soluções complementares àquelas apresentadas no espaço expositivo.

 

Em outro local, haverá o quarto 360 graus com TV interativa, um quarto modelo com um leito que é capaz de passar de forma remota aos enfermeiros informações como: identidade do paciente (nome, idade e registro); inclinação da cama e posição das grades (levantadas ou abaixadas) e o peso do paciente (para saber ele está deitado ou pode ter saído). A cama tem luz noturna própria controlada a distância. O televisor interativo se conecta ao prontuário eletrônico, oferece informações à enfermagem e permite ao paciente solicitar serviços, chamar enfermeiros e médicos por vídeo e controlar a abertura das persianas, a temperatura do ar- condicionado e a iluminação – tudo via Internet das Coisas (IoT).

 

A Hospitalar conta com o patrocínio institucional da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde); Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (FENAESS); Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo (SINDHOSP); Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (ABIMED), Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), além de mais de 30 apoiadores.

 

Serviço – Hospitalar 2023- “O poder das plataformas e seu potencial transformador na saúde”

Data: 23 a 26 de maio, das 11h às 20h

Local: São Paulo Expo (1,5, Rod. dos Imigrantes - Vila Água Funda, São Paulo, Brasil)

Programação: Link

Credenciamento: Clique aqui - Antecipado: Gratuito. No Local: R70,00.