Saúde

CEPARH COMEMORA DIA DO PLANEJAMENTO FAMILIAR

Charlotte Coutinho recebe homenagem na ocasião; vice-prefeita Ana Paula Matos destacou o legado do médico e cientista baiano, Dr. Elsimar Coutinho
Sheila Santos , Salvador | 19/05/2023 às 13:13
Evento Ceparh
Foto: Divulgação

O Centro Médico Elsimar Coutinho Day Hospital (CEPARH) realizou, na manhã desta quinta-feira (18), no auditório do CEPARH (Federação), um evento para comemorar o Dia do Planejamento Familiar no município. Nesta data, o Prof. Dr. Elsimar Coutinho completaria 93 anos.


No palco principal da solenidade, estiveram presentes Charlotte Coutinho, filha do Dr. Elsimar Coutinho e presidente do CEPARH, Lapo Coutinho, neto e assessor empresarial do Grupo Elsimar Coutinho, Ana Paula Mattos, vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Saúde, o vereador Marcelo Maia, autor da Lei Nº 9.635/2022, que instituiu o Dia Municipal do Planejamento Familiar em Salvador, o deputado Luciano Simões, e o ex-presidente da Câmara de Salvador e presidente da Fundação Elsimar Coutinho, Pedro Godinho.


A comemoração foi aberta por Charlotte Coutinho, que lembrou da doação do recurso (feita por um holandês) para a aquisição do terreno do Ceparh. “Ele acreditou em meu pai, que nos deixou esse imenso legado. Nossa equipe é responsável por fazer esse legado continuar vivo”. Ela mostrou ainda imagens do projeto de ampliação do Ceparh e encerrou sua fala agradecendo a Dr. Elsimar Coutinho: “Obrigada, pai, por ter confiado essa missão a nós”.


Ana Paula Mattos, vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Saúde, lembrou da sua visita ao CEPARH no ano passado, e contou que percebeu o amor dos funcionários pela instituição. Ela também ressaltou a importância da Lei Municipal de Planejamento Familiar. “Dr. Elsimar foi um homem que fez grande diferença na vida das pessoas”, concluiu.


Em seu discurso, o vereador Marcelo Maia, destacou a necessidade do Planejamento Familiar e ressaltou que apenas a Lei não é suficiente, defendendo a necessidade de ampliação das ações por parte do poder público. Sugeriu que o projeto seja apresentado na Assembleia Legislativa para que seja criado também o Dia Estadual do Planejamento Familiar.


O deputado estadual Luciano Simões ressaltou que o planejamento familiar não é uma ciência fria, mas a valorização da família na sociedade. “Dr. Elsimar focou na essência do ser humano”, completou.


Pedro Godinho lembrou que a luta pelo planejamento familiar é um meio de “amenizar o desequilíbrio social do nosso país”. “Sempre presenciei nas comunidades um índice altíssimo de gravidez na adolescência”.


Lapo Coutinho lembrou o quanto seu avô era atemporal. “Foi questionado pela Igreja e pelo Exército, e sempre respondeu com muita elegância”. Ele também apresentou o novo site de Elsimar Coutinho. A ginecologista Dra. Rafaela Almeida, representando o corpo clínico do CEPARH, destacou que cerca de 60 pessoas são recebidas no CEPARH diariamente, e enfatizou que não existe o “melhor” método de planejamento. “O melhor é o mais adequado para aquela paciente”, enfatizou.


O evento contou com diversos momentos especiais, e foi encerrado com uma homenagem a Charlotte Coutinho, que recebeu um ramo de flores das mãos da psicóloga do CEPARH e sua filha, Jasmine Lisboa.


*Sobre o Dia municipal do Planejamento Familiar


Em 4 de abril de 2022, a Lei Nº 9.635/2022 oficializou o Dia Municipal do Planejamento Familiar em Salvador, que passou a ser comemorado em 18 de maio, mesma data em que o Prof. Dr. Elsimar Coutinho nasceu.


*Sobre o CEPARH:


Atualmente, são realizados por mês cerca de 3.240 atendimentos particulares e 2.889 pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além dos atendimentos da cota de gratuidade. É a única instituição filantrópica da Bahia que oferece, conforme legado do Dr. Elsimar Coutinho, atendimento médico especializado e gratuito à população.

s e prevê faturar R$ 65 milhões em 2023