Saúde

DIAGNOSON A+ FIRMA PARCERIA COM AS OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE

Exames de análises clínicas e de imagens para prevenção do câncer de mama serão oferecidos em Salvador para pacientes encaminhadas pela instituição
Andréia Vitório , Salvador | 01/10/2021 às 14:30
Outubro Rosa
Foto: Divulgação

Nos dias 3 e 17 de outubro, aproximadamente 30 colaboradores voluntários da Diagnoson a+, marca do Grupo Fleury em Salvador, se mobilizarão para ofertar gratuitamente exames de análises clínicas e de imagem a cerca de 400 pacientes previamente cadastradas e encaminhadas pelas Obras Sociais Irmã Dulce.  

 

A marca Diagnoson a+ realizará mamografias, ressonâncias, tomografias, ultrassonografias, raio-X e exames de densitometria óssea e de análises clínicas. A iniciativa faz parte de um mutirão nacional promovido pelo Grupo Fleury por meio de suas marcas nos estados brasileiros onde está presente em prol da conscientização do Outubro Rosa, mês que marca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de ovário. 

 

A assessora médica da Diagnoson a+, Dra. Virgínia Figueiredo, destaca que a ação é de extrema importância, principalmente neste pós-pandemia, quando o número de exames preventivos diminuiu significativamente. A especialista lembra que o diagnóstico precoce é fundamental para o enfrentamento ao câncer de mama. “Sabemos como é importante o diagnóstico precoce para todos os tipos de cânceres, principalmente o de mama que, quando descoberto em fase inicial, permite tratamento mais efetivo, aumentando as chances de cura. Por isso essa ação é tão importante para promover saúde e qualidade de vida a partir da perspectiva da prevenção”, declara. 

 

Para garantir a segurança das pessoas e dos profissionais de saúde, e diante das necessidades impostas pela pandemia, este ano a ação será realizada ao longo do mês de outubro e atenderá com exclusividades os pacientes indicados pela OSID, com todos as medidas de combate ao vírus.  

 

Câncer de mama: números no País e na Bahia 

 

Um levantamento feito pela Fundação do Câncer, com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS), revelou queda de 84% no número de mamografias feitas no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus, em comparação ao mesmo período de 2019. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é de que, somente em 2020, a Bahia tenha registrado 3.460 novos casos de câncer de mama, sendo 1.180 só em Salvador.   

 

Ação nacional 

  

Além da Bahia, o Grupo Fleury promoverá a ação em: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão e Distrito Federal, atendendo instituições de saúde parceiras previamente definidas. 

 

#OutubroRosa 

SERVIÇO 

Outubro Rosa na Diagnoson a+ 

Data da realização dos exames: 3 e 17 de outubro de 2021 (aos domingos) 

Horário: 7h às 12h 

Endereço: Rua Pernambuco, 14 - Pituba, Salvador.