Saúde

CARDIOLOGISTAS DE DIVERSOS ESTADOS DO PAÍS SE REÚNEM EM SALVADOR

35º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia receberá também o XXIX Congresso Nacional do DERC, de 25 a 27 de maio, no Centro de Convenções
Tasso Franco , Salvador | 22/05/2023 às 18:38
Congresso Baiano de Cardiologia
Foto: Divulgação

A capital baiana será palco de dois relevantes eventos da Cardiologia brasileira. Promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – Bahia, o Congresso Baiano de Cardiologia que acontece em sua 35ª edição já está entre os três maiores do país, e este ano receberá o Congresso Nacional do DERC - Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular.

 

Com uma expectativa de público de 1.500 profissionais, os encontros científicos serão uma oportunidade de atualização multidisciplinar, visto que além de profissionais da cardiologia, a programação contempla o XIV Simpósio de Fisioterapia o XVII Simpósio de Educação Física e o XXII Simpósio de Enfermagem. “Frente a tantos avanços nos cuidados à saúde nos últimos anos, especialmente na última década, o Departamento de Enfermagem em Cardiologia da SBC-BA não poderia furtar-se em trazer como temática principal, as inovações tecnológicas e assistenciais voltadas para prevenção e tratamento das doenças cardiológicas. Serão dois dias em que a enfermagem baiana estará submersa em uma enxurrada de atualizações e novas vivências junto a enfermeiros com expertise profissional em instituições de saúde de destaque de todo país.”, explica a presidente do Departamento de Enfermagem da SBC/BA, Ceres Moraes.

De acordo com o presidente do XIV Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia, Cauê da Mata, o encontro busca abordar amplamente as vivências práticas associadas ao que há de novo em estudos sobre a reabilitação de pacientes cardiopatas. “Acompanhando o mundo dinâmico em que vivemos, teremos aulas com temáticas relacionadas à tecnologia e inovação na fisioterapia cardiovascular, empreendedorismo e cuidados paliativos. Passando por todas as fases da reabilitação, não esqueceremos de temas que colaborem com a consolidação do conhecimento em fisiologia cardiovascular e do exercício. Além disso, teremos momentos ‘Hands On’, para que vocês vivenciem na prática o que está sendo compartilhado pelos nossos palestrantes”, salienta.

A prática regular de exercícios físicos é comprovadamente um dos fatores preponderantes na prevenção de diversas doenças e quando se trata da saúde do coração, a atividade física segue como prescrição médica. De acordo com o professor e educador físico Francisco Pitanga, o XVII Simpósio de Educação Física em Cardiologia trará uma rica contribuição no combate às doenças cardiovasculares, que ainda continuam ceifando a vida de mais milhares de brasileiros a cada ano. São mais de 1.100 mortes por dia. “Abordaremos como tema central a discussão sobre ‘Prevenção e Tratamento de Eventos Cardiovasculares por meio do Exercício Físico: da Fisiologia Molecular à Saúde Pública’. Trata-se de uma excelente oportunidade para discussões e reflexões sobre o tema da atividade física na área cardiológica. Será um momento ímpar, para que juntos possamos aprimorar os nossos conhecimentos sobre a avaliação e prescrição de exercícios físicos para prevenção e tratamento cardiopatias”, nos conta o presidente do Departamento de Educação Física da SBC-BA.

As três últimas edições do Congresso do DERC foram on-line, por isso, a expectativa para este ano tem sido grande por parte da Comissão Organizadora. “Com o tema central ‘Exercício e Saúde em Tempos de Inovação’, a programação científica traz dentre seus principais temas relacionados ao exercício tanto na prevenção primária como secundária, assim como do binômio esporte e cardiopatia e os principais métodos de diagnóstico com ergometria, teste cardiopulmonar e as aplicações mais atuais em cardiologia nuclear estão na pauta da programação. Teremos ainda simpósios internacionais em conjunto com as principais sociedades estrangeiras em prevenção e cardiologia do exercício e ainda com outros departamentos da SBC”, explica o cardiologista Luiz Eduardo Ritt, vice-presidente da SBC-Bahia e presidente do XXIX Congresso Nacional do DERC.

O Congresso Baiano de Cardiologia tornou-se também um importante intercâmbio científico entre Bahia e EUA. Há 11 anos, o Simpósio Internacional Duke University/SBC-Bahia, coordenador pelo renomado cientista e cardiologista Prof Dr Renato Lopes, apresenta os estudos mais recentes, ampliando assim o arsenal clínico para o tratamento de diversas doenças do coração. “Este ano, o simpósio contará com tópicos extremamente atuais e importantes para todos nós cardiologistas, como a importância da metodologia científica para o avanço da cardiologia do século XXI, inteligência artificial, como nós devemos nos portar diante dessas tecnologias que geram uma série de conhecimentos relevantes para nós, como lidar com ChatGPT. Teremos aulas muito modernas e atuais com uma visão crítica de como aplicar todos esses recursos da melhor maneira para os nossos pacientes na prática clínica”, destaca Renato Lopes.

Essa parceria é uma grande conquista para a cardiologia baiana, reitera o presidente da SBC-Bahia, Joberto Sena. “Este ano vamos celebrar o 11º Simpósio DUKE/SBC-Bahia. Com isso, teremos, além dos destacados cardiologistas que já compõem a grade científica, professores internacionais, incluindo o amigo e sócio honorário Renato Lopes. A sua presença tornará o nosso Congresso ainda mais grandioso. Estamos de braços abertos para receber cardiologistas de todo o país, enfermeiros, educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos para abrilhantarem este evento que será inesquecível”.