Saúde

SENADINHO PERDE SANTOS PEREIRA E VITOR HUGO LOUVA À SUA MEMÓRIA

José Santos Pereira, médico urologista e professor catedrático da UFBA
Vitor Hugo Soaes ,  Salvador | 23/07/2021 às 20:02
Santos Pereira, primeiro à direita, sentado
Foto: OS
   Amarga notícia para a Bahia e o País neste triste, frio e tempestuoso 23 de julho, do inverno baiano de nossa desesperança. Morreu José Santos Pereira, o Doutor (com maiúscula) Santos Pereira, de passagem marcante de singular figura - de médico urologista competente, professor catedrático da Universidade Federal da Bahia e da Bahiana de Medicina, e figura humana extraordinária do seu tempo e de muito de nós, entre os quais me incluo com honra e privilégio.

    Diretor dos Serviços Médicos da Universidade Federal da Bahia no meu período de estudante de Direito e Jornalismo da UFBA. Depois amigo leal, presente (em horas diffíceis de saúde para mim), bem humorado, e autêntica enciclopédia de fatos e histórias da vida política, médica e social baianas. 

   Casado com a enfermeira Radcliff Dourado Santos Pereira - prima de Margarida e uma de minhas mais queridas, generosas e admiradas amigas desde o meu casamento -, com formação no Canadá, e uma das pioneiras na criação da Escola de Enfermagem da UFBA e da enfermagem profissional na Bahia. 

   Mesmo depois da partida de Rad - como era chamada carinhosamente - os laços de amizade com Santos Pereira seguiram inabaláveis. No Senadinho, com Olívia, no Shopping Barra, nos alegres encontros no Clube Inglês, nas celebrações familiares em nosso apartamento, ele sempre foi um motivo à parte de alegria e contentamento, regados a bons pratos e vinhos. 

   Por tudo isso e muito mais - que Santos Pereira era imenso e inesgotável - sinto lágrimas nos olhos e - com seus familiares, amigos e a Bahia - lamento a perda do amigo e louvo a sua memória. Que ficará conosco para sempre. (VHS)