Saúde

BRASIL ULTRAPSSA MARCA DE 90 MILHÕES VACINADAS EM 1ª DOSE CONTRA COVID

O Governo Federal já encomendou mais de 600 milhões de doses de vacinas Covid-19 até o fim de 2021
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/07/2021 às 15:21
Ministro Queiroga vacinando
Foto: Wanderson Rosa
   O Brasil ultrapassou a marca de 90 milhões de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina Covid-19 neste domingo (18). São 56,2% da população vacinável, estimada em 160 milhões de brasileiros com mais de 18 anos.

Do total de pessoas que receberam a primeira dose, 37,6% também já receberam a segunda dose da vacina. São quase 34 milhões de brasileiros que completaram o esquema vacinal ou tomaram vacina de dose única. Ao todo, o Brasil já aplicou mais de 124 milhões de doses da vacina Covid-19.

Os dados estão na plataforma LocalizaSUS e estão atualizados até as 20h horas de 18 de julho. O sistema do Ministério da Saúde reúne uma série de informações relacionadas ao coronavírus, como o número de casos, óbitos, vacinação, distribuição de medicamentos e habilitação de leitos, por exemplo.

Mais vacinas

O Governo Federal já encomendou mais de 600 milhões de doses de vacinas Covid-19 até o fim de 2021, depois de acordos com diferentes laboratórios. Até o momento, mais de 154,7 milhões de doses foram distribuídas a todos os estados e o Distrito Federal de forma proporcional e igualitária.

Neste mês, o Ministério da Saúde lançou a campanha com a família Zé Gotinha sobre a importância de todos completarem o esquema vacinal com as duas doses dos imunizantes. Entre as vacinas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as que requerem a 2ª dose são AstraZeneca/Fiocruz, Pfizer/BioNTech e da Coronavac/Butantan. Apenas a Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson, é de dose única.