Saúde

MS VACINA 3ª DOSE CONTRA COVID A PARTIR DE 15 SETEMBRO, 80 ANOS

Com informações do MS
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/08/2021 às 10:28
Ministro Marcelo Queiroga
Foto: MS
   O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na noite de terça-feira que a aplicação de uma dose de reforço da vacina contra covid-19 em pessoas imunossuprimidas e maiores de 80 anos começará no dia 15 de setembro.

A jornalistas em Brasília, o ministro explicou que a data foi escolhida pois espera-se que até lá todos os brasileiros com mais de 18 anos de idade tenham recebido ao menos uma dose de um imunizante contra o coronavírus. O ministro disse ainda que a vacina da Pfizer feita em parceria com a alemã BioNTech será usada na aplicação dessas doses de reforço.

"Em função sobretudo da Delta e da necessidade de aumentar a proteção da população, estávamos tratando de reforço de dose. E esse reforço será direcionado primeiro àqueles indivíduos imunossuprimidos, por exemplo, pacientes transplantados. Então esses que são imunossuprimidos, desde que tenham tomado uma dose de vacina depois de 21 dias, nós vamos aplicar um reforço e a vacina será a vacina da Pfizer", explicou o ministro.

"O outro são os idosos, acima de 80 anos. Inicialmente, vamos aplicar também uma dose da vacina da Pfizer para aqueles que tomaram a última dose há seis meses", acrescentou.

ANTES, O QUE FALOU O MS

"Terceira dose só depois que avançarmos na segunda”. Essa foi a resposta do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, depois de ser questionado sobre a possibilidade de um reforço na vacinação contra a Covid-19. Até o momento, mais de 55 milhões de brasileiros já completaram o esquema vacinal com as duas doses ou dose única do imunizante.

“A OMS, hoje, ditou uma posição no sentido de que não se avançasse na terceira dose enquanto a segunda dose não fosse aplicada na maior parte na população global”, destacou o ministro Queiroga. Embora o Brasil tenha avançado em número de pessoas vacinadas com a primeira dose, mais de 8,5 milhões de brasileiros deixaram de voltar ao posto para receber a segunda.

“Nós sabemos que a imunização contra a Covid-19 é a principal arma para conter o caráter pandêmico dessa doença. Então, é fundamental, é importante, que a população brasileira que tomou a primeira dose da vacina volte para tomar a segunda dose, porque, só assim, a imunização estará completa”, disse.

Ainda que alguns países já estejam aplicando uma terceira dose da vacina, para o ministro, essa medida precisa ser orientada com rigor científico. Por isso, o Ministério da Saúde já contratou um estudo que é realizado em parceria com a Universidade de Oxford para que a estratégia da terceira dose seja guiada por evidências.

“A opinião do especialista é importante, mas quando essa opinião é reforçada com evidência científica de qualidade é a certeza que iremos no caminho certo”, finalizou.